Conheça as principais categorias de motocross

O motocross é um esporte no qual os participantes andam de motocicleta em terrenos acidentados. Os percursos devem ter de um a três quilômetros de extensão e precisam ter diferentes obstáculos para os pilotos. Existem diferentes categorias de motocross e, neste artigo, mostramos as principais!

Quem leva o esporte a sério ainda pode participar de algum campeonato de motocross. Se você quer começar a praticar o motocross ou quer assistir a alguma corrida, deve saber tudo que envolve esse universo.

Prepare-se para o motocross

FOTO Conheca as principais categorias de motocross Layout - Sportbay

Na corrida de motocross, os participantes percorrem um percurso com diferentes tipos de terreno. Andar de moto em qualquer superfície pode facilitar o início da prática no esporte.

Se você usa a moto todos os dias pela cidade, precisa saber que, visando praticar o motocross, vai precisar treinar muito mais. O primeiro passo é conhecer as categorias de motocross.

Você deve considerar as categorias, pois a partir delas pode ter noção de quanto tempo dura cada corrida, além de que tipos de obstáculos poderão ser encontrados. O motocross é o segundo esporte mais exigente fisicamente do mundo, por isso requer muito treinamento físico e mental.

Treinamento físico

O motocross é muito exigente fisicamente em qualquer categoria, então você precisa estar na melhor forma possível. Isso inclui ser capaz de andar de motocicleta, mas também ser forte e flexível.

Você deve ser capaz de manipular sua moto para fazer curvas e subidas. Além disso, quanto menor for seu peso, menos massa extra servirá de obstáculo para que seus movimentos sejam precisos e dinâmicos. 

Antes de uma corrida, você precisa se certificar de que está em bom estado físico e mental. Desse modo, você pode se sentir mais seguro para fazer o percurso e correr sem arriscar sua saúde ou sua segurança.

Por dentro da categoria MX1 

Entre as categorias de motocross, a MX1 é a principal, aquela na qual fazem parte os pilotos mais experientes e as motos mais robustas, isto é, pesadas e agressivas. Nessa categoria, as motos apresentam os motores com mais potência. 

Desse modo, a MX1 é conhecida como a categoria de motocross que mais oferece perigo aos pilotos. Pela potência dos motores, nessa categoria, as motos aceleram mais rápido que em outras.

Na MX1, o tempo de competição é um dos maiores. Em relação aos obstáculos, o mais comum é encontrarmos obstruções naturais, geralmente em decorrência dos terrenos acidentados, repletos de lama.

Geralmente, podem participar motocicletas de 2 tempos, com até 250 cilindradas; ou motos com motor de 4 tempos, com até 450 cilindradas. Mas tudo depende do regulamento do campeonato que você escolher. 

Conheça a categoria MX2

A categoria MX2 engloba as motos mais leves. Dessa maneira, as motos são  consideradas mais maleáveis, com pilotagem facilitada. Porém, não pense que é moleza.

Entre as categorias de motocross, quem participa de disputas do nível MX2 precisa ter excelente condicionamento físico, já que o piloto precisa andar o tempo todo no limite, ou seja, sem remover a mão.

Na categoria MX 2, é permitida a participação de motos que apresentem motor em 2 tempos, com até 125 cilindradas; ou motocicletas com motor em 4 tempos, com até 250 cilindradas.

Saiba as características da MX3

A categoria MX3 é destinada a motos de 2T, de 125cc até 250cc, e motos de 4T, de 175cc até 450cc. Os pilotos devem ser homens, com idade a partir de 35 anos, e mulheres a partir de 17 anos. Sendo assim, de modo geral, quem compete pela MX3 são veteranos e iniciantes.  

Quando pensamos nas categorias de motocross, na MX3, podem participar pilotos seguindo as regras de idades mencionadas acima. Porém, os pilotos não podem ter se classificado entre os dez primeiros na Classe MX1 do BRMX nos últimos três anos.

Outras categorias no motocross

Para quem ainda tem dúvida, essencialmente, MX1 é a categoria principal e a MX2, a categoria de acesso. Sendo assim, os pilotos mais novos tentam vaga para a MX1. Os pilotos que atingiram a idade máxima e não podem mais correr na MX1, participam na MX3.

Além das categorias mencionadas neste artigo, existem outras. As divisões por idade e cilindrada são importantes, sobretudo para as crianças, que desejam competir nas categorias de acesso, e para as pessoas mais velhas que desejam continuar no esporte. 

Equipamento correto para a prática

Diferentemente dos equipamentos street, os equipamentos de motocross possuem muitos e variados elementos de proteção. Os acessórios mais familiares são: roupas térmicas, joelheiras, protetores para a lombar, botas, colete, balaclava, capacetes e óculos. 

Há um equilíbrio que você deve buscar ao adquirir o equipamento adequado. Você nunca deve usar nada muito apertado nem muito folgado. O equipamento deve ter o nível certo de conforto para ficar em seu corpo e protegê-lo. Ao experimentá-lo, você deve sentar-se como se estivesse andando de moto.

Pratique com a Sportbay

Para mais dicas de competições e artigos sobre modalidades esportivas no universo do motociclismo, confira o blog da Sportbay. Além disso, você fica por dentro de dicas sobre outras modalidades esportivas. Já em nossa loja, você encontra equipamentos e acessórios necessários para praticar e competir.  

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS