Sportbay logo

Como viajar de bike: conheça o guia Sportbay

Muitas pessoas se perguntam quais são os primeiros passos para começar a viajar de bike. O cicloturismo vem se tornando uma modalidade cada vez mais popular. Por isso, as dúvidas sobre como encontrar uma bicicleta, escolher um destino e quais equipamentos levar são frequentes.

Neste guia, a Sportbay apresenta as dicas mais práticas e populares para viajar de bike. Viajar de bicicleta é para (quase) todos, não importa idade, condição física, peso, treino, experiência, habilidades ou orçamento. Muitos cicloturistas viajam com crianças e até com seus animais de estimação.

Começando pelas roupas 

Entre as dicas para viajar de bike essenciais, a primeira é: adquira roupas especiais para cicloturismo. Você pode economizar usando quase qualquer tipo de roupa confortável para exercícios ao ar livre ou para praticar esportes. Contudo, lembre-se que é importante adicionar elementos refletivos nas peças. 

Isso não é uma regra, sobretudo quando não há veículos perto, como em trilhas exclusivas para MTB. A refletividade é especialmente importante em jaquetas e calças, que você usará em climas mais frios e escuros. Em caso de dúvida, mais visibilidade é sempre melhor.

Escolhendo o calção ideal

Para viajar de bike, a maioria dos calções apresenta tecidos elásticos a fim de facilitar o movimento durante a pedalada. Os shorts de ciclismo tendem a ser mais compridos do que os shorts casuais. Alguns shorts podem ter elástico nas aberturas das pernas visando mantê-los no lugar enquanto você pedala.

Quando pensamos em como viajar de bike, a vestimenta adequada é um dos elementos mais importantes. Em relação ao shorts, a parte acolchoada na virilha é importante, porque reduz o atrito e diminui a umidade. 

Preparando-se para o cicloturismo

Para prosseguir com as dicas para viajar de bike, certifique-se de que todos os reparos e as manutenções, incluindo lubrificação, sejam feitos em sua bicicleta. Garanta um par extra de óculos ou lentes de contato para levar na mochila.

Dias antes de partir para um passeio de cicloturismo, coloque seu treinamento em dia. Faça percursos recorrentes e com frequência. Procure vias íngremes e terrenos variados, tentando simular o tipo de terreno que encontrará em sua viagem.

Faça alguns passeios com mochilas totalmente carregadas objetivando testar a distribuição de peso adequada. Certifique-se de ter usado todo o seu equipamento e saber como ele funciona. Por fim, faça todos os ajustes em sua bicicleta. Coloque tudo o que for necessário em uma lista e faça o checklist.

Viajando sozinho

Algumas dicas precisam de atenção especial se você for viajar de bike sozinho. Uma delas é o preparo da bicicleta para viagem. Certifique-se de que ela é confortável para uma longa viagem. 

Observe se é preciso fazer alguma modificação no assento ou na altura do guidão, ou se é preciso checar ou trocar alguma peça para evitar qualquer problema no caminho. Você pode até adicionar faróis melhores ou proteções nas laterais para garantir uma viagem segura e confortável.

Hidrate-se sempre que puder

Para viajar de bike sem contratempos, mantenha-se hidratado durante o percurso, pois isso reduzirá seu esforço. Você pode adquirir uma bolsa para hidratação específica para ciclistas. 

Trata-se de uma mochila que carrega uma garrafa d’água, que sai por um tubo até à boca do ciclista. Isso permite que você beba água sem tirar o capacete, já que o canudo pode ser apoiado no ombro. Não esqueça de beber bastante água sempre que fizer uma pausa. 

Conheça a rota

Para viajar de bike pelo brasil ou em outro lugar do mundo, tenha ideia sobre as direções e rotas que você precisa seguir. Com a tecnologia sempre disponível para ajudá-lo, você pode usar o Google Maps para navegar e não se perder no meio do nada.

Faça pausas

Não se esgote pedalando sem parar, sem fazer pausas suficientes. Especialmente em uma viagem de bicicleta, as costas e o corpo estão sujeitos a uma postura extenuante, sem nenhum apoio. Portanto, é vital que você faça pausas curtas com duração razoável a fim de que sua saúde seja preservada.

Prepare-se para os desafios

Você pode encontrar vários desafios ao longo do caminho, por isso é melhor começar preparado. Desde o mau tempo até problemas relacionados à bicicleta, você deve levar alguns itens importantes para lidar com os desafios, como carregar medicamentos e peças essenciais de manutenção. 

Faça um seguro

Antes de planejar sua viagem, certifique-se de ter um seguro especial para duas rodas que possa protegê-lo contra desafios inesperados, como um acidente repentino. Um seguro de bike pode cobrir qualquer dano feito à bicicleta, seja causado por um acidente ou por calamidades naturais.

Permaneça motivado

Viagens solo são divertidas, mas também podem ser um pouco chatas se você não se motivar o suficiente. Logo, não deixe que nada diminua seu ânimo para aproveitar tudo o que a viagem reserva a você. Aprecie as paisagens e as paradas gastronômicas.

Viagem de bike com a Sportbay

Confira mais conteúdos essenciais sobre cicloturismo no blog da Sportbay. Conheça dicas para quem deseja viajar de bike sem abrir mão da segurança e do conforto. Esteja preparado para todos os desafios que podem aparecer.

Uma viagem segura precisa estar com as peças e a manutenção em dia. Se precisar adquirir roupas e equipamentos para sua viagem, encontre aquilo de que você precisa na loja on-line da Sportbay. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS