Como ver se a moto tem multa: veja passo a passo

Ao adquirir um veículo usado, é fundamental estar atento a questões que vão além da estética e do conforto. Muitos motoristas, por exemplo, negligenciam pontos relacionados ao aspecto jurídico. E estar atento se o veículo está regularizado nos departamentos de trânsito evita dores de cabeça e perdas financeiras. Mas como ver se a moto tem multa?

Neste artigo, vamos explorar mais sobre o assunto e te passar algumas das etapas essenciais para ver se tem multa na moto. Além disso, falaremos mais sobre a importância da verificação prévia e as possíveis consequências caso não sejam consultadas. Boa leitura!

Afinal, como saber se a moto tem multa?

No site oficial do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), é possível verificar todos os dados do veículo usado pelo qual você se interessou. Na página do órgão de verificação, existe um campo próprio para o dossiê do veículo, no qual você pode fazer uma consulta de multas mais detalhada.

Lá, você deverá informar o número da placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Após o preenchimento, uma página das informações completas será aberta, contendo os seguintes dados:

  • débitos.
  • taxas.
  • multas.
  • ano.
  • modelo.
  • cor.
  • registros do proprietário da motocicleta.

Dessa forma, você analisa detalhes sobre como saber se a moto tem multa, além de outras pendências que podem gerar problemas para você em um futuro se não alinhadas corretamente, como pagamentos de tributos sobre o veículo ou dados incorretos do antigo proprietário.

É possível verificar o valor monetário?

A resposta é sim! O valor é registrado nos sites oficiais do DETRAN, PRF ou do órgão autuador. E em cada local há um passo a passo detalhado para entender melhor sobre como ver se a moto tem multa. Dados como local, valor e data da punição vão estar em maiores detalhes caso haja pendências.

Fora a análise on-line, é possível também consultar a multa de moto pelo próprio documento do veículo. Isso porque os pontos adicionados à carteira de habilitação do condutor fornecem detalhes sobre o ocorrido.

Quanto tempo demora para uma multa de moto aparecer?

Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles mais desconfiados ao adquirir um veículo e que querem detalhes de como ver se a moto tem multa. Até porque adquirir uma moto usada e recebê-la com uma multa não é nada agradável. 

Seja por qualquer infração cometida, o prazo para a análise no site de verificação é sempre de 30 dias a partir da data da penalidade. Isso também vale para multas eletrônicas, processadas por equipamentos de fiscalização na estrada.

como ver se a moto tem multa

E o processo de pagamento da multa?

Após entender sobre como ver se a moto tem multa pela Internet, é interessante aprender detalhadamente como funciona o pagamento da multa. Para realizar essa tarefa, você pode ir até um posto de atendimento do DETRAN na sua cidade ou entrar em contato direto com o órgão autuador. 

Há também a possibilidade de realizar o processo gerando um boleto pelo site oficial do departamento, bem como pelo aplicativo disponível para smartphones. Para aqueles que desejam o parcelamento da punição, existem sites especializados em consulta dos débitos de veículos.

Veja mais 3 dicas para comprar uma boa moto usada

Entendeu como ver se a moto tem multa, mas ainda tem dúvidas se está fazendo um bom negócio? Então, veja agora mais 3 dicas ao adquirir um veículo:

Realize um Test Drive

Um dos processos mais comuns ao adquirir uma moto é verificar se ela é confortável e compatível com o seu dia a dia. Para isso, fazer um test drive é o jeito mais simples de testar antes de comprar. 

Nem que seja só por algum tempo ou em um local específico, não deixe de testar para ver como o modelo funciona na prática e ter certeza se deve fazer o negócio ou não.

Pesquise o preço

Valores muito baixos podem ser atrativos, mas sempre desconfie deles. Ao fazer uma pesquisa de preço detalhada sobre a moto que você deseja adquirir, esteja atento ao valor de mercado e à sua desvalorização ao sair da concessionária.

Compare em sites e plataformas, veja o que canais especializados no YouTube falam sobre o assunto e analise nas redes sociais os anúncios de motos semelhantes à que você deseja. Isso te ajuda a entender melhor se está fazendo um bom negócio. 

Faça uma vistoria

Considerada uma das maneiras mais seguras de se evitar problemas, fazer uma vistoria antes da compra pode te ajudar na escolha de uma boa moto usada. Verifique a aparência do automóvel e se a lataria tem algum dano.

Além disso, analisar toda a documentação pode ser um diferencial importante. Consulte o licenciamento e o IPVA do veículo. Além de verificar se a moto tem multa, esse é um passo importante para selar um bom negócio.

Encontre tudo o que precisa na Sportbay! 

Com esse guia que preparamos sobre como ver se a moto tem multa, você viu como funciona todo o processo e as mais variadas formas de realizar a checagem. E no nosso site, é possível ter acesso a uma gama de produtos de motociclismo.

Ficou com alguma dúvida ou quer entender mais sobre o mundo das duas rodas? Então, não se esqueça de continuar no nosso blog para acessar outros conteúdos!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS