A joelheira é projetada para amortecer e proteger os joelhos do usuário quando ele estiver realizando atividades que forçam ou expõem muito essa parte do corpo. Esse equipamento é, muitas vezes, feito de um material semelhante à espuma, com o exterior em nylon. Como usar joelheira? Existe uma forma correta de usá-la?
Ela pode ser utilizada por cima ou por baixo da roupa, em contato direto com a pele. Também pode ser presa no joelho com tiras elásticas que envolvem a perna pela parte de trás da panturrilha ou à perna por meio de uma camada de elástico que envolve toda a circunferência em torno do joelho.
Como saber qual joelheira usar?
Se você já se perguntou “quando joelheira devo usar”, fique sabendo que as joelheiras podem ser usadas para jardinagem ou outro trabalho que exija ajoelhar, escalar ou engatinhar. Elas também são usadas em vários esportes, como skate, futebol, ciclismo e motocross.
Caso sinta dor no joelho e esteja procurando como usar joelheira pode ajudar a reduzir a dor ou restaurar a saúde após uma lesão, você precisa de joelheiras médicas. Ademais, se você quiser evitar lesões ou reduzir a dor durante atividades específicas, precisa dos modelos protetores.
Passo a passo
Tanto a joelheira esportiva quanto a médica podem ser colocadas e ajustadas de maneiras semelhantes. Após selecionar uma joelheira que se encaixe corretamente, certifique-se de que ela está bem ajustada para que não se mova ou saia do lugar quando você se mexer.
As joelheiras de elastano, por exemplo, são as mais recomendadas porque são elásticas e podem ser usadas com roupas justas e shorts. Assim, depois de conferir o ajuste, pegue a extremidade da borda inferior e puxe-a para alongar a parte superior da joelheira.
Encontre o ajuste adequado
Mesmo sendo uma joelheira para motociclista, é importante puxar a borda inferior para fora, de modo que, quando você a deslizar sobre os joelhos, ela não suba e interfira na capacidade de protegê-lo. Assim, depois de deslizar a borda inferior para baixo, puxe-a um pouco mais para cima e, em seguida, prenda-a suavemente ao redor dos joelhos, juntando-a à borda superior.
Em seguida, certifique-se novamente se a joelheira está bem encaixada para não deslizar e sair do lugar. Lembre-se que, caso esteja solta, significa que não há proteção para os joelhos, então é melhor reajustá-la até ficar bem “agarrada”. A joelheira precisa estar apertada o suficiente para que não se mova em sua perna, mas não muito apertada ao ponto de prender a circulação e causar dor.
Encaixe perfeito
As joelheiras podem ser usadas por cima das calças ou por baixo. A decisão cabe ao usuário, ao estilo e ao conforto. Se você optar por usá-los por cima das calças, certifique-se de que tenha o ajuste adequado o suficiente para que ela não caia quando você se movimentar.
Certifique-se de que as joelheiras se encaixam perfeitamente ao redor do joelho e da coxa, sem espaço extra entre elas. Se os espaços forem muito grandes, há chances de saírem do lugar quando você estiver em movimento, independentemente de ser uma caminhada leve, uma corrida, um passeio de bike ou uma trilha de moto.
Joelheira especial para motociclistas
Especialmente quando pensamos no motociclismo, o modelo mais conhecido é a joelheira articulada para moto. Geralmente, ela é ergonômica e ideal para praticamente qualquer estilo de pilotagem, além de ser confortável mesmo utilizando calças especiais para motocross ou jeans.
A joelheira articulada oferece excelente proteção para a canela e o joelho, uma vez que seu encaixe ajusta-se corretamente às necessidades de movimento do piloto. Geralmente, a camada sólida de proteção é fabricada com polímeros, facilitando a circulação de fluxo de ar e apresentando amortecimento viscoelástico.
Do que é feita uma joelheira?
Agora que você já sabe como usar joelheira e para que serve, é importante saber que a maioria delas é feita de espuma e nylon. O interior é geralmente forrado com um material que absorve a umidade para manter a pele do usuário seca e evitar atrito.
Algumas joelheiras têm um gel ou uma almofada que lubrifica a pele e ajuda a protegê-la da abrasão. Muitas pessoas também compram joelheiras para manter os joelhos aquecidos, evitando dores decorrentes de ambientes com temperaturas baixas.
A importância da joelheira
Já em relação aos tamanhos, as joelheiras geralmente vêm em três medidas diferentes. As pequenas são projetadas para fornecer proteção para joelhos pequenos e médios; as de largura média são as mais populares e as grandes são para pessoas com pernas maiores.
Lembre-se que as joelheiras não servem para substituir nenhum tipo de treinamento físico. Elas são feitas para serem usadas com treino ou prática esportiva. Se você está se exercitando todos os dias, elas podem ajudá-lo a proteger seus joelhos, mas se você é um piloto de moto, além de aliviar a tensão sobre os joelhos, as joelheiras protegem contra atritos e colisões com pedras e galhos, por exemplo.