Como ser piloto de motocross? Torne-se um excelente profissional do esporte

Você sabe como ser piloto de motocross? Saber andar de moto é apenas o primeiro passo! Pilotar uma moto de motocross requer habilidades de equilíbrio em diferentes tipos de terrenos, além do controle e do manuseio da moto. A Sportbay te mostra como entrar neste mundo recheado de aventuras!

Além de te dar dicas de como ser piloto de motocross, o blog da Sportbay trouxe o relato de um atleta premiado, que desenvolveu o amor pela modalidade aos 3 anos de idade. Vem com a gente e conheça mais sobre Jackson Keil, campeão brasileiro de velocross e que vem se desafiando no motocross.

Descubra como se aventurar no motocross!

Como se tornar um piloto de motocross profissional? Comece pela motocicleta, que deve ser adequada para a modalidade. Cada modelo tem suas características distintas para se adequar a diferentes terrenos, estilos de pilotagem e categorias de competição. Primeiramente, escolha uma moto para o seu nível. 

Escola de motocross

Depois de escolher a motocicleta, como qualquer atividade que exige profissionalismo, é preciso buscar um Centro de Treinamento com profissionais experientes para treiná-lo. 

Por lá, você terá treinamento com instrutores experientes, que vão te ajudar a aprimorar suas habilidades de pilotagem, a aprender técnicas avançadas e a adquirir conhecimentos sobre segurança.

Equipamentos de segurança

O motocross é um esporte que envolve riscos. Por isso, nas aulas você aprenderá sobre os equipamentos de segurança necessários para a prática. Sem eles, não é possível ser um piloto de motocross, pois você estará colocando a sua segurança em risco. Por conta disso, não deixe de adquirir:

  • capacete para motocross;
  • óculos de proteção;
  • colete e protetores de peito;
  • cotoveleiras e joelheiras;
  • protetor de pescoço;
  • bota de motocross;
  • luvas;
  • roupas de proteção (camisas e calças especiais).

Treine regularmente

Assim como qualquer esporte, o motocross precisa de treinos regulares. Procure dedicar-se ao exercício regularmente para melhorar suas habilidades técnicas e físicas. Isso pode incluir exercícios de condicionamento físico, treinamento específico de motocross e prática em pistas adequadas.

O motocross é um esporte desafiador e que exige constante evolução. Não pare de treinar para ser um piloto off-road, aprender e aperfeiçoar as suas habilidades. Esteja sempre disposto a se adaptar!

Pilotos de motocross andando de moto
Como ser piloto de motocross? Torne-se um excelente profissional do esporte 2

Participe de competições

Comece participando de competições amadoras de motocross em sua área. Elas te ajudarão a ganhar experiência nas corridas e a se acostumar com a atmosfera competitiva, testando as suas habilidades.

À medida que você ganha experiência, consegue evoluir para participar de competições profissionais de motocross. Isso exigirá registro em federações ou associações locais e regionais, bem como uma classificação adequada.

Documentação e registros

Agora que você já sabe como ser piloto de motocross, é hora de entender sobre a documentação e os registros. Primeiro, você precisará de licença e filiação para participar das competições profissionais. Entre em contato com a federação ou com a associação local para obter informações sobre como conseguir os documentos.

Certifique-se de que sua motocicleta esteja devidamente registrada, atendendo a todos os requisitos legais. Nessa etapa, estão inclusas a documentação do veículo e a conformidade com as regulamentações locais. 

A paixão pelo motocross: entenda como Jacson Keil entrou no esporte!

Catarinense e multicampeão brasileiro de velocross, Jacson Keil tem uma carreira com muitas conquistas. Ele entrou para o esporte incentivado pela família. Quando ele tinha apenas três anos, seu pai, que trabalhava em uma oficina própria de casa, o presenteou com a primeira moto e, desde então, a paixão só cresceu.

Quando era mais jovem, sua família não tinha carro aberto. Por conta disso, eles desmontavam a moto sempre que iam para competições. Jacson começou participando de campeonatos de velocross. Hoje, ele é 15 vezes campeão brasileiro de velocross, 4 vezes campeão do Arena Velocross e 22 vezes campeão paranaense de velocross.

Jacson relembra que, na primeira prova que participou, ele parou para coçar o cabelo, e, na segunda, parou para tirar uma pedrinha da bota. Ele tem esses detalhes muito vívidos em sua mente, principalmente por serem lembranças que tornam as primeiras provas ainda mais especiais.

Atualmente, Jacson se dedica pouco ao esporte, ocupando grande parte do seu tempo na sua oficina mecânica, que atende clientes de todo o Brasil. Entre os serviços, ele inclui a preparação de motores, a preparação completa — que inclui a suspensão da pintura de itens e acessórios —, além de fazer o trabalho de reforma em alguns modelos.

Sobre entrar no motocross, Jacson diz que resolveu se desafiar. Ele conta que precisou fazer algumas alterações na sua moto de velocross, e que teve bastante dificuldade com relação aos saltos: “Sou um pouco travado. Demoro vários treinos para me sentir confiante na pista, pois como não tenho uma base no motocross, preciso ir me adaptando aos poucos na pista!”. 

Durante a transição, Jacson diz que fez muito treinamento físico, para poder estar apto a pilotar. Porém, não mudou nada em relação aos treinos para o velocross. “O melhor treino para o motocross é estar na pista! Mesmo pilotando somente aos finais de semana, procuro estar sempre em contato com a moto”, diz o catarinense.

Jacson finaliza a entrevista dando uma dica para quem está entrando no motocross: “Nunca passe do seu limite. Quanto mais horas na pista, mais confiança e resistência você terá”. 

Encontre tudo o que você precisa para a sua moto na Sportbay

Após saber como ser um bom piloto de motocross, não deixe de visitar o catálogo da Sportbay. Nós te ajudamos a equipar a sua moto da melhor forma possível, oferecendo todos os tipos de peças para diversos modelos! Confira o catálogo e deixe as suas aventuras ainda mais intensas. 

A Sportbay se preocupa com a sua segurança! Por isso, além do catálogo de peças, há opções de equipamentos, como capacetes, luvas, coletes, óculos etc., e peças de vestuário. Visite o site e prepare-se para as corridas! 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS