Sportbay logo

A importância de como saber o tamanho do quadro da bike

Caso você esteja pensando em comprar uma bicicleta nova ou seja a sua primeira, entender as principais medidas que definem o quadro é importante para garantir uma bike que se adapte a você e funcione para o tipo de pedalada que você pretende executar. Este post vai mostrar como saber o tamanho do quadro da bike.

Já se você planeja alugar uma bicicleta, é importante conhecer as principais medidas de seu quadro para ter certeza de que a experiência vai ser confortável para pedalar. Nem todos os fabricantes medem os tamanhos dos quadros da mesma maneira, então, saber algumas medidas fundamentais é essencial.

O que você precisa para medir um quadro de bicicleta?

Na base do canto do assento, localize um rótulo com as informações de tamanho do quadro de bicicleta. Caso encontre, isso vai poupar seu tempo. Caso contrário, é hora de medir manualmente. Tenha em mãos uma fita métrica e um inclinômetro para medir ângulos (há aplicativos gratuitos para smartphones que você pode baixar).

Para saber como saber o tamanho do quadro da bike, você também precisa de um nível de bolha longo (ou um aplicativo com a mesma função) e um prumo de centro. Antigamente, todas as bicicletas tinham tubos superiores retos. Hoje, muitos possuem inclinações ou curvas.

Próximo passo

Para saber como medir o tamanho do quadro da bike, independentemente do ângulo do tubo superior, você precisa medir o comprimento horizontal, chamado “comprimento efetivo do tubo superior” ou “tubo superior virtual”, em muitas tabelas de fabricantes.

Para ter certeza como saber o tamanho do quadro da bike, ao observar as tabelas dos fabricantes, lembre-se de que as medidas podem ser apresentadas em polegadas ou centímetros. Geralmente, os tamanhos mais comuns vão de 48 cm a 62 cm. As bikes com quadros menores são indicadas para pessoas de baixa estatura, enquanto as mais altas ficam mais confortáveis com bikes acima de 56 cm.

Encontrando a medida exata

Para medir o quadro da bike com uma fita métrica ou uma trena, posicione a ponta no meio do movimento central, onde é possível ver a junção das pedivelas. Depois, leve a outra ponta da fita ou da trena até a região superior do cano e anote a medida referente ao comprimento do cano de assento, ou seja, do quadro. Para facilitar a medição e alcançar medidas exatas, você pode remover o banco.

Se sua bike for do tipo speed ou MTB, é necessário converter a medida encontrada para polegadas. Para isso, divida o valor encontrado por 2,54, de modo que o resultado da conta será a medida em polegadas. Por exemplo, se você encontrou a medida de 56,5 cm com a fita métrica, ao dividir esse valor por 2,54, o resultado será de 22 polegadas.

Sempre faça ajustes

Caso você esteja procurando uma bicicleta de estrada ou mountain bike para fins de corrida e tenha dúvidas sobre como saber o tamanho do quadro da bike, é melhor conferir isso antes de finalmente sair para pedalar. É essencial que seu corpo fique perfeitamente encaixado ao quadro da bicicleta, a fim de garantir uma experiência mais segura e confortável.

Um bom ajuste faz toda diferença para evitar desconforto, dor e lesões, proporcionando máxima diversão e aventura. Experimente todos os diferentes tamanhos e opções quando possível. Ao comprar uma bike online, não esqueça de cruzar as suas medidas com as informações disponíveis na descrição do produto.

Verificando outros canos

Para descobrir a medida dos outros canos, é necessário seguir processos semelhantes. Para aferir o tamanho do cano de direção, aquele que une o guidão e o garfo, é preciso colocar a ponta da trena ou fita métrica na região superior do cano. Em seguida, anote a medida desde essa região até o ponto de bifurcação.

Já o cano superior é aquele paralelo ao chão, separando o assento e o cano de direção. Para saber o tamanho de quadro de bike, é necessário medir esse cano também. Para isso, coloque o nível de bolha na região onde o cano superior está conectado ao cano da direção. Em seguida, com o nível de bolha reto, verifique o ponto no qual há a junção ao cano do assento.

Atenção aos detalhes

Para medir o comprimento do cano superior, posicione a ponta da fita métrica na região central do cano de direção, onde há a junção entre os dois. A seguir, verifique a medida em centímetros do cano superior até o ponto central do cano de assento.

Antes de conferir como saber o tamanho do quadro da bike, é importante saber que as bicicletas podem ser encontradas em dois modelos principais: o padrão speed, indicado para terrenos horizontais e regulares, e o modelo MTB, indicado para pistas acidentadas e irregulares. Note que, em muitas lojas e modelos de bike, as medidas dos quadros de MTB são apresentados em polegadas.

Já no caso das speed, como as bikes com quadro de aro 26, as medidas são dadas em centímetros. Lembre-se que se você comprar uma bike nova em uma loja online, como a Sportbay, todas as medidas vão estar presentes nas descrições dos produtos.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS