Como saber o tamanho do capacete de bike?

Certificar-se de que seu capacete de bicicleta se encaixa corretamente em sua cabeça é vital para garantir a máxima proteção. Um capacete largo pode não permanecer no lugar durante um acidente, aumentando o risco de lesões graves. Por outro lado, um que esteja muito apertado ou muito pequeno é desconfortável e possivelmente inseguro. Então, como saber o tamanho do capacete de bike?

Todos os capacetes vendidos no Brasil devem atender ao mesmo padrão de proteção contra impactos, mas, ao escolher um, há medidas, tamanhos, materiais e acessórios que você pode considerar. Neste post, você encontra um guia sobre como saber o tamanho do capacete de bike tanto para as cidades quanto para as trilhas e o MTB.

Formas variadas de apresentação

A medida do capacete varia entre os fabricantes. Embora os capacetes mais acessíveis às vezes ofereçam um design de tamanho único, muitos capacetes de bicicleta podem ser encontrados em tamanhos variados, o que, por sua vez, ajuda a fornecer um ajuste seguro e confortável.

Alguns fabricantes optam por uma variedade de diâmetros de cabeça — por exemplo, tamanho 52 cm – 56 cm —, enquanto outros optam por variações em escala — pequena, média ou grande. Os que apresentam seus tamanhos em variações em vez de um valor numérico costumam ter uma tabela de tamanhos, a partir da qual você pode o diâmetro que se mais se adeque às suas necessidades.

O que é importante saber?

A maioria dos capacetes de bicicleta, com exceção de alguns modelos de downhill de face inteira (que vêm com almofadas de espuma internas substituíveis de diferentes espessuras), vem equipada com peças ajustáveis, de modo a tornar o capacete confortável.

Nem todas as cabeças têm a mesma forma e, de maneira semelhante às sapatilhas de ciclismo, os capacetes também podem variar a forma conforme a marca ou com o modelo. Sendo assim, é importante experimentar antes de comprar para encontrar o ajuste perfeito — ou garantir a compra em e-commerces  que oferecem serviço de troca.

Fita métrica ou barbante nas mãos

Caso você vá comprar um capacete novo e deseje encontrar o tamanho correto, é aconselhável medir sua cabeça e compará-la com a tabela de tamanhos da marca. Os capacetes são projetados para ficarem ajustados logo acima das sobrancelhas e orelhas e, como tal, esse é o melhor lugar para medir a circunferência da cabeça.

A melhor maneira de como saber o tamanho do capacete de bike é utilizar uma fita métrica flexível. Caso você não tenha uma fita, uma alternativa viável é usar um barbante e medi-lo depois. Lembre-se que o ajuste de um capacete deve ser justo, mas não apertado, então leve isso em consideração ao medir.

Últimos ajustes

Agora que você já sabe como medir o capacete, precisa saber que é necessário realizar ajustes para que o capacete se encaixe corretamente. Basta colocar o capacete na cabeça para que fique acima das sobrancelhas e orelhas e ajustar o suporte, geralmente com um mostrador na parte traseira.

O ajustador na parte traseira do capacete aperta o suporte ou, em alguns capacetes, uma faixa que percorre toda a circunferência do capacete. Muitas vezes, também há a opção de ajustar a parte traseira para cima ou para baixo, de modo que o capacete ajuste-se confortavelmente. A tira do queixo deve ficar justa, mas não apertada!

Atenção especial ao conforto

Caso o capacete tenha acolchoamento substituível, no momento de realizar o ajuste talvez seja necessário experimentar várias densidades de espuma até acertar o ponto em que fique mais confortável para você. Sendo assim, o ajuste deve ser confortável e não pode girar em nenhuma direção.

Como já mencionado, um capacete bem ajustado deve ser confortável, mas não muito apertado. Ele deve ficar nivelado em sua cabeça (não inclinado para trás) para que a testa fique protegida. Empurre o capacete de um lado para o outro e de trás para a frente, se ele mudar visivelmente de lugar, você precisa mudar o ajuste.

Detalhes finais

Algumas coisas podem impedir que você consiga um ajuste adequado com um capacete de bicicleta, sendo o rabo de cavalo o mais comum. Enquanto alguns capacetes são projetados para acomodar esse penteado com uma grande abertura de saída na parte traseira, outros não são.

Sendo assim, você pode ter que pentear seu cabelo para acomodar o capacete ou escolher um que seja projetado para se adequar. Chapéus e bonés de ciclismo podem ser usados, se necessário, desde que não alterem o ajuste. Evite usar gorros ou capuzes por motivos de segurança, pois a espessura também afeta o ajuste do capacete.

Evite limpar os capacetes de bike usando solventes. É recomendado usar apenas uma esponja ou um pano macio, sabão neutro e água. Não guarde esse equipamento em locais não arejados, garagens, porta-malas de carro ou lugares onde o calor seja intenso, pois ele pode formar bolhas nas peças do capacete.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS