Aprenda: como regular freio a disco de bicicleta

Nós, do mundo das bikes, temos a segurança como uma das nossas maiores prioridades. Ter uma frenagem de boa qualidade é o primeiro item da lista e, considerando que os freios a disco têm se tornado cada vez mais presentes, resolvemos ajudar você a como regular freio a disco de bicicleta.

Representando uma das peças de bicicleta mais importantes, o freio precisa de uma regulagem periódica e bem feita para poder funcionar da forma correta. Os freios a disco possuem uma dinâmica e um funcionamento diferente dos comuns, portanto, venha com a gente e entenda como regular freio a disco de bicicleta.

O que é e como funciona o freio a disco?

Antes de saber como regular freio a disco de bicicleta, vamos entender o que ele é. Apesar de já ter se tornado mais popular, o freio a disco ainda tem especificidades e características próprias que devem ser entendidas tanto na hora da manutenção quanto no momento da compra.

É chamado dessa forma por trabalhar com dois discos — ou rotores — presos ao cubo da roda, pressionados por duas pinças quando as manetes de freio são acionadas, levando à frenagem. O acionamento do freio da bicicleta, em alguns casos, é feito por cabos ou por óleo — no caso do freio hidráulico.

Por que ter um freio a disco?

Os freios a disco não estão sendo cada vez mais usados à toa. Sempre que se fala em uma bicicleta de qualidade, pensamos que há esse tipo de freio nela, pois suas qualidades superam o seu valor mais elevado. Algumas vantagens são:

  • maior durabilidade, por se manter no meio da roda e ter menos contato com impactos e sujeira;
  • não entrar em contato com o aro, preservando-o e aumentando seu tempo de vida útil;
  • não interferir na roda. Nos casos em que a roda acaba empenada ou amassada por impactos, o freio não vai atrapalhar na pedalagem, afinal, ele não tem contato com o aro da bicicleta;
  • flexibilidade. Com uma grande gama de tipos e tamanhos, os discos podem ser alterados, mudando a força de acordo com a sua necessidade.

Por que a regulação é importante?

Regular o freio da bicicleta, independentemente do seu tipo, é essencial, pois é uma peça que garante controle e segurança durante a sua pedalada. Um freio mal regulado pode gerar demora de resposta ou travar as rodas, impedindo o seu giro da forma correta. O freio a disco, em si, conta com duas pinças, sendo uma fixa e uma móvel, que fazem o trabalho de apertar os rotores.

Conforme o tempo passa, essas pinças são usadas e forçadas contra o disco, sofrendo processo de desgaste e podendo ficar frouxas ou distantes, levando ao atraso ou à perda de força na frenagem. Regular o freio a disco da bicicleta faz parte do processo de analisar as respostas das pinças e regulá-las para que fiquem na distância correta.

Como regular o freio a disco

Depois de entender o seu funcionamento e porque regular o freio da sua bicicleta é tão importante, vamos dar as melhores dicas para você mesmo fazer essa regulagem.

A primeira dica de como regular freio a disco de bicicleta é fazer pequenos ajustes, que podem ser feitos na posição da pinça móvel. Essa regulagem pode ser realizada pelos esticadores de cabos, encontrados na manete ou, no caso de alguns modelos, na própria pinça.

Já a pastilha fixa pode ser ajustada por meio de uma chave Allen, por trás da pinça, não havendo a necessidade de retirar a roda. Nesse caso, deve haver cuidado para que não haja um recuo muito grande da pastilha, já que ela deve ficar em contato com o disco, não a pinça.

Caso, após os ajustes manuais da pinça móvel e fixa serem feitos, o freio se mantiver raspando no disco, temos uma última forma de como regular o freio da bicicleta. Primeiro, busque um cartão de visitas que você tenha sobrando em casa (é importante que seja fino, dobrável e mais rígido do que uma folha normal). 

O plano é retirar a roda e inserir o cartão no disco de forma que ele seja abraçado pelas duas pastilhas. Procure fazer com que ele fique entre as pastilhas e o disco. A partir daí, regule novamente as pastilhas. A ideia é que o cartão crie um espaço igual nos dois lados.

Freios hidráulicos

Como regular um freio a disco hidráulicos de bicicleta não é muito diferente do processo feito com os modelos mecânicos. Basta sempre prestar atenção se as pastilhas estão próximas ou longe demais dos discos.

Os freios hidráulicos geralmente são melhores e mais precisos, e possuem uma frenagem mais rápida mantendo o equilíbrio. O fato de serem hidráulicos leva a uma suavidade, força e precisão muito mais vantajosas se comparadas aos mecânicos.

Onde encontrar os melhores?

Caso esteja procurando montar a sua bike ou trocar as peças da sua magrela, aqui na Sportbay, além de encontrar dicas de como regular freio a disco de bicicleta, você também vai se deparar com uma variedade gigantesca de produtos, como guidões, quadros e garfos, tudo para os que curtem o mundo das bikes.

Com entrega para todo o Brasil, você, ao buscar em nosso site, vai encontrar algo que resolva o seu problema e ainda tenha a sua cara. Venha nos conhecer e, caso apareça qualquer dúvida, entre em contato.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS