Como regular as marchas da bicicleta? Veja dicas sobre isso!

Marchas de bicicleta mal reguladas podem ser responsáveis por muita frustração em passeios de bike. Caso você tenha dúvidas sobre como regular as marchas da bicicleta, este post apresenta um passo a passo para ajudar você a ajustar as marchas da bicicleta para funcionarem sem problemas. 

Assim como os freios, as marchas dependem do ajuste correto e do excelente funcionamento dos cabos. As bicicletas mais modernas apresentam câmbio indexado. Nelas, ao acionar a alavanca de câmbio, o dianteiro ou o traseiro coloca a corrente na engrenagem ou no anel correspondente, sem esforço nem barulho.

Bike

Ajuste com o parafuso H

O primeiro passo é remover a tensão do cabo para ele não interferir na regulagem do câmbio. Assim, o câmbio encolhe e posiciona a corrente no menor cog — onde é realizado o ajuste. Após isso, com uma chave do tipo estrela, ajuste o parafuso H.

O parafuso H não pode estar apertado ao ponto de levar a corrente do menor cog para o segundo, mas também não tão frouxo a ponto de fazer a corrente encostar na gancheira e no quadro da bicicleta. Por isso, ao realizar o ajuste do parafuso, simule uma pedalada para conferir como a corrente vai se mover.

Atenção à rigidez do cabo

Já se você estiver tentando regular a marcha da bicicleta e o cog não se mover, aumentando a marcha, por exemplo, isso é sinal de que o cabo está frouxo. Tome cuidado, pois um cabo muito rígido também causa problemas. 

Para diminuir a tensão dele, é preciso girar o ajustador para baixo no sentido horário. Já para deixar o cabo mais rígido, é necessário girar para cima, no sentido anti-horário.

Desse modo, quem deseja aprender como regular as marchas da bicicleta precisa saber que é mais indicado um cabo nem muito frouxo, nem muito rígido. Um cabo bem ajustado permite que as trocas de marchas em sua bicicleta sejam mais precisas, ou seja, garantam uma performance otimizada.

Ajustando o parafuso L

Outro jeito de regular a marcha da bicicleta é observar a posição do maior cog, quando a marcha selecionada é elevada. A roldana guia deve estar alinhada com o último cog da corrente de bicicleta, posição assegurada pelo parafuso L. Caso a roldana guia não esteja alinhada com o último cog, a corrente pode ser danificada e, muitas vezes, quebrar até o raio.

Desse modo, o parafuso L tem a função de manter a roldana alinhada com o último cog. Quando ele está muito solto ou mal ajustado, a corrente pode ser jogada para dentro. Por isso, deve-se apertar o parafuso L até sentir uma resistência na peça. Em seguida, puxe o cabo e, se a roldana guia não se movimentar, o ajuste está correto.

Ajustes e substituições

Caso você sinta que, mesmo com os ajustes corretos da tensão do cabo e dos parafusos H e L, a regulagem de marcha de bicicleta não esteja ocorrendo de modo excelente, é necessário conferir se o cabo está limpo e lubrificado. Uma vez que você realizou a limpeza e a lubrificação do cabo, mas as marchas não estão precisas, pode ser necessário substituir o cabo por um novo.

Em um cenário no qual, mesmo após aprender a como regular as marchas da bike, a corrente continue pulando e saindo do lugar, significa que ela não está desajustada, mas sim desgastada. A corrente geralmente é o primeiro componente a precisar de substituição em uma bicicleta. Para checar isso, você pode utilizar um medidor de verificação de corrente regularmente.

Faça manutenções regulares

A manutenção da bicicleta é um tópico abrangente, portanto se lembre sempre de realizar uma inspeção antes de pedalar, pois qualquer peça desgastada ou mal ajustada pode impactar de modo negativo toda a experiência. Por isso, atente-se aos parafusos de fixação, à limpeza e à lubrificação dos principais componentes.

Além disso, não negligencie a manutenção regular por um mecânico profissional. Caso você pedale muitas vezes por semana, leve sua bicicleta para reajustes semestrais, para garantir que componentes complexos e difíceis de avaliar em casa sejam inspecionados.

Mantenha as peças limpas e lubrificadas

Um cronograma regular de manutenção é importante. Sobretudo se você passar muito tempo pedalando em condições extremas, com chuva e lama, por exemplo, planeje limpar sua bicicleta com mais frequência. Assim como regular o passador de marcha da bicicleta, manter as peças de sua bicicleta devidamente limpas e lubrificadas é essencial para um bom desempenho dela e para sua segurança.

A lubrificação protege as peças do desgaste excessivo causado pelo atrito, enquanto evita a ferrugem e a corrosão. Porém, tenha cuidado, porque o excesso pode ocasionar um desempenho ruim e danos aos componentes da bike. Como regra geral, o excesso de lubrificante deve sempre ser removido antes de pedalar.

Tudo que sua bicicleta precisa está na Sportbay

Agora que você já sabe como regular as marchas da bicicleta, que tal conferir o catálogo de bikes da Sportbay? Por lá, você encontra modelos com diferentes aros, para crianças ou adultos. O site também disponibiliza peças especiais para ajudar você a renovar as bikes, como guidões, garfos e muito mais.

Além de informar como regular as marchas da bicicleta, a Sportbay se preocupa com sua proteção! Visitando o site, é possível garantir equipamentos de segurança para adultos e crianças. Deixe as pedaladas mais divertidas e seguras! 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS