Sportbay logo

Como pular rampa de motocross: dicas de segurança e de treinamento

Saber como pular rampa de motocross é fundamental para praticar o esporte. Entretanto, antes de iniciar os saltos — principalmente os mais intensos —, é preciso ter bastante treinamento prévio, já que não envolve apenas um bom desempenho, mas também a sua segurança! 

Considerando que pular rampa de motocross é uma atividade de alto risco, além do treinamento prévio, é indispensável usar os equipamentos de segurança corretos. Pensando nisso — e também em te ajudar a obter o melhor desempenho durante os saltos —, separamos tudo o que você precisa saber sobre essa prática.

Como se proteger para pular rampa de motocross?

Obter os equipamentos de segurança necessários é o primeiro passo para aprender a como pular rampa de motocross da forma correta. Usar o equipamento apropriado é vital para proteger-se de lesões graves. Aqui estão os principais itens que você deve usar ao pular rampas no motocross:

  • capacete: deve se ajustar corretamente à cabeça e ter uma viseira para proteger os olhos do sol e dos detritos;
  • óculos de proteção: óculos de motocross ou goggles são essenciais para proteger seus olhos contra poeira, detritos e respingos de lama;
  • luvas: oferecem proteção para as mãos e dedos em caso de queda ou impacto. Elas também ajudam a manter o controle do guidão;
  • roupas de proteção: use um traje completo de motocross, que inclui calça e camisa, feitas de materiais resistentes e duráveis. Essas roupas protegem sua pele contra arranhões, abrasões e queimaduras em caso de queda;
  • botas de motocross: são projetadas para proteger os pés, tornozelos e pernas contra lesões. Elas também oferecem suporte aos tornozelos e uma aderência firme nos estribos da moto;
  • joelheiras e cotoveleiras: protegem essas articulações vitais contra impactos e lesões. Elas são especialmente importantes ao pular rampas, em que as quedas podem ser mais intensas.

Dicas sobre como pular rampa de motocross

Está com o equipamento em mãos e quer algumas dicas sobre como pular rampa de motocross? Nunca tente saltos que estejam além de suas habilidades ou que você considere perigosos. Sempre siga as diretrizes de segurança e pratique em áreas seguras e designadas para o esporte.

como pular rampa de motocross
Como pular rampa de motocross: dicas de segurança e de treinamento 2

Posicione-se corretamente

O primeiro passo para aprender como pular rampa de motocross é manter uma posição de pilotagem adequada. Fique de pé nos estribos da moto e mantenha os joelhos ligeiramente flexionados. Incline seu corpo para trás ao se aproximar da rampa, para distribuir o peso adequadamente.

Acelere com decisão

Quando estiver se aproximando da rampa para fazer a manobra do motocross, acelere com determinação para ganhar velocidade e impulso. Acelere com o corpo para a frente, mantendo o controle da moto.

Foque onde irá pousar

Mantenha os olhos focados no ponto em que deseja aterrissar, não na rampa em si. Isso te ajudará a manter o equilíbrio e a aterrar com precisão. Além das habilidades, um bom desempenho no motocross está relacionado ao foco do piloto.

Controle no guidão

Puxe o guidão para cima ao atacar a rampa. Isso ajuda a levantar a roda dianteira e a aumentar a inclinação. Certifique-se de não puxar excessivamente, pois isso pode causar desequilíbrio.

Atente-se a pousagem

Tente pousar com as duas rodas simultaneamente para manter o controle do salto de motocross. Isso minimiza o risco de perda do equilíbrio. Flexione os joelhos ao aterrissar, para absorver o impacto, reduzindo, assim, a carga sobre o corpo e ajudando a evitar lesões.

Treine sua velocidade e timing

Praticar sua velocidade e timing é essencial. Aprenda a avaliar a velocidade necessária para alcançar a distância desejada e o tempo necessário para aterrissar com segurança. Essa é uma excelente dica ao aprender como pular rampa de motocross.

Use a alavanca de freio traseiro

Ao aprender como saltar no motocross, pode ser necessário usar a alavanca de freio traseiro para ajustar o ângulo de aterrissagem. No entanto, faça isso com cuidado, para não bloquear a roda traseira.

Salte de forma segura com os equipamentos e peças da Sportbay

Agora que você já sabe como pular rampa de motocross, encontre tudo o que precisa para pilotar de forma segura na Sportbay. Além dos equipamentos de segurança, aqui, você encontra peças para a sua moto, que ajudam a reparar as já antigas ou a personalizar o veículo do seu jeito.

O blog da Sportbay é recheado de conteúdos sobre o universo de motocross, que te ajudam a se informar um pouco mais sobre essa grande paixão! Confira os nossos artigos e veja dicas sobre como praticar o esporte de forma segura e cheia de adrenalina!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS