Como polir o escapamento de moto: passo a passo

Poucas coisas podem ser tão relaxantes quanto levar sua moto para um passeio tranquilo após uma longa semana de trabalho. No entanto, as motocicletas sofrem com o contato com poeira, sujeira, insetos, entre outros detritos. Por isso, é importante sempre lavá-las, além de saber como polir o escapamento de moto.  

Algumas pessoas podem pensar na limpeza e no polimento do escapamento apenas como um aspecto estético, mas pilotos experientes sabem que limpar — e polir — o escapamento evita corrosão e desgaste de um importante componente. Por isso, neste artigo, a Sportbay explica como polir o escapamento de moto.

Utilize os métodos corretamente

Lavar a motocicleta é uma tarefa relativamente simples que você pode fazer em casa, principalmente se você só anda em vias asfaltadas. Apesar de o processo não ser complicado, há uma lista do que fazer e do que não fazer no momento de descobrir como polir o escapamento de moto. 

Deixar de limpar sua motocicleta corretamente pode implicar várias dores de cabeça no futuro. Por isso, é melhor se familiarizar com dicas e métodos adequados para lavar e polir sua motocicleta, sobretudo o escapamento de moto.

Tampe o escapamento

A primeira dica para cuidar do escapamento quando for lavar a moto é tampá-lo. Não é segredo que deixar a água entrar no sistema de escapamento de sua motocicleta pode causar problemas nas ruas. 

Muitos escapamentos de motocicletas são inclinados de tal forma que é relativamente fácil para a água entrar e se acumular no interior. Como não há como evitar o uso de água para limpar sua moto, você precisa certificar-se de tampar corretamente o escapamento antes de jogar água.

Existem duas alternativas: você pode optar por usar um tampão de borracha, comprado em lojas especializadas, ou simplesmente pegar um pano seco e limpo e colocá-lo no escapamento.

Como remover ferrugem do escapamento

FOTO Como polir o escapamento de moto passo a passo Layout - Sportbay

Todos os escapamentos são projetados para serem resistentes à ferrugem, mas isso apenas retarda o inevitável. A melhor maneira de manter o escape livre de ferrugem é tomar medidas preventivas a fim de impedir que ela se acumule.

Se o escapamento de sua motocicleta já está enferrujado, confira algumas dicas sobre como tirar ferrugem do escapamento da moto. Você pode utilizar um pedaço de uma esponja de aço, água morna e sabão, mas esse método pode deixar pequenos arranhões na moto. 

Outro método alternativo é utilizar vinagre. Mergulhe uma flanela em vinagre branco  e depois enrole-a na área enferrujada do escapamento. Quanto mais tempo você deixar o pano no lugar, melhores serão os resultados. Depois de descansar um pouco, retire a flanela e limpe o escape com água visando remover a ferrugem solta.

Na hora da limpeza 

Antes de polir o escapamento, é preciso lavar a moto corretamente. A melhor maneira de lavar uma motocicleta é usar dois baldes diferentes: um balde cheio de água com o produto de limpeza para motocicleta e outro balde com água limpa. Certifique-se de enxaguar o pano no balde com água limpa antes de mergulhá-lo novamente no balde com o produto.

Use um pano de microfibra

Ao lavar sua motocicleta, use um pano de microfibra apropriado. As fibras deste pano são especialmente desenvolvidas para a limpeza. Por isso, tendem a ser mais macias que outros panos. Essa suavidade é importante porque reduz a chance de deixar arranhões acidentais.

Polindo o escapamento

Como explicamos, no momento de polir a moto, limpe, lave, tire toda a sujeira do escapamento. Utilize produtos de limpeza e os remova com um pano de microfibra, utilizando a técnica dos dois baldes. Depois, enxágue ou limpe com um pano úmido.

Em seguida, aplique o polidor. Faça movimentos circulares com um pano macio a fim de obter o brilho desejado. Você pode repetir todo o processo acima quantas vezes forem necessárias.

Depois de polir o escapamento, lembre-se de realizar a manutenção regularmente, de modo a manter a superfície em perfeitas condições. Isso porque a prevenção é a melhor maneira de evitar ferrugens, além de retardar o processo de envelhecimento.

Dicas extras

Além de saber como polir o escapamento de moto, é importante saber todas as dicas para nada dar errado. Não lave a moto durante condições de alta temperatura: deixe o motor, o silenciador, os freios e outras peças que esquentam esfriarem antes de lavar.

Não use máquinas de alta pressão, pois elas podem danificar peças móveis e elétricas. Também não direcione água para o silenciador, pois isso pode enferrujá-lo ou impedir a partida do motor. 

Não jogue água no filtro de ar, desse modo você evita o mau funcionamento do motor. Lembre-se de secar os freios: a água afeta de modo negativo a eficácia da frenagem. Após a lavagem, dê atenção especial à secagem dos freios.

Dicas para o dia a dia com a Sportbay


Além de descobrir como polir o escapamento de moto, no blog da Sportbay, você tem acesso a conteúdos especiais sobre o motociclismo. Se você utiliza a moto para trabalhar ou como hobby aos finais de semana, confira nossos artigos com dicas que fazem a diferença no dia a dia.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS