Sendo um dos meios de transporte mais comuns do mundo, a moto vem sendo muito utilizada nos grandes centros, na busca de tentar fugir do trânsito, e em locais do interior, graças à sua flexibilidade e praticidade. Saber como pilotar uma moto é cada vez mais necessário, visto que algumas poucas dicas podem ajudar a evitar acidentes e estresses.
A pilotagem em meio urbano tem se tornado mais desafiadora gradualmente. Além do trânsito muito intenso, existem diversos fatores externos, como pedestres, objetos na estrada e até mesmo fios e linhas que podem prejudicar o piloto. Vamos mostrar um passo a passo de como pilotar uma moto de forma mais eficiente e principalmente segura.
Previsão, visão e percepção
Entender e observar o trânsito e seus complementos demonstra que o piloto sabe como pilotar uma moto. A todo momento, é necessário se manter não só atento, como também a ponto de prever possíveis situações ruins que possam acontecer para poder evitá-las.
Perceber os seus arredores e buscar manobras evasivas eficientes são formas inteligentes de como pilotar uma moto corretamente e se manter em segurança, mesmo que aconteça uma situação inesperada.
Utilização dos freios
Muitos pilotos de moto utilizam os freios de forma precipitada, forçando-os de forma desproporcional. Uma das coisas mais importantes de como pilotar uma moto no trânsito é sempre utilizar os dois com a mesma frequência para se manter uma maior estabilidade e equilíbrio na moto.
Uma frenagem exagerada utilizando somente o freio de trás pode levar a moto a derrapar e, quando utilizado somente o freio dianteiro, toda a massa do piloto e da motocicleta é transmitida para frente da motocicleta, deixando o guidão duro e, consequentemente, dificultando manobras evasivas.
Manutenção preventiva
Não existe uma motocicleta que se mantenha funcional sem que a sua revisão seja feita regularmente. É importante que as manutenções preventivas indicadas pelo próprio manual da moto sejam seguidas, como a troca de óleo, prestando atenção no tipo indicado e observando a quantidade e a qualidade dos fluidos de freios.
O fluido de freio em geral deve ser trocado a cada seis meses para que se mantenha a qualidade e a força correta, evitando acidentes. Outro ponto importante da manutenção é a relação final.
Quando for percebida qualquer alteração no estado na corrente, como seu esticamento ou sua folga, deve ser feita a troca para não correr o risco de arrebentar, travando a roda traseira e causando um possível acidente.
Pneus
O estado do seu pneu também afeta a forma de como pilotar uma moto. A moto foi desenhada para rodar com os pneus calibrados na dosagem correta, evitando que haja muito atrito, no caso de estarem vazios, ou pouco contato com o solo, no caso de estarem cheios demais. Os pneus influenciam diretamente a velocidade de inclinação e a estabilidade.
Observe sempre se os seus pneus estão calibrados e tenha o costume de fazer isso uma vez por semana. Além disso, observe bem a medida TWI deles, indicada por uma pequena “verruga” em uma das fendas. Quando a indicação começar a ficar mais clara e evidente, é hora de trocá-los. Também é contraindicado mudar o tamanho.
Posicionamento dos pés
Um erro comum aos motociclistas é manter o meio dos pés na pedaleira, mas muito cuidado ao fazer isso. É indicado que seja colocada apenas a ponta dos pés para que, ao realizar uma curva, não encoste no chão, evitando uma possível alavanca entre o seu pé, a pedaleira e o chão, que pode desestabilizar a moto.
Equilibre o peso na motocicleta
Um dos segredos para uma boa direção é a distribuição de peso de forma correta na moto. Muitos pilotos forçam muito a parte superior do corpo contra o guidão e a suspensão, mas isso faz com que a direção fique mais dura e perca parte da capacidade da moto de se movimentar mais livremente.
A forma correta é dispersar bem o seu peso na área do tanque, ou na plataforma de uma cinquentinha, se for o caso, para apoiar suas pernas e sustentar o corpo, não deixando que sua massa comprima a parte da frente.
Para isso ser feito da forma correta, é importante você ajustar o guidão da melhor maneira antes para ele atingir o limite do braço oposto à curva que fizer, sem que seja necessário movimentar o tronco para frente.
Pilotando uma 50cc
No caso de uma moto 50cc ou, como costumamos chamar, cinquentinha, existem algumas diferenças das motos tradicionais, mas nada que assuste muito. Como pilotar uma 50cc é diferente, pois todas as suas marchas são passadas com toques para baixo e ela não possui embreagem.
Prezando sempre pela segurança
Além de uma boa pilotagem, você precisa estar sempre preparado para o que possa acontecer. Nem todas as coisas são possíveis de se prever no trânsito, logo, uma série de equipamentos e acessórios vão ajudar você a como pilotar uma moto e manter a segurança.
Alguns equipamentos importantes são as luvas, para proteger nossas mãos em caso de quedas e para maior estabilidade e firmeza na manete, e uma roupa bem preparada que possa proteger tanto do tempo quanto de acidentes e contato direto com o chão, defendendo sua pele.
Na Sportbay, você não só vai encontrar várias dicas de como aprender a pilotar uma moto em nosso blog, como também uma diversidade gigantesca de acessórios, peças e equipamentos para que você performe melhor e com mais segurança.