Dias chuvosos são um desafio para os motociclistas. Afinal, condições adversas, tendo em vista o solo molhado, aumentam o risco de acidentes. Entretanto, há algumas técnicas e precauções sobre como pilotar moto na chuva que podem manter os condutores em segurança.
Neste guia, você vai aprender a andar de moto na chuva, mesmo que ela esteja forte. Além disso, terá acesso a dicas de roupas que não podem faltar no seu bagageiro ou na sua mochila, para você estar sempre prevenido do mau tempo. Leia com bastante atenção!
Quais são os principais desafios de andar de moto sob chuva?
Se você já se encontrou em uma situação na qual está pilotando moto na chuva, então provavelmente se deparou com diversos desafios. Alguns deles são a diminuição da visibilidade, a menor aderência dos pneus ao chão e o risco de aquaplanagem.
Ainda, durante ou após chuvas fortes, é possível que poças d’água escondam buracos; ou que haja óleo na pista. Esses fatores contribuem para a ocorrência de derrapagens.
Direção defensiva: adote uma condução cautelosa
Para entender como pilotar moto na chuva com segurança, mesmo nas condições citadas acima, você deve adotar uma direção defensiva. Ou seja, antecipar-se aos prováveis perigos que podem surgir e aos movimentos dos demais veículos.
Para realizar uma direção que seja defensiva, mantenha-se distante dos demais veículos à frente, reduza a velocidade, faça curvas suaves e evite movimentos bruscos, como frenagens. Afinal, a distância e o tempo de resposta aumentam ainda mais com a moto sob a chuva.
Técnicas de pilotagem: postura e movimentos adequados
É preciso, ainda, entender a postura adequada sobre a moto em situações como pilotar uma motocicleta na chuva. Nesse sentido, mantenha-se ereto e relaxado, com os braços levemente dobrados, de modo a absorver impactos. Evite quaisquer movimentos bruscos, seja para acelerar, seja para frear.
Dê preferência para acionar o uso do freio traseiro, de modo controlado e gradual. O freio da frente, quando utilizado de forma repentina, pode fazer com que a roda trave e, consequentemente, você caia da moto. A redução das marchas também ajuda a regular a desaceleração.
Pneu de moto para chuva
Como pilotar moto na chuva requer boas peças e equipamentos, os pneus não podem ficar de fora. Por isso, conte com um pneu de moto para chuva projetado para aumentar a aderência ao solo, por mais que ele esteja molhado.
Os pneus mais adaptados a essa realidade contam com sulcos mais profundos que os tradicionais. Padrões de desenho que seguem esse formato conseguem escoar a água com mais facilidade, evitando a aquaplanagem.
Esteja sempre atento aos pneus do seu veículo antes de andar de moto. Eles não devem apresentar desgastes excessivos, fissuras, nem perfurações. Caso os sulcos estejam pouco profundos, você pode se colocar em risco.
Visibilidade: como melhorar a sua visão na chuva
Um dos maiores problemas para os motociclistas, como vimos, é a dificuldade de enxergar durante os trajetos na chuva. Para que você minimize essa questão, é possível apostar em equipamentos com lentes antiembaçantes e capacetes com sistema de ventilação, que além de prevenir o embaçamento, evita que o usuário sofra com o abafamento.
Outra forma de prevenção ao embaçamento é deixar a viseira entreaberta. Desse modo, você permite que o ar circule dentro do capacete. Contudo, é preciso limpá-la com frequência, para remover as gotículas de chuva, deixando a visão menos obstruída.
Roupas e acessórios para andar de moto na chuva
Garantir a sua proteção e também a dos demais motoristas em condições adversas requer um cuidado mais atento. Por isso, você precisa estar apto a compreender cada trecho do trajeto, de modo que deve contar com roupas específicas para situações de chuva. Veja os principais a seguir.
Capacetes de alta qualidade
O equipamento de segurança individual principal para o motociclista é o capacete. Nos períodos chuvosos, ele ganha ainda mais importância. Para que a sua segurança seja efetiva, garanta que ele seja devidamente vedado, que tenha uma boa ventilação por meio das passagens de ar e que a viseira seja clara – se possível, antiembaçante.
Luvas impermeáveis
Para manter as suas mãos aquecidas, protegidas e secas, as luvas impermeáveis são uma opção fundamental diante das condições chuvosas. Além dessas características, elas devem ser antiaderentes e possuírem articulações rígidas, para resguardar você em casos de impactos ou de quedas.
Roupas impermeáveis
Tenha sempre na mochila ou no bagageiro roupas à prova de chuva. Essas peças incluem calças, jaquetas e capas de chuva, que vão o manter seco e confortável. Botas impermeáveis também vão proteger os seus pés.
Para assegurar a impermeabilidade, verifique se as costuras são bem-vedadas e seladas, de modo a impedir a entrada de água. Também é prudente verificar se o material é respirável, para permitir a evaporação do suor.
Sportbay: sua segurança em todos os trajetos!
Como pilotar moto na chuva pode ser desafiador, é preciso seguir todas as dicas, tanto as de pilotagem segura quanto as de equipamentos. Verifique com cautela se os pneus da sua motocicleta também estão aptos para encarar as estradas sob condições adversas de clima.
Na Sportbay, você encontra luvas, capacetes, roupas e diversos outros equipamentos para encarar viagens de moto em períodos chuvosos. Todos os produtos são de alta qualidade, prezando o seu conforto e a durabilidade das peças, faça chuva ou faça sol. Confira excelentes opções no site agora mesmo!