Como perder o medo de andar de moto? Conheça dicas para começar a dirigir

Aprender a andar de motocicleta pode ser uma tarefa difícil e complexa no começo. Todo mundo tem alguma dificuldade nesse processo, seja na hora de encarar o trânsito, seja ao viajar na estrada. Porém, com as dicas certas, você pode entender como perder o medo de andar de moto.

Muitas vezes, o medo de andar de moto impede que pessoas realizem esse grande desejo e conquistem mais mobilidade no dia a dia. Contudo, não é um bloqueio que se perde instantaneamente: é preciso ter tempo, foco e treino para começar a dirigir o veículo.

Por isso, a Sportbay separou estratégias e recomendações fundamentais sobre como perder o medo de andar de moto. Assim, é possível dar os primeiros passos para curtir aventuras em duas rodas.

Começando a andar de moto

Aprender como perder o medo de andar de moto começa antes mesmo de subir em uma moto. Primeiro, anote todos os seus receios e dúvidas sobre dirigir motocicleta para entender melhor seus bloqueios. 

Nas aulas teóricas e práticas no Centro de Formação de Condutores (CFC), procure ser transparente e tirar todas as suas dúvidas. Assim, você terá mais confiança na hora de andar de moto.

Então, é necessária uma preparação mental para entender como perder o medo de pilotar moto na autoescola. Porém, isso é o começo de um processo que, com as dicas corretas e muito treino, vai render bons resultados.

Dicas para perder o medo de andar de moto

como perder o medo de andar de moto

O medo de andar de moto não aparece só durante as aulas práticas da autoescola. Mesmo com a carteira de motorista em mãos, é muito comum ter receios ao utilizar o veículo. Portanto, reunimos dicas sobre como perder o medo de pilotar moto!

Escolha uma moto apropriada

Para as aulas ou os primeiros trajetos na rua, não é aconselhável utilizar uma moto muito potente ou muito pesada. No começo, é muito importante possuir estabilidade e assumir o controle do veículo.

Alguns dos modelos mais populares — de 125, 150 e 160 cilindradas — são as melhores motos para iniciantes. Nessa faixa de potência, você também pode escolher entre diversos estilos de motocicleta, como scooters. Opte pelo veículo que mais se enquadra no seu estilo de vida.

Escolha um local com pouco trânsito 

Uma das melhores estratégias de como perder o medo de andar de moto é escolher um ambiente com pouco trânsito para treinar. Se for possível, combine com alguém que já possui experiência com moto para ir ao local e dar dicas durante o percurso.

Então, procure ruas pouco movimentadas e não acidentadas. Também evite andar à noite, devido à baixa visibilidade. Comece circulando o quarteirão, depois utilize as vias nas redondezas. 

Após adquirir confiança nos trajetos curtos, comece a andar em vias um pouco mais movimentadas, sempre respeitando a distância de 2 m entre os veículos. As subidas também são motivo de receio de muitos motociclistas, então procure locais mais inclinados e calmos para treinar essa situação.

Treine freadas e os princípios da direção defensiva

Um dos principais pontos para aprender como dirigir moto é praticar a chamada direção defensiva: conduzir o veículo para evitar acidentes, protegendo sua integridade física, a de outros condutores e a de transeuntes. 

Para isso, sempre se mantenha a uma distância segura de outros veículos e respeite as sinalizações. No começo, é muito importante aprender como frear com segurança: os freios traseiros e dianteiros devem ser utilizados em conjunto e com a moto bem alinhada, para ter melhor eficiência na frenagem e não derrapar.

Utilize os melhores equipamentos para sua segurança

Os equipamentos e acessórios são essenciais para aprender como perder o medo de andar de moto. Por isso, é imprescindível contar com produtos de qualidade tanto para o motociclista quanto para a moto.

Os capacetes são itens obrigatórios e fundamentais para sua segurança. Na Sportbay, você encontra diversos modelos abertos, fechados e escamoteáveis, com tecnologia de ponta e designs para todos os gostos. Não deixe de conferir os capacetes da Pro Tork, líder do mercado e parceira oficial da Sportbay.

As outras peças de vestuário também oferecem segurança e conforto para seu aprendizado na direção. As calças para motociclista contêm forração na parte interna da perna, que garante melhor proteção contra o calor do motor. Já as luvas fornecem melhor pegada e estabilidade no guidão.

Na Sportbay, também há camisetas com proteção UV, cotoveleiras, joelheiras, botas e muito mais. Você ainda consegue personalizar seu veículo com produtos como protetor de guidão e de mãos.

Encontre tudo sobre motociclismo na Sportbay

Agora que você conheceu essas dicas para perder o medo de andar de moto, que tal conferir outras no blog da Sportbay? Aqui, você fica por dentro das principais tendências do motociclismo e das recomendações importantes para quem está começando a pilotar.

Também confira os produtos da loja online da Sportbay, com tudo que você precisa para andar de moto no dia a dia e viver grandes aventuras. Você encontra vestuário para motociclista e peças de moto para os segmentos street, off-road e big trail.

Aproveite essa oportunidade única e conheça o catálogo da Sportbay, com produtos únicos e preços imperdíveis. Entregamos para todo o Brasil, então você não precisa se preocupar com a distância!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS