Afinal, como o motociclista deve se comportar no trânsito? Veja 7 dicas

O trânsito é um ambiente com muitos pontos de atenção, como os veículos, os pedestres e as diferentes sinalizações. Nesse cenário, o papel do motociclista é de grande importância, exigindo não apenas habilidade técnica, mas também uma postura atenta e responsável. Vamos conferir como o motociclista deve se comportar no trânsito? Entenda todos os detalhes a seguir! 

1 – Use os acessórios certos

Muito além do uso do capacete, no trânsito, há diferentes acessórios que são fundamentais para a segurança e o conforto dos motociclistas. Lembrando que esse equipamento deve ser usado preso ao queixo, por meio da cinta, e estar bem-ajustado. Fora isso, a viseira também deve estar abaixada. Confira outros itens essenciais: 

  • botas, para garantir mais conforto, firmeza e proteção aos pés;
  • óculos de proteção contra pequenas pedras, poeira e outros elementos que possam prejudicar a visualização no trânsito;
  • coletes refletivos, especialmente durante a noite ou em trechos com baixa visibilidade;
  • luvas próprias para proteger as mãos. 

2 – Mantenha uma distância segura entre os veículos

Outra ação de segurança no trânsito é a distância de proteção, que é fundamental para prevenir colisões e acidentes. Esse espaço deve ser medido em segundos. Para isso, siga as instruções a seguir:

  • escolha um ponto de referência na via;
  • assim que o veículo que estiver à sua frente passar, iniciei a contagem;
  • conte 2 segundos pausadamente;
  • a distância entre a sua moto e o veículo da frente será segura se o automóvel passar pelo ponto fixo após a contagem desse tempo. 

3 – Use a direção defensiva 

Dentre as dicas de direção defensiva para motos estão a velocidade baixa e a atenção redobrada, caso tenha necessidade de passar por corredores no trânsito. Lembre-se também de que é preciso observar se os outros veículos estão parados. 

Outro ponto importante é não sair do semáforo em alta velocidade. Aqui, a dica é não ter pressa, pois muitos acidentes acontecem quando os condutores aproveitam a luz amarela. 

MATERIA Afinal como o motociclista deve se comportar no transito Layout - Sportbay

4 – Use o freio com atenção

Na hora de usar o freio, permaneça com o corpo reto e o joelho colado no tanque. Tente aplicar uma força média na manete da frente, sem desengatar a marcha ou pressionar a embreagem. Também use o freio traseiro. Em seguida, acione o pedal aos poucos, para evitar derrapagem. 

Já para as motos do tipo scooter, tanto o freio traseiro quanto o dianteiro são acionados manualmente. Enquanto a manete direita coloca em ação o freio da frente, o esquerdo aciona o freio de trás. 

5 – Posicione-se corretamente na moto 

Os motociclistas no trânsito também devem ter uma postura adequada para deixar a direção da moto ainda mais fácil. O ideal é manter a cabeça erguida e o olhar sempre a frente. Além disso, é importante se atentar a outros pontos, como:

  • coluna reta, para ficar mais confortável e não se cansar;
  • pés em paralelo e direcionados à frente;
  • ombros e braços relaxados, a fim de proporcionar mais agilidade;
  • joelhos abraçando o tanque e pernas flexionadas, para garantir estabilidade. 

6 – Aumente os cuidados na chuva 

Ainda entre as dicas para motociclistas está o cuidado maior durante as chuvas. Isso porque as faixas de pedestres se tornam mais escorregadias, o que facilita a derrapagem. Fora isso, a água pode espalhar óleo e fluidos de outros veículos. 

Além disso, quando for fazer curvas no piso molhado, reduza a velocidade e incline menos o veículo. Dessa forma, você diminui o risco de escorregar. Lembre-se também de usar roupas impermeáveis, para garantir mais conforto durante o trajeto. 

7 – Faça uma inspeção antes de sair de casa 

Por último, antes de sair de casa e encarar o trânsito, faça uma inspeção completa na moto. Nesse momento, verifique o funcionamento dos piscas, do farol, da lanterna e da lâmpada de freio. 

Além de ser superperigoso trafegar com alguma luz queimada, a prática é uma infração de trânsito. Ou seja, você será multado e ainda perderá pontos em sua CNH

Dicas sobre motos você encontra no blog da Sportbay! 

Já sabe como o motociclista deve se comportar no trânsito? Então, agora aproveite para conferir outras dicas no blog da Sportbay. Por aqui, você descobre tudo sobre IPVA, como consultar os pontos da CNH e muito mais. 

Aproveite para conhecer também o catálogo da Sportbay. Lá, você encontra produtos como capacetes, botas, óculos, coletes, luvas, dentre outros itens para se aventurar com conforto. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS