Como montar uma bike? Confira o guia

Montar uma bicicleta é uma das atividades mais gratificantes que um entusiasta do ciclismo pode experimentar. Alguns ciclistas se contentam em somente pedalar, enquanto outros são viciados em buscar equipamentos, realizar a manutenção e construir bicicletas. Se você deseja saber como montar uma bike, confira este guia especial. 

Talvez você já esteja familiarizado com algumas peças de reposição ou tenha um quadro em bom estado que precisa de alguns componentes para ficar pronto. Você também pode apenas estar curioso a respeito do que é preciso para montar uma bicicleta ou personalizá-la. Calma! Neste post, você fica por dentro de tudo.

Uma bike com a sua cara

Embora nem sempre seja tão fácil ou acessível quanto comprar uma bicicleta completa, montar uma bike peça por peça permite que você personalize as especificações. Se quiser investir mais em um componente específico e economizar em outro, também é possível. 

Ao saber como montar uma bike, você também pode retirar componentes de um quadro e transferi-los para um diferente. Trocar apenas o quadro é, de certa forma, a maneira mais fácil de montar uma bicicleta nova sem gastar muito, além de ter em mãos um modelo personalizado.

Comece pelo quadro de bicicleta

Quem deseja saber como montar uma bicicleta do zero precisa entender que existem muitos padrões diferentes para isso. Se você estiver encomendando peças on-line, é essencial garantir que os componentes sejam compatíveis entre si e com o quadro. É possível realizar essa conferência ao ler as especificações dos produtos em sites de e-commerce, como a Sportbay.

Se você não tem um quadro de bicicleta, o primeiro passo é escolher um, pois ele é responsável por unir todas as outras peças. É importante prestar atenção ao tamanho do seat tube. Comece lubrificando o selim e deslize-o no lugar indicado no tubo. Não se preocupe em acertar a altura, você pode configurá-la mais tarde. Nesta fase, você só precisa do selim instalado.

Guidão e câmbio

Para montar o guidão, levante a peça para não torcer os cabos. Em seguida, verifique se os logotipos dos freios e das marchas estão voltados para cima. Isso indicará um bom sinal de que a montagem está no caminho certo. Por fim, ajuste o suporte do guidão e verifique se a peça está centralizada.

No passo seguinte, é importante verificar o câmbio da bike. Aperte os freios e as alavancas de câmbio. Certifique-se de que a campânula de embreagem esteja no lugar. Ao apertar o câmbio, é importante que ele não se mova. Nessa etapa, tenha cuidado para não apertar demais e rachar o plástico.

Rodas e pneus

Para montar a roda dianteira, em primeiro lugar, utilize uma bomba para encher os pneus. Verifique a parede lateral da peça para obter uma orientação correta sobre a pressão de ar que deve ser injetada. É importante não deixar o pneu frouxo nem calibrá-lo excessivamente.

Em seguida, lubrifique o eixo, certificando-se de não deixar excessos no disco, uma vez que peças muito lubrificadas podem impactar negativamente o desempenho ou causar acidentes. Encaixe o eixo seguindo as instruções e prenda a roda na bicicleta. Dica: essa etapa fica mais fácil com a bicicleta de cabeça para baixo.

Ajuste os pedais

No momento de encaixar o pedal de bicicleta, instale cada um no lado correto da bike. Os pedais estão marcados com “E” para a esquerda e “D” para a direita, ou “L” para esquerda e “R” para direita, se estiver em inglês. A recomendação é usar uma chave de fenda para apertar os parafusos, a fim de garantir um excelente ajuste. 

Lembre-se de que os pedais esquerdos têm uma rosca invertida. Para apertar, gire-os no sentido anti-horário. Na hora de montar sua bike, cada detalhe e dica é precioso, pois são eles que vão garantir o encaixe perfeito e uma integração entre as peças que cause danos materiais ou à segurança do ciclista posteriormente.

Conforto, segurança e performance 

Lembre-se de verificar os parafusos da pedivela. Aperte-os em ambos os lados para garantir que os pedais permaneçam conectados à bicicleta. Idealmente, você deve usar uma chave de torque ou universal para definir o ajuste correto desses parafusos.  

Ao final do processo, verifique as engrenagens. Aperte bem as peças para que o guidão se mova livremente, mas sem nenhum movimento de balanço nos outros componentes. Se você já tem experiência na montagem de bicicletas, unir todos esses itens não será um problema. 


Depois de conferir todas as dicas sobre como montar uma bike, é hora de adquirir as peças e ferramentas para colocar o que aprendeu em prática. Com a bike montada, não se esqueça dos acessórios para bicicleta que podem ser encontrados na Sportbay. Eles irão garantir ainda mais conforto, segurança e performance em suas pedaladas!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS