Sportbay logo

Como montar um triciclo infantil? Dicas e passo a passo

Triciclos são uma grande fonte de diversão para as crianças. Eles ajudam a desenvolver habilidades físicas e cognitivas, além de proporcionar independência e confiança. Mas para isso, tudo precisa estar encaixado perfeitamente. Por isso, neste artigo você vai aprender como montar um triciclo infantil

A diferença entre um triciclo e uma bicicleta é que ele é mais baixo, tem rodas maiores e é adequado para crianças menores de dois anos. Os triciclos possuem duas rodas atrás e uma na frente, podendo ter empurrador ou não. É por meio deles que muitas crianças aprendem a pedalar e ganhar forças nas pernas. 

Coordenação e equilíbrio 

Antes de aprender como montar um triciclo infantil, vamos ficar por dentro dos benefícios dele? Andar de triciclo pode melhorar o equilíbrio e a coordenação de seus filhos de forma eficaz. Também ajuda a aprimorar habilidades motoras, além de promover os reflexos enquanto aprendem a dominar a direção.

Andar de triciclo infantil também contribui para  melhorar a coordenação dos braços e pernas à medida que a criança aprende a entrar e sair do triciclo. Com o tempo, a criança ganha cada vez mais equilíbrio nos pés, braços, mãos e pernas que passam a ficar cada vez mais coordenados.

Confiança e independência 

À medida que a criança passa a dominar o triciclo, ela se tornará mais confiante. Isso porque andar de triciclo aumenta suas habilidades de direção, ensina a superar obstáculos e ser mais receptivo a desafios, resultando em um mais confiança. Por isso, é importante saber como montar um triciclo infantil corretamente.

Dar ao seu filho um triciclo ensina sobre independência e liberdade enquanto ele desenvolve diversas áreas motoras. Depois que as crianças  dominam o triciclo, desviando de obstáculos, elas não precisarão mais de sua ajuda. Assim, elas passam a ter liberdade de explorar diferentes locais – em casa ou no parquinho.

Segurança e acessórios

Praticar como andar de triciclo dá aos seus filhos a consciência sobre a segurança própria e a dos outros ao redor deles. Para estar seguro ao andar de triciclo, seu filho precisa aprender quando diminuir a velocidade, revezar a pista com outras crianças e saber o momento certo de parar.

Para entender como montar um triciclo infantil, é importante saber que os acessórios são essenciais. Sendo assim, ganhar a habilidade de montar um triciclo significa aprender sobre os vários dispositivos que são acoplados: rodas, guidão, pedais, cesto, empurrador, entre outros.

Iniciando a montagem

Mas afinal, como montar um triciclo infantil? Não existe segredo para montar o triciclo. O primeiro passo é encaixar o disco central do eixo principal da roda dianteira, utilizando pinos. Em seguida, coloque os suportes do disco central. Seguidamente, posicione as arruelas e as buchas para que a roda fique firme.

Por fim, acrescente os pedais em ambos os lados. Lembre-se de fixar os pedais com os clips de plástico. Depois, encaixe o garfo nos conectores, travando-o com parafusos. Após isso, encaixe o paralama na parte inferior do garfo. Utilizando uma porca cega, parafuse ambas as partes. 

Montando o eixo principal e o chassi

Quem pesquisa como montar um triciclo precisa saber que o eixo principal da roda traseira vem acoplado à estrutura principal. Desse modo, encaixe uma arruela de plástico (maior), seguida do carretel plástico e outra arruela de plástico (menor). Depois, acople a estrutura principal ao garfo com o pino conector. 

Para prosseguir com a montagem, parafuse o apoio para os pés de modo horizontal. Depois, encaixe os pinos dos ganchos na parte de trás onde fica o apoio. Gire-os somente uma vez até que fiquem fixos. Atenção: os ganchos precisam ser dispostos e parafusados no chassi traseiro.

Quase no fim…

Prosseguindo com as dicas de como montar triciclo infantil 3 em 1, encaixe o assento, parafusando-o firmemente. Aplique a conexão da barra de controle antes de iniciar a montar a guia. A fim de estruturar a guia, introduza a alça na barra da guia. Nesse momento, o apêndice metálico deve estar direcionado para a direita.

O próximo passo é inserir as buchas de plástico no tubo, de acordo com as orientações das peças. Prosseguindo, a guia deve ser aplicada no tubo e depois parafusada. Nessa etapa, não esqueça de posicionar o eixo de direção abaixo do assento, à direita. O objetivo é conectar o gancho ao garfo. 

Em seguida, para encerrar as dicas sobre como montar um triciclo infantil, parafusando bem, coloque o suporte do encosto no chassi traseiro. Depois, no suporte do encosto, coloque a barra de segurança nos conectores laterais. Parafuse os conectores, para, após, posicionar a capota nos conectores que sobraram.

Triciclos e acessórios na Sportbay

Andar de triciclo é uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças. Realizar a montagem correta dos triciclos é parte fundamental para uma experiência segura, que possibilite às crianças colocar diversas habilidades em prática. Por isso, confira em nosso blog outros conteúdos especiais sobre ciclismo infantil. 

Na Sportbay, você encontra opções de triciclos em rosa para meninas e em azul para os meninos, além de diversas outras cores no catálogo. Confira também os capacetes infantis e acessórios como cotoveleiras, joelheiras e luvas – equipamentos fundamentais para a proteção dos pequenos.  

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS