Todas as etapas de como limpar escapamento de moto

O escapamento, ou cano de descarga de uma moto, geralmente, não é a parte que recebe mais carinho e atenção no momento da limpeza ou até mesmo da manutenção. Logo, existem sempre algumas dúvidas de como limpar escapamento de moto, de forma que fique pelo menos próximo ao novo.

Por ser uma peça que passa a maior parte do tempo exposta, o escapamento acaba ganhando toda uma cobertura de sujeira, lama, piche e outras coisas que podem grudar nele durante a direção. Não é à toa que essa área não recebe muita atenção dos pilotos, ela acaba acumulando mais sujeira e merece uma atenção especial.

Um escapamento de moto sujo pode acabar completamente com um visual e fazer com que toda a limpeza que você fez parecer em vão. Além da parte estética, esses tipos de limpeza mantêm uma manutenção contínua na peça, ajudando a identificar caso haja um problema e evitando danos causados pela sujeira.

Passo a passo

Como costumamos fazer, passaremos um passo a passo de como limpar escapamento de moto, indicando o que fazer em cada etapa, os produtos, os equipamentos necessários e os cuidados extras que você deve ter.

Preparação

Para começar a limpar o escapamento de moto, é importante se preparar e se atentar a alguns cuidados. Vá com sua moto (que não deve estar quente) a um local fresco e com sombra.

Início da lavagem

Inicie o processo de como limpar escapamento de moto, enxaguando a peça com água em uma mangueira de jardim — evite usar pressurizadores de água para não afetar a tinta. É recomendado, para que não caia água dentro do escapamento, que use uma sacola plástica visando cobrir as saídas dos canos.

Na ponta do silenciador, caso for necessário, passe um pano úmido no local até tirar o grosso da sujeira, assim como está fazendo com o resto do escapamento.

Limpando escapamento de inox ou cromo

O como limpar um escapamento de inox ou cromado é mais simples do que parece. Apesar de serem superfícies que podem ser arranhadas ou manchadas caso sejam feitas de forma errada, a forma correta é fácil se forem seguidas as instruções.

As suas superfícies possuem produtos próprios especializados, porém facilmente encontrados em lojas de material de limpeza para automóvel. Leia as instruções de uso deles e aplique conforme o indicado; deixe um tempo após a aplicação, enxágue com água e veja se toda sujeira sai. Caso precise, repita o processo.

Para a aplicação do produto, evite materiais muito agressivos ao cromado. Pode ser muito fácil causar arranhões danos, logo tenha preferência por usar escovas de cerdas moles e panos macios.

Retirando a ferrugem

O processo de como tirar ferrugem do escapamento da moto é bem parecido com o de limpeza de cromadas ou inox. Compre o produto certo e aplique conforme as instruções de uso, mas atenção aos cuidados necessários na aplicação. 

Existem alguns produtos que podem ser muito abrasivos para a pele e que, ao serem usados, você deve ter um material de proteção mínimo, como luvas e óculos.

Limpeza interna

Para saber como limpar o escapamento de moto por dentro, primeiro é preciso compreender que há duas opções: uma delas é utilizar um produto descarbonizante no combustível da moto, e a outra é retirar e desmontar o escapamento por completo.

Caso você deseje usar os produtos descarbonizantes, é bem simples. Coloque, junto ao combustível da sua moto — que deve estar ligada normalmente —, o produto com a quantidade indicada no seu rótulo. O tempo pelo qual ela tem que ficar ligada também vai ser informado nas instruções. 

Temos o segundo caso de como limpar escapamento de moto pelo lado interno. Primeiro, remova por completo o escapamento da moto e lance, por meio de spray, o produto descarbonizante por dentro de todo o escapamento. Lembre-se que não se deve usar água pressurizada dentro dele, pois pode causar danos.

Mantenha a manutenção

A forma mais fácil de como limpar escapamento de moto corretamente é fazendo isso regularmente. Isso evita o gasto de grandes quantidades de dinheiro com muitos produtos de limpeza.

É possível, também, que você perca a sua peça por falta de limpeza e de manutenção constante. Não deixe que o seu escapamento fique irreconhecível para limpá-lo, tenha certeza que o gasto com um novo vai ser muito maior.

Se manter uma rotina de limpeza, nunca vai precisar fazer grandes faxinas e sempre vai ter um visual de praticamente nova na sua motocicleta. A limpeza da sua moto vale muito a pena para evitar problemas causados por sujeira.

Quer saber mais sobre a limpeza de moto?

Se você se interessou pelos processos de limpeza da sua amiga de duas rodas, continue lendo os artigos do nosso blog. Aqui, temos várias dicas para manter tudo um brilho, como, por exemplo, como limpar a viseira do capacete e até como retirar riscos dela também.

Damos dicas de manutenção e, caso você precise de uma peça nova ou até mesmo um equipamento adicional, como uma joelheira, camisas ou qualquer outra coisa do mundo das motos, você encontra rapidamente no nosso site.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS