Como limpar carburador de moto? Conheça dicas para preservar a peça do motor

O carburador é uma peça fundamental para o funcionamento das motocicletas, porque proporciona a queima de combustível mais eficiente possível se estiver em bom estado. Dessa forma, saber como limpar carburador de moto é muito importante para o desempenho dos veículos.

Muitas vezes, um carburador sujo pode interferir na mistura correta de combustível e oxigênio, o que afeta todas as partes do motor. Por isso, é fundamental checar a condição do equipamento constantemente, assim como realizar manutenções e limpezas.

Pensando nisso, preparamos um artigo para você entender como limpar carburador de moto, com informações relevantes sobre o equipamento e outras dicas sobre manutenção. Confira!

Por que é importante limpar o carburador?

O carburador de moto é a peça responsável por fracionar a mistura entre combustível e oxigênio (ar). Dessa forma, a queima do combustível nos cilindros acontece de maneira eficiente, movimenta os pistões e, consequentemente, gera energia para movimentar a moto.

Contudo, quando ele está desregulado, como em caso de peças sujas, a mistura do combustível pode não seguir proporções ideais para o motor. Isso vai acarretar perda de potência, quando o oxigênio é maior, ou “afogamento” do motor, se a quantidade de combustível for maior.

Portanto, é imprescindível realizar a manutenção e a limpeza de carburadores para evitar prejuízos ao veículo, que vai sempre andar com eficiência. Como atualmente não há fabricação de muitos dos tipos de carburador, os proprietários devem zelar pelo próprio veículo.

Vale ressaltar que o carburador era uma peça presente na maioria das motos até meados da década de 1990. Porém, ele foi substituído pela versão eletrônica e, posteriormente, pela injeção eletrônica. Hoje, o carburador também está presente em motos de competição e edições especiais.

Como limpar carburador de moto?

como limpar carburador de moto

Antes de aprender como limpar carburador de moto passo a passo, saiba que, caso o motor não esteja funcionando perfeitamente, o mais aconselhável a se fazer é procurar um mecânico. Esse profissional vai saber identificar e resolver os problemas, principalmente de peças que estão ficando escassas.

Se você tiver um conhecimento de mecânica e quiser realizar a limpeza por conta própria, ainda há certos cuidados para todo o processo ocorrer sem problemas. Uma excelente dica é tirar fotos de todos os procedimentos, para remontar as peças com mais praticidade depois. Confira os passos para limpar carburador de moto.

Preparação da limpeza

A limpeza de carburador de moto começa no desmonte e na preparação das peças. Primeiro, verifique se o local próximo ao carburador está sujo com resíduos como areia. Nesse caso, realize uma limpeza superficial, para essas sujeiras não entrarem no carburador posteriormente. 

Depois, retire as tampas de proteção e identifique o carburador para desmontá-lo. Desconecte a peça do filtro de ar e aproveite para verificar se esse equipamento também está em bom estado.

Então, é hora de desacoplar a mangueira de combustível, o que requer mais atenção. A moto pode ter uma alavanca com as opções “on” e “off”, coloque em “off” para não haver grandes vazamentos de combustível. Em seguida, retire a abraçadeira da mangueira com a ajuda de um alicate.

Após desacoplar a mangueira, desencaixe o carburador do restante das peças, como cabeça do pistão, coletor de admissão e cabos de eletricidade. Cada moto tem mecanismos de encaixe diferentes, então sempre confira o manual do veículo em caso de dúvidas.

Realizando a limpeza

Coloque o carburador retirado em uma superfície de trabalho e remova a tampa que o protege. Tenha cuidado na hora de tirar os parafusos na parte inferior e superior, assim como abrir a tampa, pois há peças “soltas” e delicadas no carburador.

Verifique todas as partes do carburador, principalmente as entradas, que podem estar obstruídas. Nesse caso, sopros de ar comprimido podem servir para a desobstrução. 

Já para limpar todas as partes do interior, utilize uma escova com cerdas macias, como pincel ou uma escova de dentes, para aplicar e esfregar o produto especial para limpeza de carburador com cuidado. Muitas pessoas também misturam essa substância com gasolina.

Finalização da limpeza

Após entender como limpar carburador de moto, é o momento de finalizar o processo. Deixe a peça secar por alguns minutos e enxugue-a com um pano seco. Então, monte novamente o equipamento e feche-o com a tampa.

Agora é o momento de reconectar todos os cabos e peças ao carburador na moto. Nessa fase, as fotos que você fez serão muito importantes para identificar como cada peça se encaixa.

Encontre equipamentos de moto na Sportbay!

O processo de limpeza do carburador de moto não é fácil, por isso procure sempre um especialista em caso de dúvidas. No blog da Sportbay, também há outras dicas incríveis sobre manutenção de moto e equipamentos, tendências do motociclismo e muito mais!

Não deixe de conferir a loja online da Sportbay, com tudo que você precisa para pilotar sua moto com conforto e estilo. Temos desde peças de motocicleta até vestuário completo, incluindo capacetes incríveis, calças especiais para motociclistas e botas super-resistentes.

Então, confira já nossas opções de pagamento e adquira tudo para viver suas aventuras em duas rodas. Aliás, você nem precisa se preocupar com a distância, porque a Sportbay enrola o cabo e entrega para todo o Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS