Como instalar a ponteira de escapamento de moto: passo a passo

As ponteiras, como o próprio nome indica, estão localizadas na ponta dos escapamentos das motocicletas. É comum que os motociclistas tenham vontade de realizar a troca das ponteiras. Por isso, neste artigo, você descobre como instalar a ponteira de escapamento de moto.

De modo geral, as ponteiras originais de fábrica são mais pesadas e exercem maior controle sobre o fluxo dos gases que saem pelo escapamento. Por outro lado, as ponteiras adquiridas como um acessório costumam ser mais leves, sendo que o fluxo de ar circula livremente.

Maior desempenho e design aprimorado

A troca da ponteira geralmente é realizada pelos condutores que desejam obter maior desempenho ou aprimorar o design da motocicleta. Desse modo, se você quer ter aparência e desempenho excelentes, personalizar a ponteira é a solução indicada.

Além de encontrar o modelo mais indicado, é essencial saber como instalar a ponteira de escapamento de moto. A instalação correta oferece pequenos, mas satisfatórios ajustes no som emitido pelo escapamento, além de renovar a aparência geral da motocicleta.

Encontre a melhor opção e instale corretamente

Como instalar a ponteira de escapamento de moto passo a passo FOTO Layout - Sportbay

Ao procurar uma nova ponteira para o escapamento de moto, você vai se deparar com uma infinidade de opções. Desse modo, faça pesquisas na internet, além de conversar com especialistas e condutores antes de adquirir uma nova ponteira para a sua motocicleta. 

O universo de personalização de motocicletas é infinito. As possibilidades são muitas, pois a ponteira de escapamento é apenas uma opção entre tantas que envolvem bancos, manoplas, guidões, carenagem, etc. Contudo, assim como os outros elementos, é fundamental saber instalar a ponteira corretamente.

Estado de conservação

Como a ponteira do escape da moto pode sofrer danos por conta da ação do tempo, é comum que essas peças oxidem, amassem ou sejam perfuradas. Apesar da vida útil das ponteiras ser longa, em algum momento, você pode ter que trocá-la. Ruídos altos são um sinal de que a ponteira precisa ser trocada. 

Remova a ponteira antiga

Se você deseja saber como instalar a ponteira de escapamento de moto, conheça o passo a passo agora. Em primeiro lugar, é preciso remover a ponteira antiga. Nesta etapa, utilize um cavalete para deixar a motocicleta em pé enquanto realiza a troca da ponteira.

Com a moto suspensa pelo cavalete, remova os parafusos com a chave do modelo hexagonal. Nesse momento, é importante guardar os parafusos adequadamente a fim de não perdê-los. Se você encontrar dificuldades para retirar alguns da ponteira de moto, use o WD-40 com a finalidade de remover a ferrugem.  

Encaixe a ponteira nova

Quando remover a ponteira antiga, selecione a ponteira nova e leve-a ao local onde será encaixada. Nesta etapa, verifique se o anel de vedação está no lugar adequado. Caso esteja, posicione a ponteira no escapamento de moto. Depois, coloque e aperte os parafusos. 

Primeiro, coloque o parafuso mais próximo ao escape. Em seguida, os parafusos próximos ao pé do carona. Além dos parafusos, alguns modelos de motocicleta apresentam presilhas para prender a ponteira ao escape. Preste atenção para não deixar nenhuma presilha solta!

Finalizando a montagem

No momento de saber como instalar a ponteira de escapamento de moto, é preciso ter atenção redobrada na etapa de montagem. Quando estiver montando, só aperte os parafusos até o final quando se certificar de que as peças e as partes restantes estão encaixadas e montadas adequadamente.

Ao final do processo, confira as posições das peças envolvidas e aperte os parafusos. Na etapa de finalização, faça uma busca panorâmica com o olhar para ver se não ficou nenhuma peça para trás. 

Outro fator essencial é observar se a ponteira ficou com marcas de impressão digital ou manchas de óleo. É importante remover essas marcas antes de ligar a moto a fim de evitar que as manchas fiquem gravadas permanentemente na nova ponteira. 

Instalar a ponteira no escapamento pode ser desafiador. Se você não tem experiência ou tem alguma insegurança relacionada ao processo, um profissional capacitado pode ajudá-lo. Para isso, procure uma oficina especializada. 

Detalhes sobre a ponteira esportiva

Além de transformar a estética da moto, deixando-a mais alinhada ao seu estilo, as ponteiras esportivas melhoram o rendimento da motocicleta. Isso ocorre porque quando alteramos componentes da moto, todo o sistema é influenciado pela modificação realizada.

Com a instalação de uma nova ponteira não é diferente. As ponteiras esportivas têm capacidade ampliada em relação ao fluxo de ar que passa por elas. Desse modo, os gases são lançados para fora com mais rapidez, o que contribui para elevar o desempenho do motor da motocicleta.

Atualmente, você encontra ponteiras desenvolvidas com tecnologia de ponta e projetadas com design inovador, agressivo e moderno. Além disso, é possível escolher a cor que mais combina com você. Dourado, vermelho, preto, rosa e verde são algumas das opções disponíveis. Outro diferencial imperdível é o som grave e agressivo.

Encontre peças na Sportbay

Além de compreender como instalar a ponteira de escapamento de moto, no blog da Sportbay você confere diversos assuntos relacionados à conservação e manutenção de peças. Em nossa loja, você encontra um catálogo repleto de acessórios e equipamentos. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS