Os apaixonados por motos não conseguem se contentar em somente pilotar. Eles precisam conhecer e aprender por si mesmos a cuidar de seu funcionamento. Um dos principais componentes, senão o principal, é o coração da moto, o motor. Mas você sabe como funciona o motor de uma moto?
Por se tratar de uma peça tão vital e complexa, muitos pilotos têm até receio de não serem capazes de entender por completo o motor. Vamos tirar essa ideia errada da cabeça de alguns iniciantes e mostrar que você pode entender o básico de como funciona o motor de uma moto.
Conforme os anos foram se passando, a tecnologia nas motos evoluiu, e não foi diferente com os motores. Hoje, existem vários tipos diferentes de motores que podem atender a necessidades diversas. Eles possuem funcionamentos específicos, e nós vamos abordar um por um.
Funcionamento do motor
Vamos falar, então, de como funciona o motor de uma moto em geral. Os motores de moto funcionam de forma parecida, alternando, por exemplo, a quantidade de tempos ou se a injeção é ou não eletrônica.
Basicamente, o motor faz o trabalho de converter o movimento alternado dos pistões, gerado pela combustão em movimento rotativo. Após isso, a transmissão entra em ação e, como seu nome sugere, transfere esse movimento, ou seja, energia e força à roda traseira, levando ao seu movimento, logo, à impulsão da moto.
Tudo se inicia com a vela de ignição, gerando a centelha necessária para a combustão dentro do motor. A centelha combinada com o combustível e o ar que foram adicionados pela abertura e fechamento das válvulas geram uma explosão, movimentando os pistões.
Principais peças do motor
Para entender como funciona o motor de uma moto, precisamos saber que contamos com algumas peças que fazem a magia acontecer, de certa forma. Elas são conhecidas por causarem dores de cabeça do dono da moto quando precisam ser trocadas, por isso a necessidade de saber a sua importância. Esses componentes são quatro: válvulas, tampas, cabeçote e velas.
Válvulas
Há dois tipos de válvulas que devem ser destacados: as de admissão e as de escape. Elas são peças pequenas que controlam a quantidade de combustível e ar presente dentro do motor para que a combustão aconteça da forma correta.
As válvulas de admissão são responsáveis por deixar que o ar e o combustível entrem na câmara de combustão, onde serão usados para impulsionar o funcionamento de outras peças importantes.
Após a combustão, que acontece dentro da câmara específica no motor, são gerados gases que são evacuados pelas válvula de escape. Essa válvula permite que esses gases residuais sejam eliminados pelo escapamento da moto, permitindo que haja espaço para que o ciclo se repita.
Tampas
As tampas têm um papel simples, porém providencial quando se trata de como funciona o motor de uma moto. Elas protegem o motor contra sujeira, insetos e outros elementos que possam atrapalhar seu funcionamento. Além disso, impedem a saída de líquidos e fluidos do sistema.
Cabeçote
O cabeçote é, talvez, uma das peças mais conhecidas, até por quem não é piloto. Ele é responsável por compor a câmara de combustão do motor, onde ocorre a combustão do ar e do combustível. Geralmente, é feito de uma liga metálica bastante resistente a altas temperaturas e pressão.
Velas
As velas são as que iniciam todo o processo de explosão e combustão no motor. Também conhecidas como velas de ignição, por meio de uma centelha, queimam o combustível que está dentro da câmara. Essa centelha é gerada por meio de eletricidade, fornecida pela bateria do veículo.
Tipos de motor de moto
Agora que já entendemos como funciona o motor de uma moto por dentro, vamos falar sobre alguns dos tipos dos motores que podem ser encontrados hoje em dia e quais as suas vantagens e desvantagens.
Monocilíndrico
O motor monocilíndrico é um dos mais simples que podem ser encontrados nos dias de hoje. Por possuir apenas um pistão, é pequeno e consome pouco combustível — muito bom para o trânsito mais complicado dos grandes centros. Sua desvantagem é que ele possui um alcance baixo nos números de giros.
Bicilíndrico
Muito comum em algumas competições de motovelocidade, os motores com dois cilindros têm uma ótima retomada e respostas muito boas. Funcionam muito bem também para motos estradeiras, que costumam atuar em faixas de médio giro.
Os cilindros podem possuir algumas diferenças, sendo eles: paralelos, cilindros em “V” e em “L”. Os que funcionam em paralelo possuem maior potência e maior velocidade final, já os em “V” trazem maior conforto e estabilidade, enquanto os em “L” têm um torque mais explosivo.
Tricilíndrico
Apesar de ainda não serem muito comuns, os motores com três cilindros já vêm se mostrando como uma evolução ainda mais funcional do que os dois anteriores. Com uma capacidade de rotação maior que o motor de dois cilindros e com baixa vibração, trazendo mais conforto, esse tipo de motor vem sendo o favorito entre muitos.
Tetracilíndrico
Com um torque baixo para baixas rotações, mas a melhor moto para viagens longas e botar o pé na estrada, surgem os motores com quatro cilindros. Tem uma vibração muito baixa, trazendo um conforto que não é encontrado em nenhum dos anteriores e funcionando muito bem a altas rotações.
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