Sportbay logo

Como frear a moto na chuva? Dicas para pista molhada

Quem tem o hábito de pilotar rotineiramente já deve ter passado por situações de pista molhada durante um dos percursos. Seja no off-road, a trabalho ou apenas em passeios no final de semana, a chuva pode surpreender quando você menos esperar. Pensando nisso, será que você sabe como frear a moto na chuva corretamente?

Sobretudo em estações chuvosas, é preciso estar preparado para pilotar em segurança caso a chuva decida cair dos céus. Andar de moto na chuva pode ser seguro e até divertido, desde que você esteja preparado e saiba como frear a moto na chuva, além de ter as habilidades e os equipamentos certos.

Roupas especiais para chuva

Para pilotar a moto na chuva, roupas impermeáveis, como capa de chuva (de duas peças ou uma), luvas, botas e um colete térmico podem mantê-lo aquecido e seco mesmo na tempestade mais forte. Jaquetas com faixa refletivas fazem a diferença sob condições de visibilidade reduzida. 

Essas jaquetas aumentam a chance de que outros motoristas o vejam. Outra peça essencial é o capacete, que deve ser equipado com uma viseira antiembaçante e máscara esportiva modular. Mantenha a viseira abaixada e fechada o tempo todo, se possível. Quando a chuva ou a umidade entrarem, será desafiador desembaçar.

Equilíbrio entre conforto e praticidade

Qualquer que seja a combinação de equipamento que você escolher, certifique-se de que ele não interfira em sua pilotagem ou o distraia de alguma forma. Por exemplo, preste atenção ao tamanho das luvas. Peças muito grandes ou apertadas demais podem prejudicar sua experiência.

Por isso, para saber como andar de moto na chuva, é preciso ter em mente a importância do equilíbrio. É essencial conseguir balancear conforto e praticidade no momento de escolher acessórios e equipamentos de segurança. Por exemplo, uma balaclava pode mantê-lo aquecido, mas dificultar o movimento do pescoço.

Suavidade nos movimentos

Para pilotar na chuva, além de saber como frear a moto na chuva, é indicado manter uma troca de roupa sempre pronta, pois prevenir nunca é demais. Em dias de chuva, outra dica relevante é: faça movimentos suaves. Ajustes do acelerador, a frenagem e as curvas devem ser realizados suavemente.

Atualmente, motos mais modernas contam com o “modo chuva”, ou rain mode, em inglês. Quando acionado, ele diminui a potência e suaviza a capacidade de aceleração. Além disso, o “modo chuva” aumenta o controle de tração e a capacidade de intervenção do freio ABS.

Atenção a todos os detalhes

De fato, andar de moto em dias chuvosos é desafiador. Mesmo com auxílios modernos para o piloto, acelere suavemente e use seu ângulo de inclinação com moderação. Manter a moto de maneira mais vertical possível reduz as chances de derrapagem em pontos escorregadios das vias.

Além de saber como frear a moto na chuva, aumente a distância entre você e o veículo da frente. Redobre o cuidado em cruzamentos, pois nesses locais existem muitas manchas de óleo, linhas de sinalização que podem se tornar escorregadias, além, é claro, de muitos motoristas desatentos.

Como frear a moto em dias chuvosos

Quando pensamos em dicas para andar de moto, saber como frear é uma das mais importantes. Desse modo, a melhor maneira de frear em dias de chuva é fazer isso suavemente, ou seja, nada de movimentos bruscos. Contudo, frear de modo suave é diferente de frear lentamente. 

Com a prática, é possível realizar a frenagem de modo suave e rápido ao mesmo tempo. A parte mais importante é o aperto inicial da alavanca. Se apertar muito rápido, os freios travam o pneu antes que os garfos tenham tempo de se acomodar e transferir o peso para a frente, o que pode interferir na aderência.

Não fique tenso. Se seus braços e ombros estiverem relaxados, suas mãos não vão agarrar nas barras com muita força. Sendo assim, você terá mais controle sobre a sensação de aderência do pneu dianteiro.

Cuidado com as surpresas

Além de saber como frear a moto na chuva, tenha cuidado com surpresas. Quando a pista está molhada, situações quase inofensivas em pistas secas podem se transformar em situações desafiadoras. Fique de olho em tampas de bueiros, pavimentação de cimento, linhas pintadas e folhas caídas.

Quando você encontrar qualquer um desses elementos, verifique se há espaço no entorno para contorná-los. Caso contrário, freie ou acelere, a fim de passar por cima deles sem realizar movimentos bruscos, acelerados e agressivos. Ao realizar os movimentos, mantenha as mãos no guidão e não incline a moto.

Manutenção e peças de reposição aqui, na Sportbay!

Aqui no blog, você confere mais dicas de segurança pensadas especialmente para quem é apaixonado por motociclismo. Seja a trabalho ou a lazer, fique por dentro de práticas e soluções que vão melhorar sua experiência como piloto. Além disso, você tem acesso a conteúdos com curiosidades e passo a passo para manutenção.

Na loja da Sportbay, é possível encontrar um catálogo repleto de peças, acessórios e equipamentos para realizar a manutenção contínua de sua moto. Destaque para as peças de reposição, tão fundamentais no dia a dia do motociclista. Aqui, você tem acesso a elas de modo descomplicado e prático. Visite nosso site.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS