Muitos pilotos focam a velocidade que podem atingir quando pilotam em linha reta, mas esquecem da importância de aprender a como frear a moto em alta velocidade. Frear corretamente é essencial a fim de manter uma pilotagem segura, mas também de melhorar o tempo de entrada e saída das curvas.
Seja no dia a dia, na estrada ou em emergências, aprender como frear a moto em alta velocidade é fundamental. É comum não treinarmos a frenagem do modo correto quando aprendemos a pilotar. Por isso, neste artigo, a Sportbay ensina técnicas que vão fazer a diferença no momento de frear a moto.
Ajuste o seu corpo
Entre as dicas para dirigir moto, acertar a posição do seu corpo deve vir em primeiro lugar. Muitos pilotos ficam confusos sobre a ordem em que devem colocar as ações em prática no momento de realizar uma curva. O mais indicado é fazer o máximo possível antes de começar a frear.
Com o corpo posicionado e encaixado, você pode passar a frear sem que seu peso interfira no movimento da moto. Por isso, ajustar a posição do corpo primordialmente é fundamental, pois assim você tem uma preocupação a menos no momento de frear a moto, sobretudo em alta velocidade.
Suavidade entre aceleração e frenagem
Ao dirigir a moto, segure-a firmemente com a parte inferior do corpo. Aperte o tanque entre as pernas e prenda o pé na pedaleira. Desse modo, você não precisa deixar os braços travados, o que torna a pilotagem mais dinâmica. Com as pernas firmes, o corpo ganha estabilidade e equilíbrio.
Outra dica para quem deseja saber como frear a moto em alta velocidade é: enquanto diminui a aceleração, acione o freio suavemente. Sendo assim, não deve haver uma lacuna grande de tempo entre a aceleração e o acionamento dos freios.
Ao soltar o acelerador, aperte o freio dianteiro em um movimento suave. Uma vez que você tenha ganhado confiança, aperte a alavanca com muita força — como se fosse apertar a mão de alguém que você não gosta. Neste ponto, você perceberá que será necessário fazer mudanças de marcha também.
Cuidado ao frear nas curvas
A fim de evitar que a motocicleta tombe durante a frenagem, o piloto não pode simplesmente soltar os freios da moto de uma só vez. Por isso, comece a soltá-lo suavemente e prossiga até o ponto de frenagem necessário.
Durante as curvas, certifique-se de soltar o freio quando estiver em metade da inclinação. Se você acertar a frenagem correta, terá impulso suficiente para passar pela curva sem aceleração. Em seguida, tudo o que resta a fazer é escolher o momento para voltar à potência.
Freios a tambor e a disco
Além de saber como frear a moto em alta velocidade, é preciso ter consciência que os tipos de freio fazem a diferença. Geralmente, são divididos em duas categorias: freios a tambor e a disco. Os freios a tambor representam a tecnologia mais antiga, encontrada em motos clássicas.
Os freios a disco são mais modernos. O benefício dos freios a tambor é que não há fluido para trocar. A desvantagem é que, nos freios a tambor, não há como o calor escapar. Por isso, quanto melhores e mais eficientes forem os freios com a dispersão do calor, melhor eles funcionam em geral, como é o caso dos freios a disco.
Freios a disco: tecnologia avançada
O calor nos freios cria algo chamado de desvanecimento do freio. À medida que o tambor ou o disco ficam mais quentes, o poder de frenagem se torna cada vez menor. É por isso que, em motos com freios a disco — com os discos abertos em vez de uma câmara fechada —, existem pequenos orifícios à vista.
O objetivo dos orifícios é dispersar o calor da forma mais eficiente com a tecnologia atual. Além disso, a presença de mais pistões nos freios a disco também se traduz em melhor poder de frenagem.
Utilize o freio dianteiro
Geralmente, o freio da frente da moto é utilizado ao parar, dar ré em um declive ou em frenagens de emergência. Para a frenagem parar ou desacelerar, aperte o freio dianteiro de modo gradual, pressionando-o até que você não possa mais apertá-lo.
Lembre-se de não adquirir o hábito de confiar em seu freio traseiro apenas para parar. Quando isso ocorre, utilizamos apenas uma fração do poder de frenagem que podemos precisar. O ideal em situações de emergência é equilibrar a utilização do freio dianteiro e traseiro.
Pernas firmes, braços relaxados
Se realizada corretamente, o acionamento do freio dianteiro deve transferir o peso para a frente e aumentar a pressão no pneu dianteiro sem a necessidade de movimento do piloto.
Nesse sentido, ao saber como frear a moto em alta velocidade, é recomendável manter a posição de pilotagem padrão com os joelhos e as coxas abraçando o tanque e uma parte superior do corpo relaxada, mas firme.
Dicas e novidades com a Sportbay
Agora que você já sabe como frear a moto, não deixe de conferir, em nosso blog, outras dicas essenciais para quem deseja ter a melhor experiência ao pilotar. São dicas de comportamento, equipamentos e leis que vão enriquecer seu conhecimento sobre o assunto.
Além disso, em nossa loja, você confere um catálogo recheado de novidades e promoções. Confira agora nossas condições especiais para você turbinar sua moto ou garantir aquela roupa especial.