Como formar um motoclube: o que você precisa saber

Organizar um motoclube permite que você se conecte com pessoas que são apaixonadas por motos e têm interesses em comum. Para saber como formar um motoclube do zero, porém, é preciso estar preparado para lidar com situações desafiadoras.

Quem deseja entender como formar um motoclube precisa ser bom em planejar e em delegar tarefas. Muitas vezes, os motociclistas desconfiam de novas organizações. Portanto, a primeira dica fundamental é: evite competição e confronto a todo custo com os grupos mais antigos.

Um pouco de história

Antes de entender como montar um motoclube, é importante conhecer um pouco de história e o contexto desses grupos no Brasil. Não é incomum encontrarmos pelas estradas do país pessoas usando coletes de couro, jeans e botas. Todos estão sempre sobre suas motos, andando em grupos. 

De acordo com o jornal Estadão, estima-se que, no Brasil, o número de motoclubes ultrapasse 4 mil. Moto Club do Brasil, Bodes do Asfalto, Águias do Asfalto e Abutre’s são os mais conhecidos. O mais antigo é o Moto Club do Brasil, fundado em 1927, seguido pelo Motoclub de Campos, cuja fundação ocorreu em 1932. 

Amizade e propósito

Além de reunir os apaixonados por motos e por motociclismo em geral, os moto clubes são reconhecidos por juntarem família e amigos. Muitos participantes dizem que, além das motos, a união e a amizade entre os membros se tornam grandes motivadores para as reuniões acontecerem. 

Quem deseja abrir um motoclube precisa saber que é essencial aos clubes agregarem um propósito social às suas reuniões. Habitualmente, todo motoclube escolhe uma instituição para ajudar, seja apoiando crianças carentes ou órfãs, entregando cestas básicas ou realizando qualquer tipo de ajuda comunitária. 

Os motoclubes são organizações que não possuem fins lucrativos. Por isso, para realizar as ações comunitárias, eles realizam almoços, jantares, shows beneficentes, rifas, bazares e eventos em geral. O objetivo é arrecadar o montante necessário para realizar as ações. 

Motoclube mais famoso

Atualmente, no Brasil, o Abutre’s Motoclube é um dos mais famosos. O motoclube foi fundado há 30 anos, em São Paulo. Hoje, o clube possui sedes internacionais nos Estados Unidos, Portugal e Espanha. Ao lado dele está o Motoclub de Campos, conhecido como o mais antigo em funcionamento no Brasil.

Mulheres dos motoclubes 

Geralmente, quando pensamos em como formar um motoclube, pensamos em grupos de homens. Contudo, atualmente, é comum encontrarmos motoclubes destinados às mulheres.

O maior número de motoclubes especialmente para mulheres está nas capitais do Brasil, uma vez que nesses locais há maior número de motociclistas. Os motoclubes mais conhecidos são: Mulheres na Estrada (PE), Damas de Aço (SP), Família Motoclube (RJ) e Crazy Girls (SP). 

Primeiros passos

Se a ideia lhe interessa, para saber como criar um motogrupo, faça pesquisas para compreender qual é a melhor forma de montar um motoclube na sua área. Alguns fatores podem ser decisivos, como características de um motoclube, a localização geográfica e a marca da moto.

Antes de iniciar o seu motoclube, pesquise se já existe um que atenda aos seus interesses. Se você tiver outro motivo para querer começar um, analise cuidadosamente e considere se isso será desrespeitoso com outros clubes existentes.

Como iniciar

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é entrar em contato com o líder do motoclube local e discutir sua ideia com ele. Na comunidade de motociclistas, é considerado desrespeitoso começar seu próprio clube, a menos que seja um grupo de nicho que ainda não exista onde você mora.

Construa sua identidade

Você precisará definir exatamente onde seu clube será baseado e a região que ele cobrirá. Também precisará pesquisar quais serão as cores e símbolos utilizados em acessórios e no colete do motoclube.

Nesse sentido, a criação de um logotipo para o motoclube é fundamental. Isso porque ele permite que o resto das pessoas identifiquem-no e possam diferenciá-lo, reforçando a identidade do clube. O logotipo o distinguirá dos outros grupos e facilitará a divulgação para novos membros. 

Regras de um motoclube

Para saber como formar um motoclube, é preciso pensar nas regras, que variam dependendo da organização. Muitos incluirão regulamentos para os membros, como respeito pela organização e dignidade para representar bem o clube.

Outras regras geralmente envolvem aplicar o logotipo do clube em camisetas e acessórios, o nível de participação esperado e o comparecimento às reuniões. Você pode conhecer exemplos de diferentes regras de motoclubes que são disponibilizadas on-line nos sites e redes sociais dos grupos. 

Motos aceitas

Muitos clubes ditam o tipo de motocicleta aceito. Você precisará saber se isso será um fator decisivo para o seu clube. Seu grupo será destinado a uma marca específica? Será de motos mais novas? Ou será para pessoas que possuem motos vintage e usadas?

Custo de um clube

Para saber como formar um motoclube, considere o custo de recrutamento de membros, mensalidades, realização de eventos e tempo que você gastará administrando. Determine também se novos membros terão que pagar uma taxa no momento do recrutamento.

Tudo sobre motos com a Sportbay

Na loja da Sportbay, você encontra acessórios e equipamentos para não passar vergonha nas reuniões do motoclube. Realize sempre a manutenção preventiva e a troca de peças, de modo a alcançar mais estabilidade e segurança em sua experiência. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS