Como fazer emplacamento de moto? Confira o passo a passo!

Você sabe como fazer o emplacamento de moto? Esse é um processo fundamental para regularizar o veículo e poder circular legalmente nas vias públicas. Ele envolve uma série de etapas que precisam ser seguidas com atenção, para que tudo esteja de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão de trânsito. 

Descubra como fazer o emplacamento de moto junto com a Sportbay. Separamos um passo a passo que te ajudará a entender todas as etapas do processo. Mas é importante ressaltar que as informações podem variar de acordo com o estado, por isso, consulte o Detran ou o órgão responsável de onde você mora.

Qual a importância do emplacamento de moto?

O emplacamento de moto atribui uma identificação única ao veículo, facilitando a sua identificação pelas autoridades de trânsito em caso de fiscalização, roubos ou furtos. Além disso, é parte integrante do sistema de controle e fiscalização do trânsito. 

A identificação eficaz dos veículos é crucial para a segurança pública. Em casos de crimes, acidentes ou infrações de trânsito, a placa de identificação da moto é uma peça-chave para investigações e resolução de casos. Em acréscimo, o emplacamento permite que você pague as taxas, regularizando a moto.

Além disso, aprender a realizar o emplacamento de moto é crucial para garantir a segurança do motociclista. O emplacamento adequado ajuda a prevenir fraudes, como a clonagem de placas. Com um sistema eficiente de controle, torna-se mais difícil de veículos circularem com placas falsificadas.

Entenda como fazer o emplacamento de moto

Entender como fazer o emplacamento de moto é um processo essencial para garantir que o veículo esteja devidamente registrado e em conformidade com as leis de trânsito. Abaixo, veja cada etapa do procedimento para te ajudar a não esquecer nenhum detalhe.

Documentação necessária

Onde emplacar a moto? Esse processo é realizado em unidades específicas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou em empresas credenciadas pelo órgão de trânsito. Consulte o órgão responsável pela sua cidade e apresente os seguintes documentos:

  • CRV (Certificado de Registro do Veículo) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo): esse documento da moto é fundamental e deve ser apresentado original e em cópia;
  • nota fiscal de compra da moto (para veículos zero km);
  • identidade e CPF do proprietário;
  • comprovante de residência atualizado;
  • DUT (Documento Único de Transferência) preenchido e assinado.
como fazer emplacamento de moto

Vistoria do veículo

A vistoria do veículo é uma etapa importante no processo de emplacar moto, sendo um requisito em muitas localidades para garantir que ela esteja em conformidade com as normas de segurança e com características estabelecidas pelos órgãos de trânsito.

Durante a vistoria, são verificados itens como chassi, motor, equipamentos obrigatórios e as condições gerais da moto. Dessa forma, será descoberto se ela atende aos padrões estabelecidos e se está em condições adequadas para circular nas vias públicas. 

Pagamento de taxas

O próximo passo para aprender como fazer emplacamento de moto é quitar as taxas. Elas podem incluir licenciamento anual, vistoria e outros encargos. O pagamento pode ser realizado em bancos autorizados, casas lotéricas ou pela Internet, a depender das opções disponíveis no Detran local.

Escolha da placa

Com as taxas pagas, o proprietário tem a oportunidade de escolher o modelo da placa para a sua moto. As opções podem variar entre placas comuns, placas personalizadas ou placas diferenciadas, dependendo das normas do Detran local.

Emplacamento

Após o pagamento das taxas, o proprietário pode dirigir-se a uma empresa credenciada para realizar o emplacamento. Essas empresas têm autorização do Detran para confeccionar e instalar as placas veiculares. Durante esse processo, também é emitido o CRV (Certificado de Registro do Veículo) com os dados da placa.

Instalação da placa

Com as placas em mãos, o proprietário deve instalá-las na moto de acordo com as especificações do Detran. É importante seguir as instruções para garantir a visibilidade correta das informações, como o número da placa e o estado de emplacamento.

Após a instalação das placas, o proprietário recebe o CRV atualizado. Com todos esses passos concluídos, a moto está oficialmente registrada e em conformidade com as leis de trânsito, pronta para circular nas vias públicas.

Quanto custa para emplacar a moto?

Afinal, quanto custa para emplacar uma moto? O valor varia de acordo com a região, e se o veículo precisa ser licenciado ou não. Atualmente, as placas são emitidas no padrão Mercosul e fabricadas por prestadores de serviços autorizados pelo Detran. Normalmente, o valor varia de 120 a 250 reais.

Saiba tudo sobre o universo do motociclismo no blog da Sportbay

Viu só como fazer emplacamento de moto é fácil? Saiba tudo sobre o universo do motociclismo aqui na Sportbay. Aproveite para se informar um pouco sobre os valores do emplacamento neste conteúdo.

O site da Sportbay reúne tudo que você e a sua moto precisam em um só lugar. Além das peças para motos street e off-road, nós também disponibilizamos equipamentos de segurança, para deixar a sua pilotagem mais segura. Confira! 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS