Aprenda como entrar em um moto clube com dicas valiosas

Se você gosta de motocicletas e quer andar com outras pessoas que também gostam, ingressar em um moto clube pode ser uma excelente ideia. Moto clubes também oferecem convivência e muitos eventos sociais que acabam se tornando parte essencial da sua vida. Mas como entrar em um moto clube?

Para quem deseja saber como entrar em um moto clube, neste artigo, a Sportbay traz dicas e respostas para as perguntas mais comuns. Em primeiro lugar, quem se reúne em um moto clube está interessado em ir mais além do que apenas andar de moto em grupo ou aprimorar suas habilidades. 

Moto clubes e o senso de comunidade

Quem tem dúvidas sobre como funciona um moto clube (MC) precisa saber que esses clubes giram em torno de aspectos sociais, isto é, de conviver em comunidade. Os membros são considerados familiares, e a adesão geralmente é vitalícia. Andar de moto é apenas uma atividade que os membros fazem juntos.

Desse modo, possuir uma moto é um requisito para se juntar a um MC. Você pode, portanto, optar por ingressar em um moto clube se estiver buscando um vínculo de irmandade com outros motociclistas ou se quiser se associar à imagem e à reputação de um clube.

Como você se junta a um moto clube?

O primeiro passo é pesquisar on-line por um clube de motoqueiros ou moto clube, identificando aqueles mais próximos de você. A maioria dos moto clubes tem sites, então, pesquise por “clube de motociclismo perto de mim” ou “clube de motociclismo em Curitiba” a fim de encontrar clubes locais. 

Leia todas as informações disponíveis sobre o clube, sua missão e valores. Desse modo, é possível determinar se é uma boa opção. Você também pode verificar fóruns dedicados ao motociclismo ou procurar grupos de moto clubes em sites de rede social, como o Facebook.

Torne-se um associado

Para alguns moto clubes, o único requisito é que você tenha uma licença para pilotar moto, ou seja, não importa o tipo de moto que você tem. Outros clubes podem aceitar apenas membros que pilotam determinados modelos de motocicletas, conhecidos como moto de moto clube, ou seja, motos de alto desempenho. 

Alguns MCs podem exigir um modelo de moto, de acordo com o segmento do moto clube. Por exemplo, existem moto clubes de trilha, que exigem que seus membros tenham motos off-road ou de motocross.

Procure um associado 

Geralmente, para entrar em um moto clube, basta preencher e enviar uma inscrição. Forneça suas informações pessoais, bem como quaisquer outros detalhes exigidos pelo formulário de inscrição. Siga as instruções no site do clube para enviar o formulário.

Alguns clubes também podem cobrar uma taxa de associação anual ou mensal. Moto clubes geralmente são muito seletivos quanto aos tipos de pessoas que deixam entrar. Procure alguém associado ao MC que você deseja ingressar, aborde-o e pergunte quais são os passos indicados para além do formulário. 

Período de teste

O primeiro passo para se juntar a um MC depois de encontrar um membro é começar a sair com o clube em eventos sociais públicos a fim de conhecer os membros. Se os membros gostarem de você, depois de algum tempo, podem convidá-lo para se tornar um candidato ou participar de um teste.

Após um período de avaliação que pesquisa como entrar em um moto clube, você pode se tornar um sócio — o que pode levar de três meses a um ano. A quantidade exata de tempo pode variar de clube para clube. Durante o período de experiência, você pode conhecer o clube até ter certeza de que deseja fazer parte dele.

Conhecendo a hierarquia de um moto clube

A hierarquia do moto clube funciona da seguinte maneira: os principais líderes geralmente incluem presidente, tesoureiro, secretário, capitão de estrada, demais cargos, além dos candidatos a novos membros. Os sócios fundadores ocupam cargos mais altos do clube, se ainda estiverem ativos.

Os clubes também podem dar títulos a não membros que se associam ao clube, como “passeios” ou “amigos do clube”. Se você deseja saber como formar um moto clube, basta iniciá-lo. Antes, porém, entre em contato com o maior MC existente em sua região e peça permissão.

Comunicação em primeiro lugar 

Quem busca como entrar em um moto clube precisa saber que MCs são territoriais. Sempre se comunique com os grupos tradicionais antes de começar seu próprio moto clube. Explique respeitosamente suas razões para fundar seu próprio clube e deixe claro que não é sua intenção desafiar o domínio do clube existente.

Se o moto clube local dominante negar seu pedido para iniciar o seu próprio, certifique-se de cumprir isso. Caso contrário, eles podem ver seu clube como um rival, o que pode ser desafiador para as atividades do seu clube. Por isso, a comunicação deve estar sempre em primeiro lugar.

Deixe sua moto em dia com a Sportbay

Agora que você já sabe como entrar em um moto clube, em nosso blog, você confere diversos artigos sobre o universo do motociclismo. Acesse conteúdos sobre comportamento e segurança no trânsito. Fique por dentro das dicas essenciais para sua experiência tanto sozinho quanto em grupo ser a melhor possível.

No catálogo da Sportbay, você encontra os melhores equipamentos, acessórios e peças de reposição. Realizar a manutenção preventiva e periódica é fundamental. Por isso, navegue agora mesmo pela nossa loja e deixe sua moto tinindo seja para trabalhar ou passear. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS