Pelo uso intensivo ou por uma queda, podemos encontrar alguns problemas e deformidades na nossa moto, que são diferentes do normal. Alguns desses problemas são simples e podem ser resolvidos em casa; um exemplo é como endireitar o guidão de moto, caso ele esteja torto ou desalinhado.
Algumas peças e equipamentos podem ser arrumados em casa, porém nem todos valem tanto a pena. No caso de um guidão da moto torto, depende da qualidade dele; você pode fazer esse processo se ele for original de fábrica, pois sua qualidade é maior, e o material tem certa resistência à fadiga.
Já caso o seu guidão torto for algum paralelo comprado e trocado, talvez não valha a pena algo como endireitar o guidão de moto, afinal essa peça é de custo barato e é facilmente encontrada.
Esse processo de desentortar não deve ser feito muitas vezes. Se caso o seu guidão já foi entortado e alinhado novamente, considere comprar um novo em breve, visto que o material sobre com essas modificações e pode acabar quebrando.
Identificando se está torto
Antes de compreender como endireitar o guidão de moto, vamos saber se o seu guidão está torto mesmo ou é apenas impressão sua. Ao comprar uma moto nova, é comum que nos acostumamos com os pequenos defeitos da antiga. Porém, como saber se o guidão está torto? A melhor forma é comparar.
Procure alguém que tenha uma moto com modelo parecido com o seu e faça um teste para conferir se não é apenas impressão sua e se os dois lados do guidão estão na mesma distância do seu braço. Avalie, também, se você encontra incômodo ao pilotar. Se possível, peça para a outra pessoa experimentar a sua moto também.
Outra forma de conferir se o guidão está reto de uma forma mais precisa é tentar medir com uma régua. Pegue uma régua simples e meça a distância do centro da manopla até o tanque de combustível; busque marcações na manopla no tanque para poder se guiar melhor.
Entenda que é normal nos acostumar com pequenos defeitos que surgem de forma sutil na nossa moto. Verifique-a sempre, especialmente após alguma queda. Esse tipo de atenção e de manutenção diária pode prevenir acidentes e lhe dar mais conforto.
Endireitando o guidão
Após identificar que o guidão está realmente torto, vamos aprender o passo a passo de como endireitar o guidão de moto. Teste e entenda bem para que lado o guidão está e para onde você deseja movê-lo. Tente fazer tudo de uma vez e evite, ao máximo, ficar mexendo mais do que o necessário.
Ao perceber a diferença, utilize uma barra de ferro para desempenhar o guidão; caso você deseje empurrar ou puxar para trás e para frente, uma barra cilíndrica e oca pode ser muito útil. Encaixe na manopla e force até que você considere necessário.
Lembre-se de medir, tanto com as mãos quanto com a régua, desde o meio da manopla até o tanque para saber se existe diferença de distância entre os dois lados.
É recomendado endireitar em casa?
Como já foi dito, o guidão, em geral, não é uma peça muito cara e pode ser encontrada facilmente, inclusive na Sportbay. Caso a sua peça seja original de fábrica, e você tenha caído apenas uma vez, pode ser que valha a pena.
Os guidões são feitos de ligas metálicas flexíveis e resistentes, porém, cada vez que você desgasta a liga, pode fazer com que ela se rompa.
Além disso, caso você tenha um guidão cromado, terá uma dor de cabeça maior. No processo de desentortar o guidão, o cromado pode acabar saindo e deixando metal exposto, podendo levar à ferrugem com o tempo.
A troca de guidão
Se você percebeu que saber como endireitar o guidão de moto não é a melhor escolha, você pode optar pela troca. Primeiro, analise o tipo que a sua moto pede e a compatibilidade com os outros equipamentos da moto.
Além disso, atenção a características como largura e altura, pois devem constar no seu Certificado de Registro de Veículo (CRV), para que você se mantenha dentro da legislação brasileira e cumpra o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Informe-se para fazer a sua manutenção
Manter-se informado e ciente de como fazer as manutenções e os cuidados básicos da sua moto dentro de casa pode ser uma ótima forma de evitar gastos maiores no futuro. A Sportbay tem, no seu blog, várias dicas para você poder conhecer sua moto e cuidar dela.
Passo a passo de como lavar a moto, dicas de pilotagem e muito mais. Caso o seu problema seja reposição de alguma peça, temos muita variedade e qualidade no nosso site para todos os tipos de necessidade — certeza que você vai achar algo que lhe agrade lá.