Sportbay logo

Aprenda como encher pneu de bicicleta

A maneira mais fácil de manter sua bicicleta funcionando corretamente e evitar pneus furados é deixá-los cheios. Pneus inflados adequadamente rodam melhor, duram mais e previnem furos. Sempre que sair, é preciso verificar os pneus, a fim de garantir um passeio seguro e sem contratempos. Você ainda tem dúvidas sobre como encher pneu de bicicleta?

Neste post, você fica por dentro de informações relevantes sobre como verificar se os pneus precisam daquele gás extra, se estão em condições para aguentar a pedalada, tanto nas cidades quanto em trilhas, além de como enchê-los corretamente.

Sempre verifique os pneus

O primeiro passo antes de saber como encher pneu de bicicleta, é verificar os pneus da bike antes de cada percurso. Sabe por quê? Os pneus perdem ar ao longo do tempo, mesmo durante a noite. Como isso acontece? As pequenas moléculas de ar se movem entre as moléculas de borracha nas câmaras de ar e nos pneus.

A mesma coisa acontece com os pneus do seu carro, mas não é tão problemático porque a quantidade de ar perdida é muito pequena em comparação ao grande volume de ar no pneu de um carro. Com pneus de bicicleta, porém, um pouco de ar faz uma grande diferença.

Pneus cheios evitam contratempos

O que acontece quando não há ar suficiente em seus pneus? Além de diminuir a eficiência da bicicleta, o maior perigo é o chamado “snake bite”, ou mordida de cobra, em português. Por isso, é sempre importante encher o pneu de bicicleta antes de sair de casa.

Suponha que você passe por cima de um buraco, pedra ou outro obstáculo pontiagudo. Se a pressão do ar em seus pneus estiver muito baixa, o tubo interno fica preso entre o pneu e o aro, de modo que a câmara de ar fica pressionada entre o aro e o objeto, o que pode proporcionar até quedas. Sendo assim, saber como encher pneu de bicicleta é importante.

Conheça o seu tipo de válvula

O primeiro passo antes de saber como encher pneu de bicicleta no posto ou em casa é conhecer o tipo de válvula do seu tubo para garantir que você utilize os tubos corretos como substitutos. Antes de aprender como encher pneu de bicicleta, é preciso saber que existem dois tipos de válvula: a Presta e a Schrader.

Para válvulas Schrader, pressione algo na válvula para apertar o núcleo dela (o pequeno pino dentro da válvula) para liberar ar. Para inflar, basta conectar a bomba e começar a fazer pressão.

Já as válvulas Presta podem não apresentar eixos rosqueados, alguns são de metal liso ou borracha. As válvulas Presta vêm em diferentes comprimentos. Assim, combine o comprimento das válvulas que vieram em suas rodas. Quanto mais profundos forem seus aros, mais longas as válvulas precisam ser.

Como conectar a bomba

Agora que você sabe os tipos de válvula, chegou o momento de pegar a bomba de encher pneu de bicicleta. Existem muitos tipos de bombas e a melhor maneira de garantir o uso correto da sua é ler atentamente as instruções. Muitas apresentam um cabeçote que se adapta a ambos os tipos de válvula.

Você simplesmente deve conectar o orifício que se encaixa na válvula: um fino para Presta e um maior para Schrader. Algumas bombas têm cabeças conversíveis nas quais você deve trocar as peças quando quiser bombear uma válvula diferente. Caso tenha esse tipo, configure-o para as válvulas da sua bicicleta e mantenha as instruções à mão para lembrar como adaptá-lo quando necessário.

Com pressão, mas sem pressa

É bastante fácil encher pneu bico fino ou grosso. Uma vez que a bomba está conectada à válvula, certifique-se de primeiramente abrir a válvula desparafusando e pressionando suavemente a ponta. Em seguida, pressione a cabeça da bomba o suficiente para cobrir cerca de um a dois terços da válvula.

Caso o cabeçote da bomba tenha uma “trava de alavanca”, gire-a para prender o cabeçote à válvula e começar a bombear. Dica importante: não bombeie com muita força. Bombeie lentamente, de modo constante. Assim, você enche o pneu rapidamente e evita danos à bomba. Ao bombear com muita força, é possível danificar o medidor.

Quanta pressão colocar?

Agora que você já sabe como encher pneu de bicicleta aro 29, como de bikes menores, deve estar se perguntando: quanta pressão devo colocar? Uma dica prática é usar a pressão recomendada pelo fabricante, que você encontra impressa na parede lateral do pneu.

Geralmente essa informação está em uma pequena etiqueta, mas também pode ser impressa na carcaça, então olhe atentamente. Em bicicletas urbanas, a pressão precisa ficar entre 45 e 120 PSI, a depender da indicação da fabricante do pneu; já nas bikes maiores, como as para MTB, a pressão precisa ficar entre 35 e 65 PSI.

Você já deve ter ouvido isso, mas não custa lembrar: feche a válvula do pneu após o enchimento! Agora que você sabe tudo o que precisa sobre como encher o pneu de bicicleta, é só curtir a experiência da melhor maneira possível. Quer mais dicas para você e sua bicicleta? Continue em nosso Blog e veja outros artigos interessantes!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS