Aprenda como empinar a bike

É sempre desafiador, emocionante e muito radical aprender a dominar uma nova manobra de bike. Seja aquela simples, mas divertida de fazer, ou uma que você está tentando há algum tempo, conseguir realizar novas manobras em sua bicicleta é empolgante. Você já se perguntou como empinar a bike?

Realizar manobras ou empinar a bicicleta pode colocar o sistema de transmissão da bike rumo a um desgaste precoce. Por isso, você precisa de um sistema de transmissão mais durável que atenda às suas demandas de pilotagem. Neste post, além de entender como empinar a bike, você fica por dentro de outras características fundamentais para uma excelente experiência.

Aprenda a empinar a bike

Como puxar grau de bicicleta é uma das manobras mais populares e básicas. Essa técnica também é conhecida como “wheelie”, expressão em inglês para “empinar”. Para começar é preciso ajustar seu assento para uma posição mais baixa. Desse modo, a posição do assento ajuda a manter o centro de gravidade e o equilíbrio.

Para saber como empinar a bike, atingir um ponto de equilíbrio é fundamental. Após ajustar o banco, coloque a bicicleta em marcha média ou baixa e comece a pedalar para ganhar velocidade. Em seguida, incline a parte superior do corpo para baixo, de modo que seu peso fique sobre o guidão.

Pneu dianteiro para o ar

Com o banco ajustado, a marcha leve e o corpo inclinado, puxe o guidão para cima. Imediatamente incline-se para trás — como se estivesse em uma cadeira de balanço — e continue pedalando. Atenção: você precisa confiar no seu freio traseiro, caso contrário você vai capotar.

Após, estique os braços e sente-se na ponta do assento, segurando firmemente a manopla. Ao mesmo tempo, acione o freio continuamente — isso ajuda a controlar a velocidade e pode evitar possíveis quedas. Agora, chegou a hora em que você pode relaxar enquanto o pneu dianteiro estiver apontado para o alto no ar.

Equilíbrio é fundamental

Agora que você já sabe como empinar a bike, é o momento de mantê-la assim. Ajuste o equilíbrio com o freio traseiro (se inclinar muito para trás) ou pedalando (se a roda dianteira começar a abaixar). Toda atenção deve se voltar para o equilíbrio, uma vez que ao perdê-lo, é impossível recuperá-lo se passar muito tempo desequilibrado.

Controle o equilíbrio lateral estendendo um joelho ou o pé, ou girando o guidão na direção oposta, mas não se esqueça de certificar-se que o guidão esteja reto antes de descer. Para encerrar a manobra, somente deixe a roda dianteira cair para sair do movimento. O ideal, para sua segurança, é encerrar a manobra em um ritmo lento.

Equilíbrio perfeito?

Todos esses movimentos citados devem ocorrer em simultâneo — é por isso que essa manobra pode ser difícil, sobretudo para iniciantes. Para quem está começando a experimentar manobras, como empinar a bike, um dos segredos é ganhar velocidade enquanto executa o passo a passo acima.

Além disso, pratique saltar de costas para praticar. Não existe equilíbrio perfeito — você nem sempre vai atingir o seu ponto de equilíbrio com perfeição, é normal que a bike dê aquela “sambada”. Contudo, aos poucos vai ficando mais fácil de corrigir. Lembre-se: a prática pode levar à perfeição, não é mesmo?

Some a técnica à mecânica

Para saber como empinar a bike, é fundamental não manter seu peso sobre o guidão quando o pneu dianteiro estiver no ar. Também não tente pedalar muito rápido ou sua velocidade se torna incontrolável, o que pode gerar desequilíbrio e, possivelmente, uma manobra mal executada.

Além da técnica e do equilíbrio, para empinar a bike é preciso que a bicicleta esteja com sua mecânica em dia, revisada e ajustada. Os freios devem receber atenção especial, sobretudo o freio traseiro, que é essencial para dominar a manobra de empinar a bike.

Bicicletas especiais 

Todo ciclista quer que sua bicicleta tenha marchas suaves. Isso ajuda você a fazer a transição e o ajuste sem esforço durante a pilotagem, e pode contribuir para um desempenho melhor e mais avançado no momento de empinar a bike. Além disso, procure por bikes que ofereçam a possibilidade de ser equipada com acessórios especiais, que facilitem manobras mais radicais.

Sendo assim, priorize bicicletas leves, que ofereçam muitos benefícios para os ciclistas, incluindo facilitar o alcance de velocidades de modo mais rápido. Existem modelos de bicicleta fabricados com design especial para manobras no mercado, facilitando a ação de empinar o pneu dianteiro.


Dica bônus: na hora de procurar uma bike especial para manobras, lembre-se de conferir o sistema de transmissão dos freios, que precisa ser extremamente confiável, e a aderência dos pneus, pois eles desempenham um papel importante no momento de empinar a bicicleta. Afinal, você vai levantar a roda dianteira, colocando todo o seu peso na roda traseira.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS