Sportbay logo

Como desempenar roda de moto: veja tudo o que você precisa saber!

Você já passou por aquela situação de bater a roda da sua moto em um buraco ou em uma pedra e perceber que ela ficou torta ou amassada? Infelizmente, isso é muito comum, principalmente para quem usa a moto para trabalho. Mas será que tem como desempenar roda de moto?

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre desempeno de rodas de moto, suas vantagens, desvantagens e, claro, alternativas mais seguras e eficientes para resolver o seu problema o quanto antes. Continue a leitura!

Tem como desempenar roda de moto?

A princípio, sim, tem como desempenar roda de moto. A ação é a maneira de consertar as deformações que a roda sofreu por conta de algum impacto ou desgaste.

Essa deformação pode ser radial ou axial. A primeira ocorre quando a roda fica em formato de ovo, ou seja, perde a sua forma redonda. Isso faz com que fique mais alta ou mais baixa em alguns pontos, provocando trepidações e, consequentemente, instabilidade no veículo.

Já a deformação axial acontece quando a roda fica empenada, perdendo o seu alinhamento com o eixo da moto. Isso faz com que a roda fique mais para dentro ou mais para fora em alguns pontos, causando desalinhamento e desbalanceamento.

Como desempenar roda de moto, portanto, nada mais é do que tentar voltar a roda para a forma e o alinhamento originais, usando ferramentas e técnicas específicas.

Desempenar roda de moto em casa vale a pena?

Saber como desempenar roda de liga leve de moto, ou mesmo de outros materiais, pode parecer uma solução rápida e barata para resolver o problema de uma roda torta ou amassada, mas será que vale a pena?

Consertar a roda da sua moto sem a ajuda de um profissional qualificado pode comprometer a sua segurança e durabilidade. Por isso, esse não é o procedimento mais indicado.

O processo de desempeno pode enfraquecer, quebrar ou rachar a roda da moto, ou deixá-la desbalanceada ou desalinhada. Além disso, você pode perder tempo e dinheiro se você não conseguir desempenar a roda por conta própria.

Afinal, quais as opções mais seguras?

Se você quer evitar os riscos de desempenar roda de moto, há outras opções mais seguras e eficientes para resolver esse problema. Veja a seguir as principais alternativas de como desempenar roda de moto:

como desempenar roda de moto

Trocar a roda

Uma opção para resolver o problema da roda empenada é trocá-la por uma nova ou, pelo menos, por uma usada em bom estado. Assim, você garante que a sua roda esteja em perfeitas condições de forma, alinhamento e balanceamento, e que não ofereça riscos para a sua segurança e a da moto.

Além disso, você pode aproveitar para alinhar roda de moto e escolher um modelo que combine mais com o seu estilo ou que tenha uma qualidade superior à da sua roda antiga.

Usar um protetor de roda

Outra opção é usar um protetor de roda, um acessório que a envolve e a protege de possíveis impactos ou desgastes. Dessa forma, você evita que a sua roda fique torta ou amassada, ou que sofra danos maiores, precisando ser desempenada ou trocada.

Manutenção preventiva

Fazer a manutenção preventiva consiste em verificar e ajustar periodicamente a sua roda e os demais componentes da moto, como pneus, câmaras, raios, rolamentos, freios, suspensão etc. 

Assim, você mantém a roda em ótimas condições de uso e evita que ela fique torta ou amassada, ou que cause problemas para o veículo. Além disso, aumenta a sua vida útil, economizando com reparos ou trocas futuras.

Desempenar roda de moto é uma prática que pode ser feita de diferentes formas, mas que nem sempre é a melhor solução para o problema de uma roda torta ou amassada. Por isso, é melhor optar por outras alternativas mais seguras e eficientes, como trocar a roda, usar um protetor de roda ou realizar a manutenção preventiva.

Sportbay: Tudo sobre o universo do motociclismo

Agora que você já sabe que desempenar roda de moto não é a melhor alternativa, visite o blog da Sportbay e confira outras dicas incríveis sobre o universo do motociclismo. E não deixe de dar uma olhada na nossa loja. Aqui, você encontra os melhores acessórios para motos, além de capacetes, peças e até vestuário!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS