Conheça de perto o processo de como cromar peça de moto

Cada um de nós temos o seu gosto para como desejamos cuidar das nossas motos, conforme o tempo passa as peças se desgastam e acabam perdendo sua beleza e brilho original. Uma das opções mais comuns para reaver os dias de glória é a cromagem. Vamos mostrar com detalhes como cromar peça de moto e seus processos.

O processo em si envolve várias etapas desde a preparação até a manutenção e cuidados básicos que são necessários para manter uma cromagem de qualidade. Personalizar a sua moto ao seu estilo e gosto envolve também cuidados e entender o processo é importante para saber as etapas necessárias para atingir aquele brilho.

Definição da cromagem

Antes de começarmos a falar sobre como cromar as peças da sua moto, vamos entender o que é exatamente a cromagem. Resumindo, ela é um processo de, assim como diz o nome, aplicação de uma camada fina de cromo sobre determinado material que, por muitas vezes, é metálico.

Essa aplicação é feita eletronicamente e, apesar de ter esse nome, não é só o cromo que atua sobre a peça da moto. O nome completo desse revestimento decorativo é niquel-cromo.

O níquel é o responsável pela maior parte da cobertura, o que leva ao brilho esteticamente buscado e ao revestimento protetor do componente. O cromo é inserido depois como uma camada fina, com a finalidade de azular e deixar o amarelado característico do níquel com aspecto mais prateado.

Como é feita a cromagem

O conhecimento de como cromar peça de moto não é algo que você deva saber profundamente, mas é interessante que tenha uma ideia de quais são as etapas pelas quais a sua moto vai passar para poder até mesmo fazer uma manutenção mais consciente.

Preparação

Uma das etapas que deve ser feita antes do processo de ter a sua moto cromada é a preparação do equipamento em questão. O cromo e o níquel vão cobrir qualquer imperfeição, podendo ressaltar os defeitos e problemas existentes.

O trabalho de limpeza e polimento da peça em questão é crucial para que você não tenha, por exemplo, um arranhão brilhante. Dito isso, o item deve ser preparado e reparado para não haver nenhum tipo de imperfeição ou sujeira inicial. Em geral, as empresas de chapeamento oferecem esse serviço por uma taxa adicional.

Limpeza completa

Após a realização da preparação inicial, polindo e reparando possíveis falhas na peça em questão, é iniciada uma limpeza intensa onde a empresa de chapeamento vai garantir que não tenha nenhum tipo de material estranho. Desde impressões digitais até filmes de sabão são limpos e retirados para que a camada entre em contato somente com a peça.

Depois dessa etapa, o componente é preso em um gancho de cobre, o que facilita a condutividade, e recebe mais um banho, agora de ácido e água, intercalados, para que só então seja iniciado o processo de cromagem.

Enfim a cromagem

Quando toda a limpeza for terminada e todos os materiais estranhos forem retirados, começa a cromagem de fato. A primeira etapa de como cromar peças de moto é o cobre. Uma pequena camada é jogada sobre a peça e essa camada tem, como função principal, evitar que aconteçam reações indesejadas entre o níquel e o componente.

Não havendo necessidade de mais alguma lavagem após a aplicação do cobre, as camadas de níquel começam a ser passadas para deixar o material de fato brilhante e com as características estéticas que nos agradam.

Por último, é passada a camada de cromo, que vem com a função de proteger e impedir que o níquel se torne maçante, graças a sua alta camada dura e resistente a muitos tipos de corrosão. Esse trabalho com cromo segue até a neutralização e o revestimento poderem ser realizadas para que tenhamos uma peça cromada.

Por mais que seja um tipo de chapeamento bastante resistente, a cromagem é danificada pelo tempo de uso, mas não é necessário pânico, pois a restauração é uma tarefa fácil para as empresas de chapeamento, retirando a cobertura anterior e tornando a peça praticamente nova.

Antes de cromar, cuidado

Como cromar peça de moto é um processo intenso e muito forte, sendo quase impossível voltar à pintura original da moto caso ela seja cromada, pois a tinta não consegue mais aderir com facilidade, portanto, caso você tenha a intenção de vender ou pretenda colecionar motocicletas, pense duas vezes antes de cromá-las.

Uma moto de coleção é mais valorizada graças aos seus materiais e às suas peças originais, e a possibilidade de restauração tem que ser uma opção para o colecionador no momento da escolha de compra. As peças originais, como aros de roda, são caras e fazem o colecionador pensar duas vezes antes de escolher a sua.

“Cromagem” caseira

Existe uma forma de deixar alguma peças da sua moto com a aparência de cromagem. É uma técnica que basicamente consiste na retirada completa da tinta da peça, por meio de um removedor de preferência, e lixá-la com lixas cada vez mais finas, revezando com lavagens com água.

Após isso, é necessário realizar um polimento simples que pode ser feito por você mesmo de forma rápida. É uma forma prática, porém nem um pouco profissional de atingir a estética desejada e ter uma moto diferente do comum.

Como podemos ajudar

Nós da Sportbay estamos no mundo das motocicletas a muito tempo e além de mostrar como cromar peça de moto, temos muitos outros assuntos e dicas relacionadas, que podem ajudar você desde a compra até a manutenção básica da sua motocicleta.


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