A compra de um veículo é sempre uma decisão difícil. É necessário que se tenha muito cuidado e se pense muito bem antes de fazer esse investimento. Vamos responder agora as principais dúvidas de como comprar uma moto.
Uma moto pode vir ser uma grande aliviadora de problemas, tanto para quem busca um pouco mais de conforto e praticidade nos seus dias quanto para quem quer fazer grandes viagens e curtir a boa sensação em duas rodas. Também há quem utilize o veículo como instrumento de trabalho.
Como escolher uma moto nova
Para começarmos a pensar em como escolher a sua parceira, é necessário avaliar o seu estilo de vida primeiro. Você é experiente no uso de moto? Essa é a sua primeira moto? Quais os objetivos que você tem com essa compra? São perguntas que devem ser feitas e que são cruciais para saber como comprar uma moto.
Caso você seja um iniciante e esteja procurando a sua primeira moto, é importante se manter racional. Algo como comprar uma moto nova não é necessariamente uma das melhores opções, já que nem sempre há muita renda para esse investimento.
Apesar de ser fácil de encantar por grandes motos e muita potência, elas geralmente envolvem um grande investimento em tempo e em dinheiro, o que, para um usuário menos experiente, pode ser negativo. Pense primeiro em suas prioridades e busque algo acessível e flexível.
Agora, se você é um piloto já acostumado com esse mundo e em busca de uma nova parceira de duas rodas para realizar novas viagens, pode ser mais específico e buscar exatamente o que vai atender às suas necessidades. Seja uma moto mais confiável e resistente ou algo mais ousado e potente.
Motos esportivas, por exemplo, com muita potência e velocidade, atendem aqueles que pretendem viajar longas distâncias em estradas e buscam adrenalina. Já para quem está procurando para utilizar em grandes centros, seja para trabalhar com baús e bagageiros, por exemplo, a busca deve ser diferente.
Quais são as melhores formas de comprar
É importante deixar claro que não existe uma forma correta ou exata para se fazer esse investimento. O que vamos fazer aqui é apresentar várias opções e descrever suas vantagens e desvantagens para que assim você possa escolher qual a melhor forma de se comprar uma moto para a sua situação.
Compra à vista
A compra à vista é simples e bem tradicional, pois, se você possui uma grande quantidade de dinheiro guardado, que pode ser gasto nesse momento, esse tipo de pagamento pode funcionar para você.
Sua grande vantagem é evitar o endividamento e acabar pagando mais do que o valor total graças aos juros. Na compra à vista, não existe isso. O valor é descontado diretamente e, hoje em dia, em algumas concessionárias, por pix.
Também é comum, durante esse tipo de pagamento, que os vendedores deem descontos para os clientes, afinal, para eles também é vantagem não pagar as várias taxas de parcelamentos cobradas. Logo, além do valor original do produto, a cobrança pode ser menor graças a esse costume.
As desvantagens dessa forma de pagamento também são bem claras. Nem sempre é possível ter a quantidade de dinheiro necessária para uma compra à vista, pois, por muitas vezes, o tempo e o esforço não valem a pena.
Juntar esse dinheiro por tanto tempo e se privar de outras coisas, que também podem ser tão importantes quanto comprar uma moto, sendo que existem outras formas atrativas de adquirir o bem, talvez não valha a pena. Vamos mostrar para você formas tão vantajosas quanto como comprar uma moto à vista.
Financiamento
Uma das formas de comprar uma moto são os financiamentos. Por meio dele, você pode retirar o seu bem na hora e começar a pagar somente a partir do mês seguinte.
Para quem precisa da moto com certa urgência e não possui o capital para poder comprar à vista, o financiamento é bastante útil. Ele consiste basicamente em buscar uma instituição financeira que possa fazer a compra imediatamente e, a partir daí, você paga mensalmente, mantendo a dívida entre o consumidor e a instituição.
É importante que você tenha toda a documentação em dia e em mãos para conseguir fazer o financiamento. Dessa forma, esse tipo de pagamento se torna viável e vantajosa para quem precisa da moto com certa urgência e tem condições de manter as parcelas pagas em dia.
Antes que você diga “quero comprar uma moto financiada”, é importante entender suas desvantagens. Os juros cobrados pelas instituições financeiras que fazem o pagamento geralmente não são baixos e, caso haja algum atraso, os juros podem subir. Muitas vezes, o cliente acaba pagando o dobro do valor original da moto.
Consórcio
O consórcio é mais uma das formas interessantes de se adquirir a sua companheira de duas rodas. Ele se baseia no cliente escolher um produto para participar de um grupo de consórcio, após isso, ele, com mais um conjunto de pessoas, pagam mês a mês o valor das parcelas do bem. É a forma correta caso você queira saber como comprar um moto sem entrada.
Todos os meses são realizadas reuniões e é sorteado, entre todos os participantes, quem vai ser contemplado com a moto. Caso seja você, ainda deve continuar pagando as parcelas mensalmente até o fim da dívida. Existem muitas vantagens nessa forma de pagamento, como comprar uma moto sem entrada.
A parte mais negativa desse tipo de negócio é que não há garantia de quando você vai receber a sua moto, complicando assim pessoas que precisam urgentemente do produto. Pode ser que você receba tanto no primeiro mês de parcela quanto no último, depende do sorteio.
Somente a moto não basta
Após a compra da sua moto, vários outros materiais e acessórios são pedidos por lei e, para sua segurança, existe a necessidade de manutenção e cuidados estéticos para manter ele sempre um brilho.
Na Sportbay, você encontra uma quantidade grande de produtos que são úteis para você e sua moto, como capacetes, pneus, suportes e muitos mais. Entregamos em todo o Brasil e atendemos a necessidade tanto do iniciante do mundo automobilístico quanto daquele que quer novos desafios e novas experiências.