Aprenda aqui para que serve e como colocar antena corta-pipa

Pilotar no meio urbano sempre vai trazer alguns obstáculos e até desafios. Preocupar-se com um trânsito complicado, distrações nas ruas, animais que avançam nas pistas e até mesmo linhas de pipa perigosas é preciso. Sobre o último caso, vamos falar sobre o que é, para que serve e como colocar antena corta-pipa.

Infelizmente, no nosso país, ainda é necessário colocar equipamentos de segurança para evitar acidentes tristes, mas comuns. Como muitos sabem, o cerol é uma substância feita com cola e vidro estilhaçado e que tem alto poder cortante. Ele é aplicado em pipas, arraias ou papagaios para aumentar seu poder de corte.

Acontece que tanto o cerol quanto a linha chilena, versão bem mais perigosa e cortante, colocam em risco a vida não só dos que aplicam e a utilizam, como também das pessoas que convivem com isso. Uma das soluções pensadas para evitar mais acidentes foi a criação da antena corta-linha.

Medidas de proteção

Apesar de o uso dessas linhas, tanto a chilena quanto a de cerol, ser proibido, é muito difícil realizar a fiscalização de cada pipa subida aos céus. 

As linhas de cerol e a chilena podem causar acidentes graves, como cortar ou ferir gravemente a cabeça de um motociclista, mesmo usando capacete. Com um pequeno ato como colocar antena corta-pipa, você pode se proteger da forma mais eficaz possível. 

Além de motociclistas, ciclistas também podem ser feridos, enquanto existem casos registrados de pássaros feridos e até mesmo carros com danos, podendo ter partes mais frágeis de plástico e borracha danificadas.

A forma mais funcional, até então, para evitar acidentes assim são as antenas de moto. Elas foram criadas como a melhor forma de lidar com esse problema, consistindo basicamente de um haste de metal retrátil que fica na parte da frente da moto e impede que linhas cheguem ao pescoço ou tronco do piloto.

A importância da antena

Desde o ano de 2011, o Denatran passou a exigir, por parte dos motofretistas e mototaxis, a utilização obrigatória das famosas corta-linhas de moto. O CTB, Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 139-A, fez tanto a antena quanto o protetor de perna essenciais para a segurança dos pilotos.

Algumas dessas antenas para moto contra cerol foram se adaptando conforme o tempo passou: existem modelos com lados afiados para cortar as linhas, trazendo mais segurança, e outras com ganchos prendendo a linha na parte de cima da antena.

Instalação da antena 

Como principal instrumento de segurança contra esse tipo de acidente, a antena é quase indispensável se você quer poder pilotar tranquilamente a sua moto na cidade. É ainda mais importante para os motoboys e outras pessoas que utilizam a moto como instrumento de trabalho.

Saber como colocar antena corta-pipa é bem tranquilo e pode ser feito por você em sua casa, caso tenha os equipamentos necessários. Ela pode ser encaixada em qualquer guidão tradicional, sendo necessária apenas uma chave, na maioria das vezes, hexagonal do tamanho certo e encaixar na parte atrás da manopla.

Atenção na hora de comprar, pois nem todas as antenas são retráteis, veja qual o tipo que você busca e se pretende ter algum tipo mais não convencional, com algum tipo de segurança a mais. 

Na hora de entender como colocar antena corta-pipa, saiba que não existe a necessidade de se preocupar com o tamanho ou a grossura do guidão, as antenas já vêm com adaptadores para a maioria deles. Atenção ao modo como colocar a antena corta-pipa: priorize sua fixação e estabilidade para que ela não falhe quando for necessário.

Outras vantagens da antena

Esse equipamento já se demonstrou indispensável caso você queira transitar rotineiramente pela cidade, e o melhor: seu custo é baixíssimo. Além de uma instalação rápida e fácil, esse tipo de equipamento de segurança não costuma passar do valor de R$ 60,00. 

Quando se trata da sua segurança, não pode haver brincadeira; não existem motivos para você andar por aí desprotegido, enquanto, apesar de ser algo proibido, algumas pessoas ainda são irresponsáveis e dificultam mais ainda o trânsito. 

Sabendo um pouco mais

Agora que você já entendeu o que é, a importância e como colocar antena corta-pipa, venha conhecer e descobrir muitas outras informações valiosíssimas. 

Alguns artigos como o que levar para uma trilha podem ser muito úteis para quem ainda deseja fazer uma aventura. Além disso, você encontra, no nosso site, um catálogo grande de produtos de qualidade e que, com certeza, vão atender a qualquer necessidade de reposição ou busca por algo novo.  

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS