Sportbay logo

4 dicas de como arrumar mochila para trilha

Saber como arrumar mochila para trilha é uma das missões mais importantes no processo de preparação para a aventura. Seja no trekking, no hiking ou em qualquer outro esporte outdoor, uma mochila bem organizada e preparada com os itens certos pode fazer com que você tenha muito menos dor de cabeça e consiga se concentrar no que realmente importa.

Afinal, nada é pior do que precisar de algo urgente durante uma trilha e descobrir que está no fundo da sua mochila, ou ter que procurar um objeto no meio de um mar de coisas espalhadas. Arrumar a mochila é quase uma arte e vai fazer com que você economize muito tempo!

Hoje, vamos falar sobre algumas das melhores dicas para que você saiba arrumar mochila para trilha e, além disso, veja o que levar na trilha para não passar perrengue. Entendendo alguns desses princípios básicos, você vai aproveitar muito mais e fazer menos esforço durante a sua atividade.

1 – Escolhendo a melhor mochila

Antes de falarmos sobre como organizar a mochila, você precisa escolher a sua. Esse passo é crucial para tudo o que virá em seguida. Assim, não negligencie a escolha da mochila correta, pois isso pode custar muito a qualidade da sua viagem — tanto quanto não saber como arrumar mochila para trilha. 

Primeiro, avalie o tipo da sua viagem. Será uma trilha rápida, com uma duração curta e bem explorada? Ou será algo mais pesado, em que você vai passar vários dias acampados? Qual será a quantidade de comida, água e roupa que você precisará levar?

Todas essas perguntas devem ser respondidas antes de você decidir o tipo de mochila certo. Viagens longas e que pedem mais esforço vão exigir uma mochila de trilha mais robusta, ergonômica, confortável e com mais recursos. É interessante que você visite alguma loja e experimente algumas para ter uma noção.

2 – Atenção ao que levar

O primeiro passo para saber como arrumar mochila para trilha é entender o que é necessário levar. Somente o tempo e a experiência vão fazer com que você conheça exatamente o que é essencial ou não. Porém, faça uma vistoria criteriosa: coloque os itens que pretende levar e visualize-os em cenários possíveis.

Se você tiver uma mochila bem grande, é provável que sobre espaço, porém, em muitos desses momentos, acabamos nos complicando mais. Ter espaço sobrando não significa que ele precisa ser preenchido, então, analise bem o que levar para uma trilha, pois algo mal planejado pode acabar atrapalhando. 

3 – Dividindo em zonas

A principal dica de organização de mochilas para trilha é sempre separá-las em zonas. Isso significa que as coisas serão organizadas com base em um local da sua mochila, que aqui vamos dividir entre topo, meio e fundo. Essa separação diz respeito principalmente ao peso e à prioridade dos itens que serão levados.

Fundo

No fundo vão os itens que dificilmente precisarão ser retirados. A parte de baixo da sua mochila será de muito difícil acesso durante a trilha, por isso, priorize colocar itens que você não pretende tirar tão cedo. É comum nessa zona serem guardadas barracas, sacos de dormir e travesseiros, por exemplo.

Outro ponto importante de se observar nos itens que serão escolhidos para colocar no fundo é o peso. Evite colocar coisas mais pesadas nessa zona para não sobrecarregar a parte de baixo das suas costas. Os itens aqui estão no meio-termo.

Meio

Nessa zona vão os objetos mais pesados. Isso acontece pois é nessa área que você terá mais força e sustentação, podendo, então, colocar as coisas que pesam mais. É indicado também que eles estejam sempre próximos às costas para influenciar o mínimo possível no seu centro de gravidade.

É nessa área que vão a maior parte das coisas, como comidas, algum eletrônico, fogareiro, etc. Deixe os itens mais pesados mais próximos das suas costas, e o resto das coisas, como roupas e toalhas, na parte mais externa.

Bolsos laterais, barrigueira e alças

Outros locais importantes com os quais você pode contar para guardar alguns objetos são os bolsos laterais. Eles são perfeitos para colocar uma garrafa d’água, celular, dinheiro e outros itens que precisam ser retirados com mais agilidade. É importante se atentar a sempre manter o peso da mochila na parte interna dela. Evite abusar!

A mesma coisa se aplica aos bolsos de barrigueiras e às alças da mochila. Sempre coloque objetos mais leves e que precisam de praticidade para serem usados. Algumas mochilas podem não contar com essas possibilidades, então, leve uma pochete ou algo parecido para te auxiliar. 

4 – Organização e preparo

Existem algumas coisas que somente com a experiência vai ficar mais claro na hora de como arrumar mochila para trilha, mas separar as coisas de forma organizada te fará economizar muito tempo e pode, inclusive, proteger os seus itens. 

Sabendo mais sobre trilhas

Saber como arrumar mochila para trilha é um assunto muito importante para quem está começando a se aventurar no mundo dos esportes outdoor, mas não é tudo. Muita coisa só se aprende com a prática, mas é possível facilitar o caminho lendo um pouco e obtendo mais informação.

Equipamentos, acessórios, dicas e curiosidades: tudo isso você vai encontrar tanto no blog da Sportbay quanto na loja do nosso site. Com entrega para todo o Brasil e atendimento rápido e eficiente, você vai encontrar o melhor da informação e de qualidade do produto. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS