Caminhe em qualquer reunião de motociclistas e conte as motos com correntes frouxas e quase soltas. Muitas vezes, é possível encontrar também algumas secas, com ferrugem e sujeira acumulada nelas. É essencial para a segurança do piloto e do trânsito que o ajuste desse item esteja dentro das especificações. Por isso, neste post, você vai aprender como apertar corrente de moto.
Ao ajustar e lubrificar a corrente de sua moto regularmente, você provavelmente não vai precisar ajustá-la toda vez que voltar de um passeio. Contudo, é importante saber realizar o ajuste, uma vez que as correntes têm vida útil, de modo que você precisa ajustá-la com cada vez mais frequência conforme o tempo for passando.
Primeiros passos
Para saber como apertar corrente de moto por estar com a corrente da moto folgada, quando ela estiver fria, meça a folga entre as rodas dentadas movendo-a para cima e para baixo. Pressione-a ligeiramente para se certificar de que está no ponto mais baixo. Para obter uma medição precisa, segure uma fita métrica na frente da corrente e olhe na parte superior dos elos.
Em seguida, ajuste sua linha de visão até que os topos de ambos os lados da corrente se alinhem, garantindo que seus olhos estejam perpendiculares ao equipamento e paralelos ao topo dos elos. Depois, mova a fita métrica para que uma das marcações de medida se alinhe com o topo.
Confira as medidas segundo manual
Depois de medir, pressione a corrente para cima até que esteja apertada e, elevando sua visão para alinhar o topo novamente, observe a medida. Um pouco de matemática vai dizer se a folga está dentro das especificações recomendadas para sua moto, conforme o manual do proprietário.
Como as correntes nem sempre se desgastam uniformemente, verifique a medida da folga em alguns lugares. Caso você precise ajustá-la, defina a tensão para acomodar o ponto mais apertado. Além disso, se ela estiver muito mais apertada em um lugar, considere substituí-la.
Começando ajuste da corrente
Antes de começar o processo de como apertar corrente de moto, dê uma olhada nela e nas rodas dentadas. Antes do ajuste, tente descobrir se a corrente precisa ser substituída. Caso sim, há poucas razões para ajustar a antiga.
Em motos com contra-porcas em seus ajustadores de corrente, use uma chave de fenda específica, como a do tipo inglesa, para segurar o ajustador no lugar enquanto solta a contraporca. Afrouxe a porca do eixo o suficiente para permitir que os ajustadores da corrente a movam.
Caso a porca do eixo esteja muito afrouxada, você pode acidentalmente desalinhar a roda traseira, adicionando trabalho extra à tarefa. Nesse momento, garanta que sua roda esteja alinhada corretamente e faça as mesmas modificações em ambos os ajustadores de corrente.
Nem frouxa, nem esticada
Pequenos ajustes de um quarto de volta (ou menos, se sua corrente estiver levemente frouxa) são a aposta mais segura. Meça a folga após cada mudança. Quando a corrente estiver dentro das especificações de fábrica, aperte a porca do eixo para evitar que a corrente da moto fique muito esticada.
Se a corrente ficar muito apertada, afrouxe os ajustadores com duas voltas completas e use um martelo de borracha para bater a roda traseira para frente.
Quando a corrente tiver a folga adequada, aperte a porca do eixo. Em seguida, aperte cada ajustador cerca de um oitavo de volta contra o eixo. Segure o ajustador na posição e ajuste as contraporcas. O último passo para quem sabe como apertar corrente de moto é garantir que a roda traseira esteja alinhada corretamente.
Conheça o método da corda
Não confie nas marcas estampadas no braço oscilante de sua moto, a menos que você tenha verificado que elas estão corretas conforme o alinhamento da roda traseira várias vezes. Há uma variedade de métodos para verificar isso, mas o mais econômico é o “método da corda”.
Pegue um pedaço de barbante com um pouco mais de duas vezes o comprimento da moto, encontre o centro e enrole-o uma vez ao redor da borda dianteira do pneu dianteiro, logo abaixo dos discos. Pegue cada extremidade da corda em lados opostos da motocicleta. Deite-se de bruços, esticando as cordas para que ambas toquem levemente a borda dianteira do pneu traseiro.
Mantendo as mãos firmes, com a corda tocando levemente o pneu traseiro, compare as folgas entre as cordas e a borda traseira do pneu traseiro. Caso não sejam equivalentes, o ajustador do lado que tiver a folga menor precisa ser apertado levemente.