Sportbay logo

Como andar na garupa da moto? Aprenda as dicas

Aprender a pilotar uma moto é desafiador, mas aprender a andar como passageiro é ainda mais difícil. Não há escolas para isso — embora algumas aulas de treinamento de pilotos sejam idealizadas para ensinar como carregar passageiros. Por isso, se deseja saber como andar na garupa da moto, este artigo é para você.

Na maioria dos casos, pedir conselhos ao motociclista é válido. Contudo, pode ser que ele não saiba todas as dicas e os truques para andar na garupa em segurança. A lista de dicas não é extensa, mas é essencial tanto para novos quanto para quem é passageiro há mais tempo. Confira abaixo as dicas que a Sportbay preparou. 

Tenha confiança no piloto

Antes de saber como andar de moto na garupa, se você aceita o convite de um motociclista, provavelmente o piloto tem alguma experiência em transportar passageiros, não é mesmo? O primeiro passo é certificar-se que o motociclista tenha o equipamento de proteção e saiba utilizá-lo corretamente. 

O piloto deve explicar como montar, sentar e sair da motocicleta, o que fazer durante uma curva e em momentos de frenagem — além de quando a moto parar. É importante também saber como comunicar o piloto quando você desejar que ele pare ou diminua a velocidade. 

Capacete: equipamento essencial 

Quando você for andar na garupa, pergunte sobre qual equipamento de segurança receberá ou se terá que providenciar. No mínimo, será preciso um capacete que atenda aos padrões do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Se o motociclista lhe disser para não usar um, fique em alerta e não aceite a carona.

O capacete adequado é essencial para garantir a segurança de quem deseja saber como andar na garupa da moto. Um capacete pequeno pode proporcionar uma experiência desconfortável ou até dolorosa. Quando for muito largo, corre-se o risco de o equipamento sair da cabeça durante o percurso.

Desse modo, o tamanho e o ajuste corretos são fundamentais. Aperte a tira que fica na altura do queixo, depois avalie se o capacete está com folgas excessivas ou muito apertado. O ideal é que fique justo, mas não ao ponto de causar desconforto. Muitos capacetes têm proteção para os olhos, preze esses modelos.

Comunique-se com o piloto

Se você nunca foi passageiro em uma moto, o motociclista deve repassar várias dicas para a garupa. Ele deve mostrar como subir e sair da motocicleta. Isso deve incluir se ele deseja que o garupa suba primeiro ou depois. Para subir, o indicado é utilizar o pedal como apoio e jogar a perna sobre o assento, em direção ao outro lado. 

Quem deseja saber como andar na garupa da moto precisa saber que é importante utilizar os ombros ou o braço para se equilibrar. Outra dica essencial é: confirme com o piloto sobre o momento certo para montar na moto. Não suba sem o “ok” do piloto. Nesse momento, estabelecer uma excelente comunicação faz a diferença. 

Onde segurar e colocar os pés?

Para saber como andar de garupa, não deixe de perguntar ao piloto sobre onde colocar os pés quando a moto estiver em movimento — a resposta provavelmente será nos apoios para os pés. Se eles forem dobráveis, o piloto deve demonstrar como funciona. 

Durante a pilotagem, mantenha os pés afastados da roda e do sistema de acionamento. É preciso também estabelecer onde o garupa vai segurar com as mãos. Isso não será um grande problema em uma motocicleta com um encosto grande para o passageiro.

Se houver apoio ao redor do assento, segure nele com a segunda mão, se for confortável. Caso contrário, segure a cintura do ciclista com as duas mãos. Existem cintos disponíveis com alças para facilitar isso, mas não é um equipamento padrão. Não segure nos ombros ou nos braços, o que pode interferir no controle da moto.

Atenção ao trânsito

Você já viu que, para saber como andar na garupa da moto, não existem segredos, mas dicas que precisam ser seguidas em prol da segurança. Durante uma frenagem forte, você pode ser pressionado contra o motociclista. Você deve ser capaz de suportar seu peso contra eles, mesmo sob frenagens intensas. 

Os pilotos devem acelerar e desacelerar de modo gradual, para que o garupa de moto tenha tempo de reagir. No entanto, é preciso prestar atenção à situação do trânsito, para antecipar o que pode acontecer, contudo não é incomum os capacetes baterem ao acelerar ou desacelerar.

A importância da roupa correta

Quem procura como andar na garupa da moto precisa saber que a roupa correta é um fator a ser considerado. As jaquetas feitas em couro geralmente são as melhores para manter a parte superior do corpo segura. Caso não tenha uma jaqueta de couro, utilize uma blusa feita com o material mais grosso possível.

Calças também são importantes, como as confeccionadas em couro ou jeans. Elas devem cobrir toda a perna a fim de proporcionar mais segurança. Calças projetadas especificamente para motociclistas são as mais indicadas, como aquelas que podem ser utilizadas por cima da calça jeans. 

Não fique por fora das dicas de trânsito

Em nosso blog, você confere dicas para seguir corretamente as dicas de trânsito, além de ter acesso a informações sobre como andar corretamente na garupa das motos. Em nossa loja, conheça as opções de equipamentos de segurança e os acessórios que deixarão sua experiência mais segura. 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS