Sportbay logo

Os segredos para aprender a andar de moto

Aprender como andar de moto se parece com aprender a dirigir um carro. Ambas as experiências podem ser um pouco intimidantes no início, contudo, se você aprender a pilotar a motocicleta com cuidado e cautela, pode tornar o processo de aprendizado menos intimidador.

Depois de decidir o tipo de motocicleta que deseja pilotar, adquirir equipamentos de segurança adequados — incluindo um capacete bem ajustado — e cuidar do licenciamento e do seguro, você está quase pronto para pilotar. Embora não haja receitas definitivas, pois cada pessoa tem tempos e lógicas de aprendizagem diferentes, aqui você confere dicas que fazem toda a diferença.

Atenção redobrada

O senso comum acredita que andar de moto é perigoso, mas não é bem assim. A motocicleta, por si só, não é nada perigosa, porém, o que influencia a experiência é o fator humano. Você não aprenderia a surfar, andar a cavalo ou mergulhar sem ter o treinamento adequado, não é mesmo? Para andar de moto, não é diferente: quanto mais treinamento você tiver, mais segura é a experiência.

O motociclismo só é perigoso se você deixar sua segurança nas mãos de outras pessoas. Sempre pense em tudo o que pode acontecer quando estiver pilotando. Questione-se: “e se?”.

Você precisa pilotar com atenção a si mesmo e com atenção redobrada ao que está no ambiente ao seu redor. Aprender a usar bem os freios, diminuir a velocidade nos cruzamentos e incorporar acessórios à moto tornam a experiência mais segura.

Passo a passo para a primeira vez

Caso você tenha dúvidas sobre como andar de moto pela primeira vez, aqui vão algumas dicas essenciais. Certifique-se de fazer uma inspeção completa em sua motocicleta antes de pilotar. Você precisa ter certeza de que todos os equipamentos e os acessórios estão em boas condições de funcionamento.

Não deixe de checar: pneus e rodas; controles, incluindo alavancas, pedais, cabos, mangueiras e acelerador; luzes, bateria, faróis, piscas e espelhos; níveis de fluido de óleo; chassis, assim como o quadro, a suspensão e a corrente; suportes, incluindo o suporte central e/ou o de descanso.

Começando do começo

Depois de aprender a andar de moto, você precisa escolher uma motocicleta. No começo, marca e modelo não importam muito. O que você deve prestar atenção é a relação entre peso e potência. Para um iniciante que está aprendendo a andar de moto pela primeira vez, é necessária uma motocicleta leve e fácil de manusear. À medida que você progride, pode passar para motos maiores.

Todavia, não existe moto para iniciantes, de modo que qualquer moto pode ser a primeira. No entanto, se puder, encontre uma motocicleta que você goste e que seja leve ao mesmo tempo. Experimente vários modelos, teste-os e compare-os. Assim, você pode escolher o modelo com o qual se sentir mais confortável. Outra dica importante e garantir que consegue colocar confortavelmente os dois pés no chão.

Pratique até se acostumar

Dependendo da sua altura, subir em uma motocicleta pode ser estranho nas primeiras vezes. Com um pouco de prática, vai ser natural. Fique no lado esquerdo da bicicleta com os joelhos levemente dobrados e o peso centrado nas pernas. Estenda a mão e agarre o guidão direito com a mão direita, depois coloque a mão esquerda no guidão esquerdo.

Para montar na moto com segurança, transfira o peso para a perna esquerda, depois chute a perna direita para trás e depois para cima e por cima da moto. Tenha cuidado para levantar a perna bem, ou ela pode ficar presa antes de chegar ao outro lado da motocicleta. Quando estiver montado, sente-se e familiarize-se com os controles. Observe a posição do pedal, dos piscas, da buzina e das luzes.

Dicas para pilotar na chuva

Algumas pessoas adoram pilotar na chuva, outras não gostam tanto. O importante é sempre manter a calma e a segurança. Claro, sempre existe a primeira vez, mas deixe para aprender como andar de moto na chuva quando não estiver caindo uma tempestade do céu. Aprender na chuva logo debaixo de muita água pode não ser uma experiência satisfatória.

Você pode seguir algumas dicas importantes quando pilotar sob chuva: não confie em poças; evite superfícies lisas e brilhantes; faça uma coisa de cada vez, tente encontrar uma linha seca; considere usar óculos especiais, com antiembaçante; adote as luvas com texturas antiderrapantes como aliadas; abuse do capacete colorido e das tiras florescentes e não esqueça de proteger seus pertences.

Agora, é partir pro asfalto!

Quando for andar de moto, certifique-se de estar protegido, usando o máximo de equipamentos de segurança possível, incluindo luvas, calças, camisas, roupas blindadas em dias de chuva e botas. A dica mais importante é sempre utilizar capacete, item de segurança obrigatório no Brasil.

Aprender como andar de moto é uma habilidade que leva tempo e prática. Com as dicas desse post, você com certeza vai tirar de letra logo no início. Roupas especiais, peças atualizadas, equipamentos de segurança e acessórios são essenciais para uma boa experiência. Na Sportbay, você encontra as melhores opções do mercado, com ótimas vantagens!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS