Veja como amaciar o motor da moto da forma correta

Você acabou de comprar uma moto e está ansioso para acelerar nas ruas ou nas trilhas? Antes de sair por aí, é preciso saber como amaciar o motor da moto, para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do veículo.

A seguir, confira o que é amaciar o motor da moto, por que é importante, como fazer da forma certa e o que evitar. Continue a leitura!

O que é amaciar o motor da moto?

O termo “amaciar” vem da ideia de que as peças de metal ficam mais macias após se adaptarem ao funcionamento da moto. É como se você tivesse que amaciar um sapato novo, para que ele fique mais confortável no seu pé.

Amaciar o motor da moto significa fazer com que as peças de metal que ficam dentro do motor se adaptem ao movimento e ao calor do veículo. Assim, elas ficam mais lisas e encaixadas, e o motor funciona melhor.

O motor é composto por várias peças, como pistões, anéis, cilindros, válvulas, bielas, virabrequim, entre outras. Essas peças precisam se encaixar perfeitamente, para que ele funcione de forma eficiente e segura.

No entanto, quando a moto é nova, elas ainda não estão totalmente alinhadas e podem apresentar pequenas irregularidades ou rebarbas, que causam mais atrito e calor.

Por esse motivo, toda moto nova precisa amaciar o motor para que essas irregularidades sejam eliminadas e as peças se acomodem umas nas outras, formando uma camada de lubrificação que protege o motor.

Esse processo pode levar de 500 a 2.000 km, a depender do modelo e do uso da moto. Ao comprar a nova motocicleta, o ideal é conferir essa informação no manual do proprietário.

Por que amaciar o motor da moto é importante?

Amaciar o motor da moto é importante por vários motivos. O principal deles, obviamente, é aumentar a vida útil do motor, evitando problemas como superaquecimento, travamento, perda de potência etc.

Outras razões de extrema importância para amaciar o motor da moto corretamente são:

  • preservar a garantia da motocicleta, seguindo as recomendações do fabricante;
  • melhorar o desempenho, otimizando a compressão, a potência, o torque e a velocidade;
  • economizar combustível, diminuindo o consumo excessivo provocado pelo atrito entre as peças.
como amaciar o motor da moto

Como amaciar o motor da moto? Veja os cuidados necessários

Como amaciar o motor da moto é um processo simples, mas requer paciência e atenção, para que ele se adapte às condições de uso e ofereça o melhor desempenho possível, é preciso seguir algumas dicas.

Seguindo as orientações abaixo de como amaciar o motor da moto, você vai aproveitar todos os benefícios de ter uma moto nova.

  • leia o manual da moto e siga as orientações do fabricante sobre o período e a forma de amaciamento do motor;
  • evite acelerar ou frear bruscamente, e mantenha uma velocidade constante e moderada, variando entre 50% e 70% da capacidade máxima do motor;
  • não force o motor em marchas muito altas ou muito baixas, e troque as marchas de forma suave e progressiva;
  • evite andar com a moto por muito tempo em uma mesma rotação e alterne entre rotações baixas, médias e altas, sem ultrapassar o limite indicado pelo fabricante;
  • não sobrecarregue a moto com excesso de peso ou passageiros e evite subir ladeiras muito íngremes ou enfrentar terrenos muito irregulares;
  • faça as revisões periódicas da moto e verifique o nível e a qualidade do óleo, do filtro de ar, da gasolina etc. no tempo indicado;
  • respeite o tempo de aquecimento do motor e não saia com a moto fria. Espere alguns minutos até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento;
  • não deixe o motor da moto ligado sem necessidade e desligue-o quando for ficar parado por muito tempo.

Quanto tempo para amaciar o motor de moto?

O tempo indicado para amaciar o motor da sua nova moto você encontra no manual de instruções que recebeu na concessionária. Neste material, você tem acesso a todas as informações sobre tempo, quilometragem, entre outros aspectos importantes.

É necessário destacar que esse é um processo que varia de acordo com cada motor. Por isso, não há uma resposta exata para quem procura qual a melhor forma de amaciar o motor da moto. Basta seguir as recomendações do fabricante, além das dicas deste conteúdo.

O que acontece se não amaciar o motor da moto?

Bate aquela vontade de acelerar fundo ao sair da concessionária, não é mesmo? Mas, afinal, o que acontece se não amaciar o motor da moto? A médio e longo prazos, podem ocorrer algumas situações como:

  • danificar as peças do motor, causando riscos, arranhões, trincas, deformações etc.;
  • diminuir a eficiência do motor, comprometendo a compressão, a potência, o torque e a velocidade;
  • aumentar o consumo de combustível, gerando mais gastos e poluição;
  • perder a garantia da moto, descumprindo as normas do fabricante;
  • colocar em risco a sua segurança e a de outras pessoas, podendo causar acidentes graves.

Sportbay: tudo sobre o universo do motociclismo

Agora que você já sabe como amaciar o motor da moto da forma certa, não deixe de visitar o blog da Sportbay para mais conteúdos que podem te ajudar a cuidar muito bem dela.

Você também pode conferir a loja da Sportbay. Lá, é possível encontrar capacetes, peças, roupas e vários outros equipamentos para a sua nova moto!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS