Com quantos km troco o óleo da moto? Entenda o assunto

Trocar o óleo do motor da sua moto é um dos fatores cruciais para o desempenho e para a vida útil dela. Contudo, a maioria das pessoas fica confusa em relação aos intervalos de troca de óleo. Afinal, muitos se perguntam: “com quantos KM troco o óleo da moto?”. É essa pergunta que vamos responder. 

Em relação ao km de moto para troca, é preciso salientar que o óleo totalmente sintético deve ser alterado entre 11.000 km a 16.000 km rodados ou uma vez por ano. Por sua vez, o óleo semissintético deve ser trocado a cada 8.000 km a 10.000 km ou uma vez por ano. Enquanto isso, o óleo de base mineral deve ser trocado duas vezes por ano ou a cada 3.000 km.

Neste artigo, você confere uma lista de diferentes tipos de motocicletas e seus intervalos de troca de óleo do motor, de acordo com as cilindradas e os km rodados. Assim, você pode tomar a decisão com mais clareza no momento de trocar o óleo do motor de sua moto.

Diferentes tipos de motocicletas e intervalos de troca de óleo

Quando pensamos nos cuidados com a moto, precisamos saber que existem diferentes tipos de motocicletas. A frequência de troca de óleo muda dependendo da motocicleta, quantos km percorreu, tipos de óleo do motor e especificações da motocicleta.

Quem pesquisa “com quantos km troco o óleo da moto” precisa compreender, primeiramente, que os óleos totalmente sintéticos e semissintéticos são óleos altamente clarificados e concentrados com fortes ligações químicas — sendo que o semi sintético é uma mistura de óleos sintéticos e minerais. 

O óleo da moto do tipo sintético tem alta tolerância ao calor, proporcionando menos atrito entre os componentes do motor. Os óleos à base de minerais, por outro lado, são menos refinados, com ligações químicas fracas, causando oxidação do óleo sob altas temperaturas do motor.

Sintéticos, semissintéticos e minerais

Visando aumentar a vida útil das motocicletas, use óleos de motor totalmente sintéticos ou semissintéticos se você praticar esporte ou viajar com a moto. Devido à natureza exigente das motocicletas com cilindradas mais altas, você deve usar produtos sintéticos no momento de trocar o óleo.

Como as pessoas tendem a andar em velocidades mais altas por um tempo prolongado ou em condições adversas, você precisa ter um óleo de motor que possa proteger sua motocicleta contra danos indesejados.

Se você busca responder à pergunta “com quantos km troco o óleo da moto?”, outra informação relevante é que os óleos de motor à base de minerais são menos resistentes. Eles tendem a perder suas propriedades químicas sob condições desafiadoras muito antes se comparados com os óleos sintéticos. 

Você pode usar óleos à base de minerais para motocicletas de cilindrada inferior. Como o óleo mineral não possui fortes ligações químicas, não é ideal para altas temperaturas do motor, sobretudo se seu estilo de pilotagem for competitivo ou mais exigente.

A importância de trocar o óleo

Perguntar-se “com quantos km troco o óleo da moto” é importante, pois a troca de óleo rotineiramente mantém a integridade da motocicleta e de seus componentes. Isso manterá seu deslocamento diário ou sua experiência em grupo sem inconvenientes indesejados.

Não trocar o óleo causa vários problemas, como desgaste no virabrequim, válvulas, embreagem e cilindros. Isso pode levar a uma aceleração lenta, a um prejuízo na performance, nas trocas de marchas bruscas e a um ruído alto do motor. Ou seja, diminui a vida útil dos componentes da moto.

A contaminação e a oxidação do óleo ocorrerão se a troca de óleo de rotina for ignorada ou atrasada por muito tempo. Desse modo, você pode consultar o manual do proprietário, realizar pesquisas e conversar com especialistas para se orientar.

Vida útil da motocicleta 

Além da quilometragem, você deve trocar o óleo quando ele perder viscosidade;  quando mudar de cor, de amarelo para vermelho escuro; quando a vibração da motocicleta aumentar significativamente durante a pilotagem; quando enfrentar dificuldades para acelerar; e quando houver ruídos na troca de marcha.

Esses são alguns dos principais sinais de que você deve ficar atento para saber se sua motocicleta precisa trocar o óleo. Ignorar esses sinais diminuirá o desempenho e a vida útil da moto.

Como verificar o nível de óleo 

Existem duas maneiras de verificar o nível de óleo da motocicleta: primeiro, inserindo a vareta no cárter; segundo, aplicável apenas em motocicletas modernas, verificando o óleo a situação do óleo por meio das luzes no painel. 

Antes de medir o nível do óleo do motor, certifique-se de que a moto está colocada rente ao chão. Mantenha a moto em marcha lenta por cerca de dois minutos, espere a moto esfriar para que o óleo seja drenado de volta para o cárter. Coloque a vareta e verifique o nível do óleo.

Artigos, equipamentos e peças com a Sportbay

Com a pergunta “com quantos km troco o óleo da moto” respondida, você pode aproveitar para navegar em nosso blog. Leia artigos sobre os mais diversos temas pertinentes ao universo do motociclismo.

Na loja da Sportbay, você pode encontrar equipamentos e peças para deixar sua moto sempre em dia com o que existe de mais moderno no mercado. Não deixe para depois a reposição de alguma peça importante. Cada detalhe conta para que sua experiência seja excelente.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS