Colete refletivo: para que serve e quando usar?

Apesar de não serem muitos, existem alguns equipamentos de segurança essenciais quando se trabalha com a sua moto. Hoje, conversaremos sobre o colete refletivo: para que serve e quais são os momentos em que o seu uso é obrigatório.

O colete não é exclusivo a motociclistas que passam muito tempo nas ruas da cidade. Ele é regularmente usado, também, por vários outros profissionais que se movimentam por vias ou trabalham em áreas com visão limitada.

Por mais que seja necessário, ainda é comum que várias empresas ou trabalhadores autônomos não usem esse tipo de EPI (Equipamento de Segurança Individual). Isso é uma negligência para a segurança do trabalhador, que acaba se encontrando ainda mais exposto.

Função do colete

Sobre o colete refletivo: para que serve, afinal? Segundo o INSS, a causa mais frequente de acidentes que levam ao afastamento do trabalho é a falta de visibilidade (ou a pouca visibilidade). O colete vem para prevenir que isso aconteça, já que é desenvolvido para evitar acidentes, tornando o usuário mais destacado e visível durante o serviço.

Esse equipamento faz parte da Norma NBR 15292, que visa aumentar a segurança do trabalhador em vias públicas. Essa norma foi pensada para evitar acidentes sem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho.

Estima-se que, ao usar um colete refletivo, alguém pode ser avistado tranquilamente a até 300 m de distância, enquanto, quando não usado, a visibilidade diminui para 65 m ou menos, dependendo das condições da visibilidade.

Quando usar?

Muitas profissões já entenderam o colete refletivo, para que serve e como podem se fazer uso desse tipo de equipamento, como os coletes de motociclistas, por exemplo. Acompanhe as condições necessárias para que a utilização do colete seja recomendada ou necessária.

  • Tráfego intenso de veículos;
  • Locais à mercê das condições climáticas;
  • Ambientes com pouca ou quase nenhuma luminosidade;
  • Qualquer atividade que possa dificultar a visibilidade;
  • Local em que haja tráfego de veículos em alta velocidade.

Colete refletivo para motociclista

Os motociclistas que trabalham com suas motos e acabam lidando com o trânsito diário se encaixam em todas as condições para a utilização do colete de motociclistas. Infelizmente, não são todos que se preocupam, correndo riscos desnecessários, ainda mais em vias urbanas com grande tráfego de carros.

É necessário, mesmo quem não trabalha para uma empresa específica e utiliza aplicativos de delivery como fonte de renda, sempre pensar na segurança em primeiro lugar, e utilizar o colete para motociclistas é um primeiro passo. 

Como muitos motoboys não têm nenhuma garantia de indenização em caso de acidente de trabalho, eles são os únicos que devem prezar seu bem-estar. Tomar todas medidas necessárias é se cuidar e prevenir acidentes para continuar trabalhando em segurança.

Além do colete, busque outros equipamentos — como luvas, botas e roupas adequadas de qualidade — para manter o seu conforto e o cuidado com os imprevistos que podem acontecer durante o trânsito.

Como deve ser o seu colete

Como é um equipamento tão importante para sua segurança, fique atento se está comprando o colete com as especificações corretas e se é, de fato, aprovado pelas normas que os padronizam. É conhecido, também, como colete sinalizador e deve, ao ser iluminado, refletir a luz de forma intensa e destacar bem quem está usando.

A fim de que você tenha certeza de que está usando um produto de qualidade, verifique se o colete está de acordo com a NBR 15292. Isso significa que ele deve ser produzido com faixas com, no mínimo, 50 mm de largura e tecido fluorescente nas cores: amarelo esverdeado, vermelho alaranjado e vermelho fluorescente. 

Na hora de garantir o seu colete sinalizador, dê uma olhada na forma como é refletida a luz, sendo de dois tipos: o colete refletivo, mais comum, e o retrorrefletivo. O funcionamento do refletivo acontece por meio da reflexão desordenada da luz no momento em que é iluminado.

No caso dos retrorrefletivos, a luz é refletida de forma linear e na direção direta e oposta à luz, fazendo com que toda a luz refletida volta exatamente ao foco inicial, tornando a visualização muito mais fácil.

Garantindo a sua segurança

Agora que você já entendeu o que é o colete refletivo, para que serve e sua importância para sua segurança, vamos pensar em outros equipamentos, de modo a evitar danos e acidentes.

A Sportbay tem uma grande quantidade de materiais especializados e com ótimo custo-benefício, seja para as pessoas que buscam começar a trabalhar com a sua motocicleta ou para quem já está no ramo há mais tempo e quer dar um upgrade na sua moto.

Dê uma olhada no nosso site e no nosso blog: há muito mais dicas de cuidado e segurança para você e sua parceira de duas rodas. Lá, você encontrará dicas de como escolher o melhor capacete para moto. Confira!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS