Cicloturismo: o que é, tipos de passeios e dicas de bike

O cicloturismo envolve passeios recreativos de bicicleta como parte fundamental e significativa da experiência. Passear de bike nos momentos de lazer traz uma sensação de independência e flexibilidade. Isso porque os ciclistas podem decidir quando e a que velocidade querem pedalar. 

Andar de bicicleta pode ser uma atividade esportiva, necessária e social. Quando a pedalada vem acompanhada da natureza, melhor ainda. Desse modo, o cicloturismo está se tornando cada vez mais popular entre diferentes grupos, como jovens adultos, idosos e até mesmo famílias com crianças.

Um esporte diverso e versátil

Quando pensamos sobre o que é cicloturismo, é preciso compreender que esse esporte é variado e pode assumir os mais diversos formatos. Desse modo, quem quer conhecer a modalidade vai encontrar desde grandes eventos em destinos turísticos até passeios que reúnem amadores no interior. 

O que é notável sobre o cicloturismo é que ele pode ocorrer praticamente em qualquer lugar onde haja um espaço disponível para andar de bicicleta. Ao contrário do esqui ou do surfe, que dependem de características geográficas específicas, as pessoas andam de bicicleta nas montanhas, estradas, cidades, trilhas e até na neve. 

Tour programada

Independentemente de ser cicloturismo para iniciantes ou não, os passeios são atividades turísticas que quase todos os lugares podem fomentar e promover. No entanto, existem alguns formatos consagrados, como os que você verá abaixo. 

A tour programada é talvez uma das formas mais populares de cicloturismo. Na tour, um grande número de ciclistas e equipes de apoio percorrem uma distância determinada. No evento, os ciclistas participantes e as cidades anfitriãs são incentivados a interagir. 

Os ciclistas apoiam a economia local quando viajam, muitas vezes batendo recordes de vendas durante os eventos. É comum que alguns ciclistas voltem tempos depois com a família ou amigos para apresentar a nova cidade. Assim, a economia e a cultura são favorecidas pelo esporte.

Evento ou festival

Outra forma popular de realizar uma cicloviagem é por meio de eventos ou festivais. Geralmente, esses eventos atraem pessoas de vários estados do país, que viajam com o objetivo de assistir a apresentações de atletas mundialmente conhecidos. 

Os festivais não são frequentados apenas por ciclistas, mas também por seus familiares e amigos. Desse modo, cria-se uma cultura em torno das bikes que contribui para a geração de empregos nas cidades, tanto em hotéis quanto em restaurantes. 

Tour de longa distância

Como o próprio nome já diz, essa modalidade implica em pedalar com equipamentos e mantimentos por longas distâncias. Seja no interior ou na costa, o grupo de ciclistas determina a quilometragem a ser percorrida. De acordo com a distância, montam uma mochila com mantimentos e reservam alojamentos pelo caminho.

Independentemente de passarem a noite em um alojamento ou em barracas, é necessário carregar consigo os equipamentos de acampamento. Entre eles, os fundamentais são: kit de primeiro-socorros, alimentos secos e bem embalados, lanternas, toalha térmica e um saco de dormir. 

Percursos curtos

Ao contrário da tour de longa distância, essa modalidade de cicloturismo é famosa por conta dos passeios mais curtos. A distância curta é excelente para quem não pode tirar semanas ou meses de folga. 

A popularidade do turismo curto cresce a cada dia porque é a forma mais viável e econômica em termos de tempo e dinheiro. É também o mais acessível às famílias, sobretudo àquelas que adotaram um estilo de vida sem carros.

MTB como cicloturismo 

Praticar o MTB como cicloturismo é para quem ama aventura. Nesse sentido, o cross country é o tipo mais popular de MTB. Os ciclistas de MTB cross country gostam de viajar de um lugar para o outro, enfrentando terrenos acidentados.

O MTB em pista única é o mesmo que o cross country. Contudo, os ciclistas gostam de seguir caminhos estreitos especialmente projetados para quem prefere praticar o MTB em pista única. Nesse caso, é preciso considerar o elevado nível de dificuldade.

Os praticantes do MTB do tipo enduro pedalam em zonas montanhosas com subidas e descidas. Nesse caso, ser capaz de fazer curvas fechadas é especialmente importante. Por isso, não é indicado aos ciclistas iniciantes começarem o cicloturismo com o MTB, sobretudo com o enduro.

Como escolher a bike?

Escolher a bicicleta para cicloturismo pode não ser uma tarefa das mais fáceis. No entanto, alguns aspectos principais podem ajudar na decisão. As marchas precisam ser excelentes, pois elas vão influenciar a performance em subidas.

Bikes que não permitem um bom ajuste das marchas implicam em passeios desagradáveis, que podem terminar em fadiga muscular. Outra característica determinante é o diâmetro da roda, de modo que as mais indicadas são as de aro 29.

A melhor bike para cicloturismo será aquela com quadro mais resistente. É o quadro que sustenta a roda dianteira e traseira. Por isso, ele precisa ser forte o suficiente para não entortar em momentos de grande pressão. 

Tudo sobre bike na Sportbay

Se você deseja saber tudo sobre o universo do ciclismo e o que ele proporciona, confira outros artigos em nosso blog. Confira dicas e as melhores práticas para você obter uma performance cada vez melhor e mais segura.

Para turbinar sua magrela ou adquirir uma novinha em folha, confira o catálogo on-line da Sportbay. Encontre modelos e peças produzidos com os mais diversos materiais, todos altamente resistentes e testados.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS