Sportbay logo

Bagageiro de bike: conheça dicas para escolher o melhor equipamento

O bagageiro de bike é um equipamento importante para transportar objetos com segurança enquanto você pedala. Mas como escolher o bagageiro ideal para a sua bicicleta?

Há diversas características a serem consideradas para adquirir um bagageiro de bike, como tamanho do acessório, compatibilidade com a bike e instalação do equipamento.

Para te ajudar a escolher o bagageiro de bike ideal, a Sportbay preparou um guia. Dessa forma, você fica por dentro dos detalhes sobre o bagageiro e pode fazer a sua compra com consciência.

O uso do bagageiro

A primeira pergunta para escolher um bagageiro de bicicleta é: qual uso vou fazer do equipamento? Assim sendo, para escolher o bagageiro ideal, é preciso saber seu objetivo e o tipo de bike.

Por exemplo, você pode utilizar o bagageiro para passeios curtos na cidade, para realizar trabalhos como entregador de delivery ou para viagens mais longas. Assim, é preciso saber se o bagageiro atende às suas necessidades.

Tipo de bike

Outro ponto importante é verificar se o bagageiro é compatível com seu tipo de bike. As bikes são classificadas em diferentes categorias e estilos, como praieira, urbana, retrô ou vintage, mountain, speed, entre outras. Muitos modelos competitivos, inclusive, não foram projetados para receber um bagageiro.

Portanto, uma excelente dica é pesquisar se há bagageiros fabricados ou autorizados pela própria marca da bike. Dessa forma, é mais fácil se certificar de que o equipamento pode ser instalado.

Além disso, é possível adquirir bagageiro de outras marcas. Nesse caso, é preciso conferir todas as especificações do produto, principalmente os encaixes e os parafusos.

Bagageiro traseiro e dianteiro

Há dois tipos de bagageiro de bike: o traseiro e o dianteiro. A maioria das bicicletas permite que você escolha se vai instalar o bagageiro perto da roda traseira ou da dianteira.

Também é possível instalar os dois tipos de bagageiro em uma bicicleta, caso precise carregar mais peso. Porém, é necessário checar se a bike comporta a carga, já que a suspensão pode ficar sobrecarregada e causar problemas à integridade do veículo.

Assento no bagageiro

Uma das formas de como usar bagageiro de bicicleta é transformá-lo em um assento para um passageiro ou em cadeirinha para criança. Dessa maneira, é instalada uma almofada ou acolchoado no equipamento.

Contudo, as bikes e bagageiros não suportam muito peso adicional. Por isso, o bagageiro de bicicleta com almofada é usado especialmente para crianças e pessoas que não ultrapassem o limite de peso estipulado pelo fabricante.

bagageiro de bike

Bagageiros com ajustes

Outro fator relevante para adquirir um bagageiro de bike é saber se o equipamento é fixo ou ajustável. O modelo fixo não permite a modificação da altura e ângulo na instalação do acessório.

Já o bagageiro ajustável pode ter a altura e o ângulo regulados — normalmente, por meio de parafusos fixadores. Dessa forma, você tem mais liberdade na hora de instalar o bagageiro e deixá-lo posicionado conforme a utilização.

Calcule o peso que carregará

A estimativa do peso que você carregará na bike é essencial para escolher o melhor bagageiro para bike. Cada equipamento possui uma capacidade diferente, e ultrapassar o limite de peso pode acarretar sérios danos.

Por isso, calcule o peso médio que você carregará no veículo. Por exemplo, um entregador pode carregar um peso considerável no bagageiro, enquanto quem costuma fazer trajetos urbanos a passeios tende a levar menos carga.

Outro detalhe a ser considerado é se você transportará alfanges no bagageiro (espécies de bolsas laterais). Assim, o peso deverá estar o mais equilibrado possível entre os lados do equipamento.

Fixação dos objetos na bike

Os modelos de bagageiro podem ter características diferentes na fabricação, sendo indicados para usos distintos. Muitos equipamentos, por exemplo, contam com a chamada “ratoeira”, uma peça do bagageiro que prende mochilas, bolsas e alforges nas laterais.

Os bagageiros também podem conter ganchos para amarrar objetos, proporcionando uma melhor fixação, e suportes para mochilas, muito úteis para quem trabalha com delivery.

Como instalar o bagageiro de bicicleta

Há diversos modos de instalar o bagageiro de bike, que pode ser acoplado em diferentes locais da bicicleta. A melhor indicação é seguir o manual do produtor ou procurar um especialista.

Vamos entender alguns dos modos de instalação mais comuns. A maioria das bicicletas possuem locais para montar o bagageiro no garfo ou no quadro — mais especificamente furos na gancheira ou no seat stay.

Normalmente, os bagageiros são instalados com roscas e travas, não necessitando de chaves. Também há um modelo de bagageiro muito popular, que é fixado no canote da bike.

Sportbay: tudo para você aproveitar em duas rodas

Gostou dessas dicas sobre bagageiro? No blog da Sportbay, você fica por dentro de conteúdos sobre o mundo do ciclismo, incluindo recomendações de produtos, guias de manutenção e tendências dos esportes em duas rodas.

Confira também a loja on-line da Sportbay, com tudo que você precisa para sua bicicleta. Inclusive, aqui, você encontra bagageiros em diferentes cores. Além disso, nosso catálogo conta com peças de bike e equipamentos para ciclistas. E você nem precisa se preocupar com a distância, pois entregamos para todo o Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ÚLTIMOS POSTS

SPORTBAY EVENTOS