Aditivo para moto: como escolher o melhor produto?

O aditivo para moto é uma substância muito útil para prolongar a vida do motor e evitar problemas comuns nas motocicletas. Quer conhecer mais sobre as vantagens do produto e como utilizá-lo?

Neste artigo, você vai saber para que serve o aditivo na moto, os tipos de produto e os cuidados na hora de usar. Dessa maneira, você poderá preservar seu veículo da melhor forma.

Qual é a função do aditivo para moto?

O aditivo para moto é um tipo de produto que deve ser administrado em conjunto com outra substância, para preservar as partes mecânicas do veículo e garantir um bom desempenho. 

Há 2 principais tipos de aditivos: para motor e para radiador. Ambos melhoram o rendimento da substância administrada em conjunto, como o combustível, e também trazem benefícios únicos. 

O aditivo para motor, por exemplo, pode ajudar a dissolver os resíduos sólidos e a lubrificar. Contudo, é importante se atentar aos tipos de aditivos, que desempenham funções diferentes.

Tipos de aditivo

Para você entender qual melhor aditivo para moto, vamos apresentar os principais tipos de produtos disponíveis. Assim, você identificará aquele que melhor atende às necessidades do seu veículo.

Aditivo detergente para motor

Esse tipo de aditivo para moto tem a função de evitar e eliminar os resíduos de carbono no motor, formados pela combustão. Dessa maneira, o produto é administrado em conjunto com o combustível, em uma dosagem determinada pelo fabricante.

A maioria dos aditivos detergentes possuem propriedades dispersantes, que quebram as substâncias indesejadas, para que estas sejam eliminadas pelo exaustor. Por isso, sempre leia com atenção a descrição do produto.

Aditivos antioxidantes e anticorrosivos

O aditivo do óleo de moto pode ter propriedades antioxidantes e anti corrosivas. Assim, o produto auxilia na prevenção da oxidação do óleo lubrificante e na eliminação de agentes corrosivos, tornando-se uma substância crucial para a preservação da peça.

Além dos aditivos antioxidantes e anticorrosivos para motor, essas propriedades podem estar presentes nos óleos lubrificantes para peças da moto. Assim, as partes mecânicas ficam mais limpas e preservadas.

aditivo para moto

Aditivo antiespumante para motor

O aditivo antiespumante também é administrado com o óleo e sua função é eliminar as espumas formadas pela agitação do óleo no motor, que podem prejudicar a sua integridade. Dessa forma, o aditivo se torna uma solução útil.

Aditivo para radiador

O aditivo radiador é muito importante para que o sistema de arrefecimento da moto funcione da melhor forma. Há diversos benefícios ao utilizar esse produto, pois ele mantém a motocicleta na temperatura ideal, ajudando a dar partida nos dias frios, melhora o rendimento do combustível e evita problemas no motor.

Esse aditivo para moto deve ser administrado em conjunto com água, na proporção indicada pela fabricante. Recomenda-se usá-lo para completar regularmente o radiador.

Aditivo para transmissão

O aditivo para transmissão, também chamado de aditivo de extrema pressão, tem a função de lubrificar a transmissão da moto. Essa parte do veículo apresenta bastante fricção de metais, o que pode causar desgastes graves.

Dessa maneira, esse produto é bastante resistente à pressão, atuando de forma eficiente nessa região com muito atrito. Por isso, o aditivo é tão importante para a preservação da transmissão.

Combustível aditivado

Encontramos o produto também nos combustíveis aditivados. Assim, as substâncias já estão misturadas nas bombas dos postos de combustível.

Vantagens dos aditivos

Agora que você já sabe para que serve o aditivo na moto, aplicado em diferentes partes do veículo, confira as principais vantagens do produto para a sua moto.

Conservação

A conservação de diversas peças do veículo é uma das principais vantagens do uso constante de aditivos. Os benefícios abrangem desde a eliminação de resíduos de carbono no motor até a prevenção da ferrugem nos metais.

Ao preservar as peças da moto e garantir um funcionamento adequado, os gastos com manutenção podem diminuir. Além disso, um veículo conservado tem maior valor de revenda.

Desempenho

Por realizar a limpeza e lubrificação de peças importantes, o aditivo para moto também influencia no seu desempenho. O sistema do veículo é interconectado e, por isso, é importante que todas as partes funcionem bem em conjunto.

Com todas as peças funcionando da melhor forma, o rendimento do combustível pode ser maior. Além disso, o veículo pode chegar ao seu potencial mais alto e garantir mais segurança.

Fácil utilização

Outra vantagem do aditivo é a sua fácil utilização. Eles são feitos para serem misturados facilmente a outras substâncias e, na maioria dos casos, não precisam de ferramentas para aplicação. Porém, você deve sempre consultar a embalagem do produto e o manual de instruções do veículo para averiguar a dosagem correta.

Sportbay: viva o motociclismo!

Gostou de saber mais sobre os aditivos para moto? No blog da Sportbay, você fica por dentro de outras dicas de manutenção de motos, além de encontrar materiais sobre recomendações de produtos, passeios em duas rodas e tendências do universo motociclístico.

Confira também a loja da Sportbay, que tem tudo que você precisa para curtir com segurança e estilo. Aqui, você encontra peças de moto, equipamentos para motociclistas e outros acessórios. Aproveite a entrega para todas as regiões do Brasil!

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
SPORTBAY EVENTOS